Desafio
Citação de IEVI em dezembro 16, 2021, 2:38 pmO cognitivismo enfatiza que a cognição é o ato de conhecer. A forma como o ser humano reconhece o mundo é o que faz a diferença na sua trajetória de desenvolvimento. Estuda os processos mentais, isto é, como conhecemos.
Ocupa-se da atribuição de significados, da compreensão, transformação, armazenamento e uso da informação, assim como da percepção, resolução de problemas e tomada de decisões.
Neste sentido, como Piaget e Vygotsky percebem a cognição que contribui fortemente para o desenvolvimento do sujeito?
O cognitivismo enfatiza que a cognição é o ato de conhecer. A forma como o ser humano reconhece o mundo é o que faz a diferença na sua trajetória de desenvolvimento. Estuda os processos mentais, isto é, como conhecemos.
Ocupa-se da atribuição de significados, da compreensão, transformação, armazenamento e uso da informação, assim como da percepção, resolução de problemas e tomada de decisões.
Neste sentido, como Piaget e Vygotsky percebem a cognição que contribui fortemente para o desenvolvimento do sujeito?
Citação de Lincoln Leme Ribeiro em janeiro 1, 2022, 5:45 pmO construtivismo tem como base a cognição e a influencia direta do social, o individuo possui capacidade biológica e de desenvolvimento para aprender, mais é na interação com o meio, capacidade criativa e de interpretação, faz deste sujeito único e agente de seu próprio processo de construção cognitiva.
O construtivismo tem como base a cognição e a influencia direta do social, o individuo possui capacidade biológica e de desenvolvimento para aprender, mais é na interação com o meio, capacidade criativa e de interpretação, faz deste sujeito único e agente de seu próprio processo de construção cognitiva.
Citação de Carlos Jose em janeiro 14, 2022, 9:27 pmO homem, naturalmente é concebido para viver em sociedade, portanto, isso corrobora com a teoria construtivista em que, a criança desenvolve-se cognitivamente de forma mais precisa através da interação com seus pares. Esse desenvolvimento acontece quando ela tem acesso a informações em forma da fala e também de ações de agentes mais desenvolvidos, que se tornam como "modelo" para o seu processo cognitivo.
O homem, naturalmente é concebido para viver em sociedade, portanto, isso corrobora com a teoria construtivista em que, a criança desenvolve-se cognitivamente de forma mais precisa através da interação com seus pares. Esse desenvolvimento acontece quando ela tem acesso a informações em forma da fala e também de ações de agentes mais desenvolvidos, que se tornam como "modelo" para o seu processo cognitivo.
Citação de Gabriel Santos em fevereiro 15, 2022, 1:57 pmQuanto a contribuição de Piaget acerca do desenvolvimento do sujeito, o mesmo acredita que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento, tendo assim pouco impacto sobre ele. Contudo, Vygotsky, ao contrário, entende que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se complementam acerca do desenvolvimento do individuo, são recíprocos, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.
Quanto a contribuição de Piaget acerca do desenvolvimento do sujeito, o mesmo acredita que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento, tendo assim pouco impacto sobre ele. Contudo, Vygotsky, ao contrário, entende que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se complementam acerca do desenvolvimento do individuo, são recíprocos, quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.
Citação de Michel Bernardino em fevereiro 21, 2022, 11:21 pmO construtivismo rem como base a cognição que influência o social, e o homem foi criado para viver em sociedade, e isso contribui com a teoria construtiva.
O construtivismo rem como base a cognição que influência o social, e o homem foi criado para viver em sociedade, e isso contribui com a teoria construtiva.
Citação de Agnaldo Sena em fevereiro 23, 2022, 8:09 pmO desenvolvimento cognitivo objeto de estudo de inúmeros pesquisadores entre eles destacam-se Piaget e Vygotsky, é sobre como se dá a capacidade de se adquirir conhecimento e aprendizagem especialmente na idade infantil. Para Piaget essa aquisição se dá mediante o desenvolvimento e a maturidade do ser, já Vygotsky aponta o meio e o relacionamento com pares no mesmo ou em níveis mais elevados de maturidade como relevante força influenciadora no processo.
O desenvolvimento cognitivo objeto de estudo de inúmeros pesquisadores entre eles destacam-se Piaget e Vygotsky, é sobre como se dá a capacidade de se adquirir conhecimento e aprendizagem especialmente na idade infantil. Para Piaget essa aquisição se dá mediante o desenvolvimento e a maturidade do ser, já Vygotsky aponta o meio e o relacionamento com pares no mesmo ou em níveis mais elevados de maturidade como relevante força influenciadora no processo.
Citação de Juliana Angrisano Braga em fevereiro 28, 2022, 2:48 pmPara Piaget o conhecimento está baseado nós estágios de conhecimento.
Em cada estágio de desenvolvimento a criança está apta a adquirir novos e mais complexos conhecimentos. De acordo com Vygotsky o desenvolvimento cognitivo está ligado aos aspectos sociais e as interações com outras pessoas.
Para Piaget o conhecimento está baseado nós estágios de conhecimento.
Em cada estágio de desenvolvimento a criança está apta a adquirir novos e mais complexos conhecimentos. De acordo com Vygotsky o desenvolvimento cognitivo está ligado aos aspectos sociais e as interações com outras pessoas.
Citação de Joao Carlos de Oliveira Silva em março 11, 2022, 12:54 pmA teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget dividiu em quatro os estágios do desenvolvimento cognitivo, são eles:
- Sensório-motor (do nascimento aos 2 anos): Desenvolvimento de permanência do objeto, desenvolvimento de habilidades motoras, pouca ou nenhuma capacidade para representação simbólica.
- Pré-operatório (dos 2 aos 7 anos): Desenvolvimento da linguagem e de pensamento simbólico, pensamento egocêntrico.
- Operatório concreto (dos 7 aos 12 anos): Desenvolvimento da noção de conservação e da reversibilidade.
- Operatório formal (dos 12 anos até a vida adulta): Desenvolvimento do pensamento lógico e abstrato.
Um outro psicólogo do desenvolvimento russo afirmou que a cultura em que somos criado afeta o nosso desenvolvimento cognitivo de forma significativa. Essa prontidão para aprendizagem ele chamou de ZPD ou Zona de desenvolvimento proximal, que é o nível em que a criança já pode, não completamente, compreender ou desempenhar uma tarefa sozinha.
A teoria do desenvolvimento cognitivo de Jean Piaget dividiu em quatro os estágios do desenvolvimento cognitivo, são eles:
- Sensório-motor (do nascimento aos 2 anos): Desenvolvimento de permanência do objeto, desenvolvimento de habilidades motoras, pouca ou nenhuma capacidade para representação simbólica.
- Pré-operatório (dos 2 aos 7 anos): Desenvolvimento da linguagem e de pensamento simbólico, pensamento egocêntrico.
- Operatório concreto (dos 7 aos 12 anos): Desenvolvimento da noção de conservação e da reversibilidade.
- Operatório formal (dos 12 anos até a vida adulta): Desenvolvimento do pensamento lógico e abstrato.
Um outro psicólogo do desenvolvimento russo afirmou que a cultura em que somos criado afeta o nosso desenvolvimento cognitivo de forma significativa. Essa prontidão para aprendizagem ele chamou de ZPD ou Zona de desenvolvimento proximal, que é o nível em que a criança já pode, não completamente, compreender ou desempenhar uma tarefa sozinha.
Citação de Meriellen Celina custodio nogueira vieira em março 14, 2022, 5:49 pmPiaget defende que o aprendizado é decorrente do desenvolvimento do sujeito, independente da influência externa de estímulos em contra partida vygostky defende a tese que o sujeito tem seu desenvolvimento quanto tem um "apoio" externo como por exemplo,auxílio de pais e professores ainda na idade infantil.
Piaget defende que o aprendizado é decorrente do desenvolvimento do sujeito, independente da influência externa de estímulos em contra partida vygostky defende a tese que o sujeito tem seu desenvolvimento quanto tem um "apoio" externo como por exemplo,auxílio de pais e professores ainda na idade infantil.
Citação de Manoela Rodrigues Silva em abril 6, 2022, 8:39 pmJean Piaget nós traz a teoria do desenvolvimento em 4 etapas cada um com sua idade e individualidade porém levotysky nós traz a teria de o indivíduo aprende por intermédio do convívio com a sociedade ao redor ou seja juntando as duas teorias de acordo com a idade da criança podemos auxiliar de maneiras diferentes pra tornar o desenvolvimento mais preciso e eficaz possível.
Jean Piaget nós traz a teoria do desenvolvimento em 4 etapas cada um com sua idade e individualidade porém levotysky nós traz a teria de o indivíduo aprende por intermédio do convívio com a sociedade ao redor ou seja juntando as duas teorias de acordo com a idade da criança podemos auxiliar de maneiras diferentes pra tornar o desenvolvimento mais preciso e eficaz possível.