Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Escola Psicológica: Teoria GestaltistaDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 63 of 65Next

Primeiro momento vejo um casal de idosos se olhando, provavelmente estão juntos por uma vida, e ao olhar novamente vejo um casal mais jovens, ele com um violao ou algo do tipo nas maos e ela segurando algo na cabeça, provavelmente são as mesmas pessoas em circunstancias diferentes do tempo.

Inicialmente vi um casal de idosos e depois vi varias outras imagens.

Primeiro momento vir o casal idoso (o todo). E no segundo momento um casal mais jovem tocando com uma moça observando na porta

A Teoria Gestaltista enfatiza que a percepção do todo é mais do que a soma de suas partes, e que nossa interpretação muda conforme o foco de atenção.

Checklist da percepção

1. Primeira observação: Identifique elementos individuais da imagem (formas, cores, padrões).
  2. Segunda observação: Analise como esses elementos se organizam para formar um todo.
  3. Comparação: Note se sua percepção inicial mudou ao observar o conjunto.

Relação com a Gestalt

A experiência demonstra os princípios gestálticos, como figura-fundo, proximidade e semelhança, mostrando como nossa mente estrutura a realidade.

A parte interessante na percepção nos comentários dos meus colegas de curso que a grande maioria relata ver um casal em primeira pra depois ver o todo da imagem.

Isso mostra que a imagem gestalt se padroniza di acordo com as características do sujeito que esta à abservala.

É da natureza humana o entendimento de uma situação por meio da percepção da situação antes mesmo de se tomar conta dos fatos, ou partes, de um contexto para aí sim ter uma interpretação mas fidedigna e mais próximo da realidade do que a situação se mostra, ou seja uma interpretação do todo. Neste contexto explica-se e se materializa a Teoria Getalstica, um caminho que mesmo tendo sido deixado oficialmente pela psicologia ou pela psicanalise, na prática é palpável. Não há como deixar de lado o contexto do todo e suas partes que trazem a razão para uma interpretação moldada e formatada por um eu que é constituído pela realidade de seu ser.

Ao olhar em primeiro plano(todo), vejo um casal de idosos, mais ao olhar com mais atenção encontro um cenário com outras pessoas e objetos(partes).

Em um primeiro momento minha percepção foi de um casal de idosos se olhando e ela usa brinco. Em um segundo momento percebemos uma paisagem em que o brinco se torna a garrafa da mulher que esta sentada ao lado, tem um homem tocando um instrumento e uma mulher ao fundo.

A minha primeira olhada eu percebi um casal de idosos, e em seguida observei que era uma paisagem barroca, onde em cada idoso existe outra pessoa, e até a orelha dele é uma mulher em sua entrada da casa. Achei fantástico!

A Teoria da Gestalt, no contexto da psicologia, afirma que a percepção do "todo" é diferente da soma das partes. O "todo" não é simplesmente a reunião das partes, mas sim uma forma organizada, um padrão que se estrutura e que é percebido de forma integral.

PreviousPage 63 of 65Next