Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Escola Psicológica: Teoria GestaltistaDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 47 of 66Next

A gestalt vê a forma como todo   um casal representante individual mas consensual

Primeiramente, observei o todo, onde se destacou um casal de idosos, uma senhora e um senhor com idades avançadas, um observando o outro. Mas, quando observei as partes, a imagem mudou completamente. Dois mexicanos, inclusive um tocando violão, estavam sentados e aparentavam se divertir muito.

O princípio da similaridade da Gestalt examina o fato de que elementos semelhantes são percebidos como parte do mesmo grupo e têm a mesma função. Na imagem abaixo temos um grupo de elementos, mas a variação de cores faz com que eles apareçam como um grupo diferente.

A Gestalt diz que os elementos que estão visualmente conectados entre si são percebidos como mais próximos do que os elementos conectados. Isto significa que duas figuras idênticas num arranjo podem ser vistas isoladamente, em oposição às suas figuras distorcidas ligadas por uma linha.

A ideia de transformação dialetica sugere que nossa percepção está em constante mudança. À medida que interagimos com o mundo, nossa compreensão evolui. Cada nova percepção influencia e modifica o todo. O processo é dinâmico e contínuo. Em resumo, o conceito de “todo” de Perls nos lembra que nossa experiência é holística, e a compreensão do mundo vai além da análise fragmentada

.

1) De que forma você percebe o mundo que lhe rodeia? Consegue ver as partes de um todo? Já entrou em contato com uma situação em que vê uma forma em um primeiro momento e, logo após, consegue ver outra, quando muda seu foco de atenção?

Resposta: Eu percebo o mundo à minha volta de forma relativamente linear e fragmentada, destacando partes e características individuais. No entanto, ao mesmo tempo, estou ciente da existência de um todo mais amplo que transcende as partes isoladas.

Quando eu olho para um objeto ou uma cena, minha atenção se concentra em suas características mais visíveis, como forma, cor, textura e tamanho. Contudo, se eu mudar meu foco de atenção ou me aproximar do objeto, posso começar a perceber detalhes adicionais ou perspectivas que alteram minha compreensão do todo.

Por exemplo, se eu estiver olhando para uma paisagem montanhosa, posso inicialmente ver apenas a montanha como um todo, com suas linhas de altitude e sua forma geral. Mas se eu me aproximar da base da montanha ou me concentrar em um determinado ponto, posso começar a perceber a textura da rocha, as árvores que crescem no local ou as marcas de erosão que a água fez na superfície.

Essa capacidade de mudar meu foco de atenção e perceber o mesmo objeto ou cena de forma diferente é um exemplo da dialética gestáltica, que Perls descreveu. É como se eu fosse reinterpretando o todo à medida que mudava meu ponto de vista e minha atenção.

2) Faça um checklist dos dois momentos e avalie como foi o seu desempenho. Relacione a sua experiência com os conceitos básicos da Gestalt: o todo e as partes.

Resposta: Em resumo, embora eu possa perceber o mundo em partes isoladas, estou ciente da existência de um todo mais amplo que é formado pela interação dessas partes. E essa percepção do todo é dinâmica e se transforma à medida que mudam meus padrões de atenção e percepção.

Na minha primeira olhada, vi um casal de idade bem avançada, com suas marcas de expressão no rosto...logo após, ao olhar novamente, percebi um homem com chapelão tocando violão e uma mulher com cesto

Na segunda vez, tive uma imagem mais detalhada

No primeiro momento vi um casal de idosos que aparentam alegria ao olhar um para o outro. Depois pude perceber as partes em um segundo momento.

Primeiro vejo o casal de idosos (olhando sem foco)

Só depois então é que vejo os detalhes (olhando em cada parte, uma de cada vez)

A ilustração mostra uma imagem que pode ser interpretada de duas formas: pode-se ver o rosto de um homem idoso ou uma figura de uma mulher idosa. Este é um exemplo clássico de ilusão de ótica que explora a percepção visual e a Gestalt, que é uma teoria da mente e do cérebro que propõe que os seres humanos percebem objetos inteiros ao invés de apenas uma série de partes.

PreviousPage 47 of 66Next