Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Escola Psicológica: Teoria GestaltistaDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 45 of 46Next

Quando olhamos para a forma geral da imagem vemos apenas o rosto de dois idosos, quando afastamos e olhamos em detalhes conseguimos ver as pessoas nas figuras fundo. Saímos do todo para o individual.

Vejo um casal e talvez em várias épocas de sua vida desde a espera até momentos de diversão românticos através da música entre eles uma tassa de uma bebida que talvez simbolize para eles momentos de alegria.

Dentro vi um casal jovem com violão no todo um casal de idosos

Sim num primeiro olhar temos uma observação da situação, sem solução, mais num segundo momento ao olharmos com calma, percebe se que há uma solução, e as vezes mais simples do que se imaginou.

A primeira vista consegue reparar um casal de idoso se olhando , em uma segunda vista e possível ver dois desenhos no rosto do idosos , que vai de encontro com o estudo que concluímos

Citação de Gabriel Santos em fevereiro 15, 2022, 12:39 pm

Olhar sobre a figura – completo;

 

Identificação de uma pintura, aparentemente;

Identificado dois idosos;

Identificado uma relação por conta do posicionamento;

 

Olhar sobre a figura – individual e unitário;

 

Presença de outras figuras compondo o senhor da pintura;

Presença de profundidade nas figuras a direita;

Cenário com uma outra mulher embaixo de um arco;

Presença de outro individuo compondo a imagem da idosa;

Diferença entre indivíduos que compõem a imagem;

Concordo,  vejo detalhes de festa, empatia e amizade

Num TODO vejo um homem idoso e uma mulher idosa.

As partes vejo um homem tocando um instrumento, uma mulher, outra mulher passando por uma porta.

Na escola Gestaltista, aprendemos a perceber o mundo ao nosso redor de uma maneira única e holística. Para mim, isso significa ver as situações não apenas como a soma de suas partes, mas como um todo integrado e significativo. Muitas vezes, me deparo com situações onde, à primeira vista, percebo uma forma ou interpreto um evento de uma maneira específica. Mas, à medida que mudo meu foco de atenção ou revisito a situação com uma nova perspectiva, percebo que há mais camadas para serem exploradas. Essa capacidade de ver diferentes ângulos de uma situação me ensina que a compreensão não é estática; ela evolui à medida que ganho maturidade e experiência. Assim, a Gestalt me ensina não apenas a reconhecer as partes individuais, mas a integrá-las em um todo coeso, proporcionando novos insights e aprendizados valiosos ao longo do caminho.

A teoria Gestalt é fascinante se baseia na ideia de que percebemos o mundo de uma forma organizada e holística. Em vez de ver elementos isolados, nosso cérebro tende a integrar informações em um todo coerente. Isso se aplica não apenas à percepção visual, mas também a como entendemos e interpretamos experiências em geral.

A relação entre figura e fundo é um dos princípios centrais da Gestalt. Basicamente, nosso cérebro distingue automaticamente um elemento (a figura) do seu entorno (o fundo). Pense em uma imagem, como Casal e Músicos de Salvador Dali, onde a figura pode ser interpretada como um casal de idosos se encarando ou dois músicos sentados. O que acho mais interessante aqui é como essa distinção não é fixa; ela pode mudar dependendo do nosso foco e da nossa atenção.

No dia a dia, essa relação de figura e fundo pode ser vista nas nossas interações e na forma como processamos informações. Por exemplo, em uma conversa, as palavras de uma pessoa são a figura, enquanto o ambiente ao redor e os sons de fundo são o fundo. Se algo disruptivo acontece, como um barulho alto, esse fundo pode momentaneamente se tornar a figura, capturando nossa atenção.

Essa capacidade de mudar o foco entre figura e fundo é muito poderosa. Ela nos permite navegar pelo mundo de maneira mais eficaz, priorizando informações que são importantes no momento e deixando outras em segundo plano. No entanto, também pode ser desafiador quando estamos sobrecarregados com estímulos, pois pode se tornar difícil manter o foco na figura relevante.

Essa noção de figura e fundo também lembra a importância do equilíbrio e da atenção plena. Em um mundo onde somos constantemente bombardeados por informações, ser capaz de discernir o que realmente importa (a figura) e o que pode ser relegado ao fundo é uma habilidade valiosa. A meditação e práticas de mindfulness, por exemplo, podem nos ajudar a treinar essa capacidade, permitindo uma percepção mais clara e uma resposta mais equilibrada às situações.

Em resumo, a teoria Gestalt e a relação entre figura e fundo são mais do que apenas conceitos psicológicos; eles são ferramentas práticas para entender e melhorar nossa interação com o mundo ao nosso redor.

No meu dia a dia eu procuro enxergar o todo e as partes, sempre que vejo algo procuro enxergar as suas partes se existem partes que diferem daquela realidade complet. Por trás de cada situação existem partes.
Ao observar a imagem primeiro enxerguei dois rostos e depois comecei a ver outras formas, em seguida olhei para imagem completa e não conseguia mais não ver as outras formas humanas presentes na figura.

PreviousPage 45 of 46Next