Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Escola Psicológica: Teoria GestaltistaDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 53 of 56Next

Quando olhei primeiro vi um cálice no meio de casal de anciões  em segundo plano vi três pessoas  numa taberna , onde havia um tocando música e outro cantando e mais ao fundo uma mulher em um canto do rosto do homem,   na minha percepção  depende da forma que olhamos e de como estamos nos sentindo,  assim a cada sentimento identificamos formas diferenciadas primeiro o todo de tudo e em seguida, o individual de cada imagem.Quando se observa de forma simples o todo  torna -se  simples e mais claro.

Vejo um todo com detalhes em casa campo.

Eu percebo o mundo a minha volta as vezes em partes e outras como um todo. Isso comprova em certa parte a teoria da Grstakt

Eu percebo o mundo a minha volta as vezes em partes e em outras como um todo assim como teoriza a teoria da Gestalt.

E já aconteceu sim de eu num primeiro momento em determinada situação ver só as partes e depois ao analisar a mesma situação a vi mais em ângulo amplo e como um todo.  Interessante a Gestalt.

No primeiro momento, vi um casal se olhando, olhares fixos e pensativos.

No segundo momento,  vi pessoas com alegria e música e de fundo uma moça apreciando a música.

Ao olhar a primeira vez eu vi um casal de idosos se olhando um de frente para o outro, e ao olhar pela segunda vez eu vi um casal mais jovem um ao lado do outro e o homem está tocando uma viola, estão na frente de uma casa ou estão na varanda e tem uma moça em frente a porta.

Foi Max Wertheimer que desenvolveu a teoria Gestaltica, uma visão holística onde se compreende que o todo é diferente da soma de suas partes. Entende-se que é a partir da análise global e não á partir da anpalise isolada de cada uma das partes que compõem o objeto de estudo.  Tendo em vista a compreenssão holistica deve-se analisar o comportamento geral do indivíduo e não buscar explicações e ou causas isoladas. Por isso, quando se pretende chegar a compreenssão de algo, é necessario focar e considerar sua totalidade , ao inves das partes isoladamente.

A Teoria da Gestalt foi de grande comtribuição no processo de aprendizagem e cognição, pois através da experiência de Koller com zimpanzes na África que desenvolveu a compreenssão da apresndizagem por insight. Um processo que acontece internamente, não sendo possível que outra pessoa observe, é quando alguém se põe a pensar sobre a resolução de um problema e em seguida  chega a solução.

As partes mostram três pessoas em um ambiente no qual cada um exerce uma função.

No todo percebo dois idoso, um de frente pro outro.

Em um primeiro momento vi um casal de idosos se olhando. Em um segundo momento, um homem tocando viola e cantando para uma mulher

PreviousPage 53 of 56Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱