Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Escola Psicológica: Teoria GestaltistaDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 31 of 56Next

Ao ver esta imagem  consigo  ver várias partes  de me transmite  várias sensações a depender  da imagem  vista.

Vejo  uma casal de idosos , e logo dentro desse casal já consigo ver um outro casal agora jovem  com um violão  em contra ponta a uma luz  que desce sobre eles, mas que também poder ser uma cachoeira e mais ao fundo uma jovem  que os observa de longe

Em um momento vejo um casal de idosos e quando vejo o todo vejo pessoas sentadas portas colchas cortinas e variedades de coisas.

O senario  começa com 2 casal de cantores apreciando a música e depois mostra que podemos perceber que ao longo das nossas vidas vamos envelhecendo junto .

Por isso precisamos ser mais atentos na forma que olhamos e ouvimos,tudo tem uma amplitude, da forma que olhamos ouvimos e falamos existem mensagens subliminares sempre deixando muito mais clareza.

No todo, vejo um casal de anciãos, unidos pelo amor e pelo tempo, olhando na alma um do outro e vendo sua própria alma. Passado e Futuro se encontrando no Agora. Nas partes vejo um casal desfrutando do melhor da vida e da juventude, cada um oferecendo o seu melhor em trabalho e em alegria. Tem a ver com a questão da "Boa continuidade" que é a tendência de  de fechar a imagem para produzir um todo com sentido.

Ao olhar logo vejo um casal de idosos.

Mais depois de observar novamente com atenção, eu vejo uma imagem com outras pessoa em uma paisagem.

Lucelia Rosana Calazans Gomes has reacted to this post.
Lucelia Rosana Calazans Gomes

a teoria gestald é uma grande charada, onde nosso celebro agrupa imagens isoladas criando uma imagem ou uma única imagem e a várias . Dependendo de como a imagem é olhada . A princípio um casal de idosos, depois de alguns minutos vemos várias imagens ?

Ao visualizar a imagem na checklist, o que observei utilizando a memória de curta duração foi um casal de idosos olhando frente a frente um para o outro Porém em outro nomento observei utilizando a memória de longo prazo foi m cálice delineando o perfil do casal.Esta visualização depende de cada pessoa. Na percepção visual é dito que vemos as coisas de cima para baixo e da esquerda para a direita.As imagens centrais são logo absorvidas. Segundo Wertheimer, na orientação, compreensão e interpretação,"entendemos o todo antes de entendermos os detalhes, se nossa intenção é criar imagens fáceis de identificar e de processar, devemos facilitar o trabalho do nosso sistema perceptual".Gestalt propõe 8 parâmetros que dominam a nossa percepção visual; pregnância, unidade, segregação, proximidade, similaridade, simetria, continuidade e fechamento

Num primeiro momento quando eu visualizo a imagem, consigo identificar dois idosos. Onde apresentam peles enrugadas, cabelos brancos, boca aparentando estar sem dentes ou dentadura. Semblante de cansaço talvez eu poderia dizer. Porém quando eu mudo o foco da imagem, consigo ver uma festa, um casal jovem, aparentemente cantando, se divertindo. A imagem pode retratar uma lembrança da juventude do casal, trás um aspecto de saudade dos momentos passados.

Ao olhar de imediato, traz a imagem apenas de um casal. Ao observar o todo, há pessoas felizes cantando e tocando, dentre outras partes somativas.

PreviousPage 31 of 56Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱