Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Escola Psicológica: Teoria GestaltistaDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 6 of 47Next

A teoria da escola Gestaltista é a percepção e a sensação, em uma visão holistica, a verdade; na verdade o individuo nunca ver a verdade do outro, e sim a sua próprio verdade....

TRAÇOS DE UM EXPERIENCIA DE VIDA JUNTAS POR UM LONGO PERÍODO DE EXISTENCIA EM VIDA.

Em a PARTE observei simetrias nas particularidades do núcleo da imagem onde atentamente percebe-se o encontro de Eus de um senhor e uma senhora olhando fitamente um ao outro e no TODO várias gravuras apresentam tbm formado únicos que preenchem com sua colaboração para a formação do TODO.

Já vi algo que à primeira vista parecia algo e depois de mais uma observação atenta percebi outra forma no que estava vendo. É algo muito interessante.

A escola estuda a imagem e eu vejo duas pessoas que parece ser feliz e no mesmo tempo eu vejo um sofrimento desgaste emocional

Na primeira vista vir 1 casal de senhor,depois vir 1 casal de jovem.

a imagem agente obsevam muito legal depois vir a imagem geral.

Citação de IEVI em dezembro 16, 2021, 2:34 pm

A escola Gestaltista trabalha essencialmente a forma e a figura e, neste sentido, desenvolve sua teoria, valorando a percepção e a sensação que, no ponto de vista gestáltico, são os meios de observar o TODO e as PARTES.

Perls cria o conceito de TODO, afirmando que este todo é muito mais do que a soma das partes. A percepção das partes é que forma este todo e acaba dialeticamente se transformando a cada percepção.

De que forma você percebe o mundo que lhe rodeia? Consegue ver as partes de um todo? Já entrou em contato com uma situação em que vê uma forma em um primeiro momento e, logo após, consegue ver outra, quando muda seu foco de atenção?

As opiniões sobre determinado fato ou situação variam de pessoa para pessoa, visto que cada qual enxerga o mesmo ocorrido por perspectivas diferentes, com base nas suas experiências pessoais, conhecimentos, padrão de pensamentos e viés emocional predominante. Costumeiramente, crianças não enxergam o outro, mas apenas a si mesmas: seus desejos e anseios, “o que eu quero para agora”? E adultos ainda infantis emocionalmente, que não desenvolveram Inteligência Emocional, agem e percebem segundo a emoção inconsciente que determinado estímulo ocasionou.

* * *

A princípio, olhando a imagem rapidamente, devido o contraste de cores escuras e claras, percebi um casal de idosos se entreolhando. Em um olhar mais atento, visualizei dois homens vestidos conforme a cultura mexicana: enquanto um tocava instrumento de corda, o outro o escutava. Indo um pouco mais a direita, no que seria o cabelo do senhor, há uma moça na entrada de uma casa, e um pouco abaixo, uma calçada de tijolos antiga. As ondulações no cabelo da senhora me lembram os relevos de um tecido.

Acompanhando a curvatura das cabeças do casal, percebe-se arcos de tijolos. Na orelha da mulher há pendurado um brinco em formato de garrafa de vidro. No espaçamento que há entre os personagens principais, há uma taça dourada, e mais acima, na extremidade superior, parece haver a parte inferior de estrelas.

Acredito que cada pessoa vê aquilo conforme está se sentindo na hora.

Originando-se no trabalho de Max Wertheimer, o princípio orientador por trás da Gestalt é de que o todo é maior do que a soma das suas partes. Ou seja, considera-se que um conjunto de informações é mais relevante do que um trecho.

A crença de que o todo é maior do que a soma de suas partes levou esses teóricos à descoberta de vários outros fenômenos da percepção. E o princípio de Gestalt ajudou a criar a ideia de que a percepção humana não é só ver o que está contido no mundo ao nosso redor. É também ser influenciado por uma série de motivações e de expectativas.

O processo mais interessante da Gestalt é o olhar individual que compõe  todo, a percepção dos detalhes, sua abordagem holística, permite uma melhor compreensão dos episódios que influenciam a formação dos indivíduos e possibilita o acolhimento necessário para se desenvolver o processo terapêutico.

PreviousPage 6 of 47Next