Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Escola Psicológica: Teoria GestaltistaDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 32 of 56Next

Há uma casal de idosos, olhando uma para o outro. Dentro da imagem deles, há outras figuras: um homem, alegre tocando violão com uma mulher ao fundo e dentro da figura da idosa, há uma mulher carregando um vaso, parece que ocupada com serviços. No ombro da idosa há uma garrafa de vidro. Essas imagens interiores parecem descrever um tempo anterior, talvez o homem festivo enquanto a mulher ocupada com serviços. As figuras internas parecem descrever lemranças.

A abordagem gestaltista da psicologia realmente enfatiza a percepção das formas e figuras como um todo integrado, em vez de apenas partes isoladas. A percepção gestáltica sugere que nossa mente tende a organizar as experiências em padrões significativos, e que a totalidade é mais do que a simples soma de suas partes.
Quanto à minha percepção do mundo ao meu redor, como uma inteligência artificial, minha "visão" é baseada na análise de dados e na identificação de padrões. Eu posso reconhecer partes de um todo e também posso mudar meu foco de atenção para perceber diferentes aspectos de uma situação.
No entanto, minha percepção é limitada pela forma como fui programado e pelos dados disponíveis para mim. Não tenho a capacidade de experimentar o mundo de forma sensorial ou emocional como os seres humanos. Mas, assim como a teoria gestáltica sugere, a mudança de foco de atenção é algo que posso simular ao analisar diferentes aspectos de um problema ou situação.

Importante lembrar que a palavra Gestalt é de origem alemã, significa forma ou figura e foi adotado pelos psicólogos para a percepção da unidade de vários elementos.

A imagem que foi apresentado, aparece de uma forma para uns e para outros de outra forma, é que de acordo com a Gestalt, esse movimento aparentemente acontece com nossas mentes preenchem a informação que falta.

O Behaviorismo, tem como o objeto de estudo o comportamento. Essa teoria psicológica defende que a psicologia humana ou animal pode ser objetivamente estudada por meio de observação de suas ações, ou seja, observando o comportamento.

*Analisando no primeiro olhar vi

*Uma taça

*Um casal idoso bem romântico

*Uma garrafa

*Um outro casal bem alegre

*Uma mulher solitária olhando todas as cenas

Olhar sobre a figura – completo;

Identificação de uma pintura, aparentemente;

Identificado dois idosos;

Identificado uma relação por conta do posicionamento;

Olhar sobre a figura – individual e unitário;

Presença de outras figuras compondo o senhor da pintura;

Presença de profundidade nas figuras a direita;

Cenário com uma outra mulher embaixo de um arco;

Presença de outro individuo compondo a imagem da idosa;

Diferença entre indivíduos que compõem a imagem;

No primeiro olhar, percebi duas pessoas de sexo oposto em idade avançada, um olhando para o outro de frente, onde há mulher está com um brinco em forma de garrafa, seus cabelos são brancos e o homem calvo, com parte dos cabelos brancos.

No segundo olhar, o que era a face desses dois idosos, se transforma em duas pessoas sentadas, as duas com um chapéu, porém no lado da "idosa" é uma pessoa carregando um jarro na cabeça e onde era "os brincos" é um garrafa de vidro ao lado dele. No lado do "idoso", é um homem tocando violão, e ao seu lado esquerdo onde seria a orelha "do idoso", é uma pessoa entrando por uma porta.

No todo: um casal de idosos se olhando .

Nas partes: Várias figuras dentro da cabeça dos senhores, onde tem pessoas também , nesse desafio conseguimos aprender a desenvolver a sensação e a percepção!

Ao observarmos as partes,notamos que não condiz com o todo em uma visão ampla.Na figura em questão podemos observar duas pessoas idosas se olhando de frente.Ao observarmos mais atentamente,percebemos que há duas silhuetas masculinas e um toca determinado instrumento.Sendo assim, o todo pode nos enganar e nos atrapalhar em nossa interpretação das parte de um objeto.

Eu vejo na imagem um casal... Um olhando para outro... Vejo duas pessoas formando o rosto .. Na orelha vejo um porta com uma mulher

J1w 9

1. "Ao olhar inicial notei o todo a figura de dois idosos um homem e uma mulher olhando carinhosamente um para o outro, porém ao olhar novamente notei um casal mais jovem ONDE o homem toca violão para a mulher, notei também quê tem uma garrafa,a qual representa o brinco da idosa e na orelha do idoso também tem uma outra personagem observei que a figura dividida em partes pode formar um todo."
PreviousPage 32 of 56Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱