Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Escola Psicológica: Teoria GestaltistaDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 52 of 52

Um todo com detalhes e muitos ocultos firmados pela interação das figuras. Construções, religião, trabalho diversão.

 

Ao refletir sobre essa imagem, consigo perceber como a teoria Gestalt ajuda a entender a maneira como organizamos e interpretamos informações visuais, ressaltando a importância do contexto e da forma na nossa percepção do mundo ao nosso redor.

primeiramente vejo um casal contente, em um novo olhar vejo outra imagem similar , porém não igual .

Com base na experiência perceptiva que tive com a imagem e a teoria da Gestalt sobre o todo e as partes, percebo que o mundo ao meu redor funciona de maneira semelhante. Muitas vezes, começo observando pequenos detalhes ou elementos isolados de uma situação, sem perceber o contexto maior. Porém, ao mudar meu foco e olhar para o todo, consigo ver um significado mais amplo, que vai além da soma das partes que inicialmente identifiquei.

No caso da imagem, ao focar nas partes, vi um homem, uma mulher, um castiçal, entre outros elementos. Mas, ao me afastar e olhar a figura como um todo, percebi o casal de idosos se olhando, um novo significado emergiu, que não era evidente na observação inicial dos detalhes.

Essa experiência me faz refletir sobre o quanto nossa percepção pode mudar dependendo de como direcionamos nossa atenção. Assim como na vida, muitas vezes precisamos ajustar nosso foco, ora nas partes, ora no todo, para entender de forma mais completa as situações que nos rodeiam. É um movimento contínuo entre perceber o que está próximo e observar o panorama maior, permitindo-nos uma compreensão mais rica e transformadora de cada experiência.

Na figura,vejo um casal de idosos,vejo uma pessoa com Instrumento musical..vejo alegria..pessoas assistindo...

Na figura,observo um casal de idosos,vejo uma pessoa com instrumento musical,observo alegria,pessoas assistindo...

OLHANDO DUAS IMAGENS DIFERENTES VAMOS RESALTAR EM PERCEPÇÕES DIFERENTES. ESSE FENOMENO É IGUALMENTE CONSIDERADO COMO TODO E PARTE/FIGURA E FUNDO.

PreviousPage 52 of 52

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱