Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Escola Psicológica: Teoria GestaltistaDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 5 of 47Next

A sensação das partes, ajuda a compreender o todo.

Imagem de várias partes

No primeiro olhar vejo um casal de idosos olhando um para o outro, já no segundo olhar vejo de um lado uma mulher olhando para a outra imagem de um homem tocando um instrumento e mais alguma coisa compondo o cenário

São duas percepções diferente dentro de um mesmo desenho, são partes que se forma um todo

SIm
Faz parte da percepção humana atentar para o que é conhecido, mesmo que o todo fuja do compreensível

Vendo a imagem, vejo dois idosos um olhando para o outro, porém quando você faz uma analise mais detalhada percebemos um novo contexto daquela imagem, sendo que a idosa do lado esquerdo apresenta um senhor de braços erguidos abrindo uma cortina que são os cabelos da idosa, enquanto no rosto do idoso é possível ver um homem tocando um violão um instrumento de corda com uma mulher ao fundo observando.

A imagem demostra um exemplo de determinada situação que confundem através de efeitos visuais. Segundo a Escola Gestaltista os seus preceitos de todo e das partes, o mundo que rodeia todos nós é relativo, pois as formas que as coisas são vistas dependem do ponto de vista de cada individuo.

Ao observar forma e figura, podemos afirmar que existem mais coisas envolvidas no contesto, do que podemos imaginar com um simples olhar despretensioso !

Ao observar e analisar a imagem percebi que há dois momentos belos na vida humana: a) o começo de um relacionamento numa juventude cheia de vigor e b) a permanência do casal mesmo na velhice. Isso evidencia também o amor eterno de um casal. As partes dizem respeito a períodos específicos da vida, já o todo de refere a vida em si compartilhada num relacionamento conjugal.

Ao olhar a imagem primeiramente vejo um casal já com certa bagagem de vida, as outras imagens que vão surgindo como a moça apreciando o rapaz tocando violão, uma garrafa de bebida  próxima a moça e uma taça  ao centro que sugere festejo, uma moça sonhadora na soleira de uma porta. Estas imagens me leva a pensar que o casal durante sua jornada de vida juntos aproveitaram muito bem momentos simples mas de grande alegria.

Como no fundamento Gestaltista baseada na ideia da compreensão da totalidade para que haja a percepção das partes.

No primeiro momento podemos tender a simplificar e enxergar
de forma objetiva, sem olhar para um todo

Percebo o mundo que me rodeia primeiramente em partes e depois num todo.

PreviousPage 5 of 47Next