Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

Page 1 of 38Next

O cognitivismo enfatiza que a cognição é o ato de conhecer. A forma como o ser humano reconhece o mundo é o que faz a diferença na sua trajetória de desenvolvimento. Estuda os processos mentais, isto é, como conhecemos.

Ocupa-se da atribuição de significados, da compreensão, transformação, armazenamento e uso da informação, assim como da percepção, resolução de problemas e tomada de decisões.

Neste sentido, como Piaget e Vygotsky percebem a cognição que contribui fortemente para o desenvolvimento do sujeito?

Luis Fernando Barbosa Cunha, Victor Daniel Rios Ortiz and 10 other users have reacted to this post.
Luis Fernando Barbosa CunhaVictor Daniel Rios OrtizFerraz MacielAndréa ElAlan WehnerBrabrumFrancisco GomesFlavia regina leme piresElnatan Dos Santos SerafinMarcia Jakeline Lopes da SilvaFERNANDO ANTONIO GALINDO FELIXDOUGLAS TIAGO

O construtivismo tem como base a cognição e a influencia direta do social, o individuo possui capacidade biológica e de desenvolvimento para aprender, mais é na interação com o meio, capacidade criativa e de interpretação, faz deste sujeito único e agente de seu próprio processo de construção cognitiva.

Luciane Ayrosa de oliveira Silva de Souza, Eduardo Morais de Oliveira and 9 other users have reacted to this post.
Luciane Ayrosa de oliveira Silva de SouzaEduardo Morais de OliveiraJocifran Lacerda Cirilo de SouzaLuis Fernando Barbosa CunhaEdileuzaCecilia de Fatima Almeida Miranda Tudela CarneiroPatricia da SilvaANA PAULA FERREIRA DA SILVAFrancisco GomesFERNANDO ANTONIO GALINDO FELIXCarla de Oliveira Cidade

O homem, naturalmente é concebido para viver em sociedade, portanto, isso corrobora com a teoria construtivista em que, a criança desenvolve-se cognitivamente de forma mais precisa através da interação com seus pares. Esse desenvolvimento acontece quando ela tem acesso a informações em forma da fala e também de ações de agentes mais desenvolvidos, que se tornam como "modelo" para o seu processo cognitivo.

Eduardo Morais de Oliveira, Edileuza and 4 other users have reacted to this post.
Eduardo Morais de OliveiraEdileuzaCecilia de Fatima Almeida Miranda Tudela CarneiroFrancisco GomesReneCarla de Oliveira Cidade

Quanto a contribuição de Piaget acerca do desenvolvimento do sujeito, o mesmo acredita que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento, tendo assim pouco impacto sobre ele. Contudo, Vygotsky, ao contrário, entende que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se complementam acerca do desenvolvimento do individuo, são recíprocos, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.

Edileuza, Cecilia de Fatima Almeida Miranda Tudela Carneiro and 5 other users have reacted to this post.
EdileuzaCecilia de Fatima Almeida Miranda Tudela CarneiroBrabrumANA PAULA FERREIRA DA SILVAFrancisco GomesHans Luis de PaivaFERNANDO ANTONIO GALINDO FELIX

O construtivismo rem como base a cognição que influência o social, e o homem foi criado para viver em sociedade, e isso contribui com a teoria construtiva.

Edileuza has reacted to this post.
Edileuza

O desenvolvimento cognitivo objeto de estudo de inúmeros pesquisadores entre eles destacam-se Piaget e Vygotsky, é sobre como se dá a capacidade de se adquirir conhecimento e aprendizagem especialmente  na idade infantil. Para Piaget essa aquisição se dá mediante o desenvolvimento e a maturidade do ser, já Vygotsky aponta o meio e o relacionamento com pares no mesmo ou em níveis mais elevados de maturidade como relevante força influenciadora no processo.

Para Piaget o conhecimento está baseado nós estágios de conhecimento.

Em cada estágio de desenvolvimento a criança está apta a adquirir novos e mais complexos conhecimentos. De acordo com Vygotsky o desenvolvimento cognitivo está ligado aos aspectos sociais e as interações com outras pessoas.

 

A teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget dividiu em quatro os estágios do desenvolvimento cognitivo, são eles:

- Sensório-motor (do nascimento aos 2 anos): Desenvolvimento de permanência do objeto, desenvolvimento de habilidades motoras, pouca ou nenhuma capacidade para representação simbólica.

- Pré-operatório (dos 2 aos 7 anos): Desenvolvimento da linguagem e de pensamento simbólico, pensamento egocêntrico.

- Operatório concreto (dos 7 aos 12 anos): Desenvolvimento da noção de conservação e da reversibilidade.

- Operatório formal (dos 12 anos até a vida adulta): Desenvolvimento do pensamento lógico e abstrato.

Um outro psicólogo do desenvolvimento russo afirmou que a cultura em que somos criado afeta o nosso desenvolvimento cognitivo de forma significativa. Essa prontidão para aprendizagem ele chamou de ZPD ou Zona de desenvolvimento proximal, que é o nível em que a criança já pode, não completamente, compreender ou desempenhar uma tarefa sozinha.

Luciane Ayrosa de oliveira Silva de Souza and Ferraz Maciel have reacted to this post.
Luciane Ayrosa de oliveira Silva de SouzaFerraz Maciel

Piaget defende que o aprendizado é decorrente do desenvolvimento do sujeito, independente da influência externa de estímulos em contra partida vygostky defende a tese que o sujeito tem seu desenvolvimento quanto tem um "apoio" externo como por exemplo,auxílio de pais e professores ainda na idade infantil.

Gisleia Fernandes de Sena has reacted to this post.
Gisleia Fernandes de Sena

Jean Piaget nós traz a teoria do desenvolvimento em 4 etapas cada um com sua idade e individualidade porém levotysky nós traz a teria de o indivíduo aprende por intermédio do convívio com a sociedade ao redor ou seja juntando as duas teorias de acordo com a idade da criança podemos auxiliar de maneiras diferentes pra tornar o desenvolvimento mais preciso e eficaz possível.

Page 1 of 38Next