Desafio
Citação de Tatiana Borges Rego Da Silva em junho 9, 2026, 7:58 pmNo primeiro momento vi um senhor e uma senhora, face a face olhando profundamente nos olhos, uma taça ao fundo.Já no segundo distante vejo uma imagem totalmente diferente ,um homem sentado tocando uma viola no fundo dele.em uma porta com uma mulher parada olhando a cena,do outro lado uma mulher sentada me parece que eles estão sentados no chão, ela veste uma saia longa .O conceitos básicos da Gestalt é meramente impressionante .
No primeiro momento vi um senhor e uma senhora, face a face olhando profundamente nos olhos, uma taça ao fundo.Já no segundo distante vejo uma imagem totalmente diferente ,um homem sentado tocando uma viola no fundo dele.em uma porta com uma mulher parada olhando a cena,do outro lado uma mulher sentada me parece que eles estão sentados no chão, ela veste uma saia longa .O conceitos básicos da Gestalt é meramente impressionante .
Citação de LEANDRA MÁRCIA DE CARVALHO em junho 10, 2026, 3:53 pmAo observar a imagem, primeiro percebi a figura maior formada pelo conjunto dos elementos. Somente depois comecei a identificar os detalhes, como os rostos, as pessoas sentadas, a orelha e o vaso. Essa experiência mostra um princípio importante da Gestalt: nossa mente tende a perceber primeiro o todo e, em seguida, as partes que o compõem. Assim, compreendi que a percepção não acontece de forma fragmentada, mas organizada em um conjunto com significado.
Ao observar a imagem, primeiro percebi a figura maior formada pelo conjunto dos elementos. Somente depois comecei a identificar os detalhes, como os rostos, as pessoas sentadas, a orelha e o vaso. Essa experiência mostra um princípio importante da Gestalt: nossa mente tende a perceber primeiro o todo e, em seguida, as partes que o compõem. Assim, compreendi que a percepção não acontece de forma fragmentada, mas organizada em um conjunto com significado.
Citação de Raphael Santana em julho 1, 2026, 6:43 pmFigura 1. As Leis da Organização da Gestalt favorecem a compreensão dos processos básicos
de percepção à luz da teoria da Gestalt. (a) Fechamento; (b) proximidade; (c) semelhança);
(d) simplicidade. Vi na imagem no centro um vaso, aos os lados duas pessoas idosas, no lado esquerdo um homem e uma garrafa, no outro um homem de violão e uma mulher na porto. assim vemos como nosso cérebro concegue exercer todas as modalidades da Gestalt.
Figura 1. As Leis da Organização da Gestalt favorecem a compreensão dos processos básicos
de percepção à luz da teoria da Gestalt. (a) Fechamento; (b) proximidade; (c) semelhança);
(d) simplicidade. Vi na imagem no centro um vaso, aos os lados duas pessoas idosas, no lado esquerdo um homem e uma garrafa, no outro um homem de violão e uma mulher na porto. assim vemos como nosso cérebro concegue exercer todas as modalidades da Gestalt.
Citação de Diego Melo em julho 8, 2026, 5:20 pmEm um primeiro olhar, analisando somente o todo, é possível ver um casal de idosos. Essa imagem, no entanto, é constituída por várias partes: um casal jovem sentado tocando viola, uma figura humana entrando pela porta ao fundo, uma figura semelhante a um jarro iluminado no centro da imagem. A percepção do todo ou de cada uma das partes isoladamente impacta diretamente na compreensão e da leitura da realidade.
Em um primeiro olhar, analisando somente o todo, é possível ver um casal de idosos. Essa imagem, no entanto, é constituída por várias partes: um casal jovem sentado tocando viola, uma figura humana entrando pela porta ao fundo, uma figura semelhante a um jarro iluminado no centro da imagem. A percepção do todo ou de cada uma das partes isoladamente impacta diretamente na compreensão e da leitura da realidade.
Citação de Lena em julho 14, 2026, 5:48 pmO conceito de o "todo e as partes" na Gestalt explica que nosso cérebro organiza os elementos visuais em uma unidade completa antes de distinguir seus componentes individuais. De imediato visualizamos um casal idoso e posteriormente as partes.
O conceito de o "todo e as partes" na Gestalt explica que nosso cérebro organiza os elementos visuais em uma unidade completa antes de distinguir seus componentes individuais. De imediato visualizamos um casal idoso e posteriormente as partes.
Citação de Joao Jose Klein em julho 15, 2026, 8:25 pmPenso que devemos atentar para o todo, o macro, como causador de uma impressão inicial, mas devemos observar que as partes (micro), cada uma delas também tem outras subdivisões e detalhes que as compõem, infinitamente, porém, na Gestalt elas são entendidas como elementos dependentes cuja função, aparência e peso são determinados exclusivamente pela estrutura global (o todo) em que estão inseridas.
Penso que devemos atentar para o todo, o macro, como causador de uma impressão inicial, mas devemos observar que as partes (micro), cada uma delas também tem outras subdivisões e detalhes que as compõem, infinitamente, porém, na Gestalt elas são entendidas como elementos dependentes cuja função, aparência e peso são determinados exclusivamente pela estrutura global (o todo) em que estão inseridas.
Citação de Kleber Dias De Lucena em julho 15, 2026, 8:48 pmGestalt nos convida a olhar para o mundo de uma maneira que vai além da simples fragmentação. Quando Fritz Perls e os fundadores dessa escola falam que o todo é muito mais do que a soma das partes, eles estão dizendo que a nossa experiência não é um quebra-cabeça mecânico onde juntamos pedaços isolados até formar algo. A percepção humana funciona de forma ativa, ela organiza, dá sentido e cria forma. É por isso que a sensação e a percepção são tão centrais na Gestalt: são elas que permitem que eu saia do caos de estímulos e encontre uma figura que se destaca sobre um fundo.No meu dia a dia percebo isso o tempo todo. Às vezes entro em uma situação e vejo primeiro a tensão, o conflito, a parte que grita mais alto. Mas quando mudo meu foco de atenção, quando respiro e amplio o olhar, aquela mesma cena se transforma e eu passo a ver também o cuidado, a história, a necessidade que estava por trás. É como as imagens ambíguas que a Gestalt tanto usa: num instante é um vaso, no instante seguinte são dois rostos. O objeto não mudou, o que mudou foi a forma como eu me relacionei com ele.Essa ideia de que o todo se transforma a cada nova percepção das partes me faz pensar que não existem realidades fixas, existem modos de olhar. E quando eu consigo perceber as partes sem perder o todo, eu saio da rigidez. Passo a entender que uma crítica pode conter um pedido de proximidade, que um silêncio pode ser tanto afastamento quanto respeito, que um erro pode ser parte de um processo de aprendizagem maior.Viver na perspectiva gestáltica é treinar essa elasticidade do olhar. É não se contentar com a primeira figura que aparece, mas ter coragem de deixar o fundo mudar, de permitir que novas formas surjam. Porque no fim, o mundo que me rodeia não é só o que está lá fora. É também aquilo que eu, com minha percepção, escolho destacar a cada momento.
Gestalt nos convida a olhar para o mundo de uma maneira que vai além da simples fragmentação. Quando Fritz Perls e os fundadores dessa escola falam que o todo é muito mais do que a soma das partes, eles estão dizendo que a nossa experiência não é um quebra-cabeça mecânico onde juntamos pedaços isolados até formar algo. A percepção humana funciona de forma ativa, ela organiza, dá sentido e cria forma. É por isso que a sensação e a percepção são tão centrais na Gestalt: são elas que permitem que eu saia do caos de estímulos e encontre uma figura que se destaca sobre um fundo.No meu dia a dia percebo isso o tempo todo. Às vezes entro em uma situação e vejo primeiro a tensão, o conflito, a parte que grita mais alto. Mas quando mudo meu foco de atenção, quando respiro e amplio o olhar, aquela mesma cena se transforma e eu passo a ver também o cuidado, a história, a necessidade que estava por trás. É como as imagens ambíguas que a Gestalt tanto usa: num instante é um vaso, no instante seguinte são dois rostos. O objeto não mudou, o que mudou foi a forma como eu me relacionei com ele.Essa ideia de que o todo se transforma a cada nova percepção das partes me faz pensar que não existem realidades fixas, existem modos de olhar. E quando eu consigo perceber as partes sem perder o todo, eu saio da rigidez. Passo a entender que uma crítica pode conter um pedido de proximidade, que um silêncio pode ser tanto afastamento quanto respeito, que um erro pode ser parte de um processo de aprendizagem maior.Viver na perspectiva gestáltica é treinar essa elasticidade do olhar. É não se contentar com a primeira figura que aparece, mas ter coragem de deixar o fundo mudar, de permitir que novas formas surjam. Porque no fim, o mundo que me rodeia não é só o que está lá fora. É também aquilo que eu, com minha percepção, escolho destacar a cada momento.
Citação de anebinderg em julho 16, 2026, 3:48 amAo ver as partes isoladamente: vejo um casal, ambos jovens, sentados, provavelmente ele tocando e cantando e ela o apreciando. Ela segura um tipo de turbante em sua cabeça, sentada sob um arco e uma cortina esvoaçante branca, ao seu lado há uma garrafa e aparentemente há uma figura de um homem dentro dela. O homem que toca e canta está sentado também sob um arco, e atrás de si há uma mulher escorada em uma porta, também em arco. Entre os dois há uma taça, ou castiçal dourada e grande.
Ao ver o todo: vejo um casal de idosos, posicionados um frente ao outro, se olhando, envolvidos com um manto, provavelmente lembrando de um passado e uma vida vivida juntos.
A gravura nos exemplifica "gestalten" dentro de uma gestalt.
Ao ver as partes isoladamente: vejo um casal, ambos jovens, sentados, provavelmente ele tocando e cantando e ela o apreciando. Ela segura um tipo de turbante em sua cabeça, sentada sob um arco e uma cortina esvoaçante branca, ao seu lado há uma garrafa e aparentemente há uma figura de um homem dentro dela. O homem que toca e canta está sentado também sob um arco, e atrás de si há uma mulher escorada em uma porta, também em arco. Entre os dois há uma taça, ou castiçal dourada e grande.
Ao ver o todo: vejo um casal de idosos, posicionados um frente ao outro, se olhando, envolvidos com um manto, provavelmente lembrando de um passado e uma vida vivida juntos.
A gravura nos exemplifica "gestalten" dentro de uma gestalt.
Citação de Raphael Santana em julho 16, 2026, 11:42 amA teoria da Gestalt foi desenvolvida no início do século XX por Max
Wertheimer, Kurt Koffka e Wolfgang Köhler a partir de ideias que se contra-
punham à psicologia tradicional da época, principalmente à psicanálise e
ao behaviorismo. A escola da Gestalt apresenta importantes contribuições
para o entendimento do ser humano e de sua subjetividade, sustentando
influência de suas leis para a ciência humana. temos exemplos
- Fechamento: Tendemos a perceber uma figura completa, mesmo quando partes dela estão faltando.
- Proximidade: Elementos que estão próximos uns dos outros são percebidos como pertencentes ao mesmo grupo.
- Semelhança: Elementos com características semelhantes (como cor, forma, tamanho ou textura) são percebidos como parte do mesmo conjunto.
- Simplicidade (ou Pregnância): Nossa percepção tende a organizar os elementos da forma mais simples, estável e harmoniosa possível.
Assim o psicanalista usando a escola da Gestalt nos da o recurso de ver cada situação do paciente como um todo ate a pregnancia.
A teoria da Gestalt foi desenvolvida no início do século XX por Max
Wertheimer, Kurt Koffka e Wolfgang Köhler a partir de ideias que se contra-
punham à psicologia tradicional da época, principalmente à psicanálise e
ao behaviorismo. A escola da Gestalt apresenta importantes contribuições
para o entendimento do ser humano e de sua subjetividade, sustentando
influência de suas leis para a ciência humana. temos exemplos
- Fechamento: Tendemos a perceber uma figura completa, mesmo quando partes dela estão faltando.
- Proximidade: Elementos que estão próximos uns dos outros são percebidos como pertencentes ao mesmo grupo.
- Semelhança: Elementos com características semelhantes (como cor, forma, tamanho ou textura) são percebidos como parte do mesmo conjunto.
- Simplicidade (ou Pregnância): Nossa percepção tende a organizar os elementos da forma mais simples, estável e harmoniosa possível.
Assim o psicanalista usando a escola da Gestalt nos da o recurso de ver cada situação do paciente como um todo ate a pregnancia.