Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 2 of 45Next

O cognitivismo analisa o indivíduo como um ser funcional. No processo de aprendizagem avalia-se a estrutura cognitiva, como sendo a organização e integração de conteúdos de suas ideias em uma área reservada de conhecimento, resultando na aprendizagem. A psicologia cognitiva estuda os processos de aprendizagem e de aquisição de conhecimento. Atualmente é um ramo da psicologia dividido em inúmeras linhas de diferentes pesquisas e algumas vezes discordantes entre si. Deriva da psicologia cognitiva, quando pode haver, pelos indivíduos, uma visão unitária dos processos mentais, em que o aprendizado se dá pela apreensão dos dados e do conhecimento imediato de um objeto mental. A cognição é derivada da palavra latina cognitione, que significa a aquisição de um conhecimento por meio da percepção. É o conjunto dos processos mentais usados no pensamento, na percepção e na classificação, reconhecimento e compreensão, para o julgamento por meio do raciocínio, para o aprendizado de determinados sistemas e soluções de problemas. De uma maneira mais simples podemos dizer que cognição é a forma como o cérebro percebe, aprende, recorda e pensa sobre toda informação captada, por intermédio dos cinco sentidos. Mas a cognição é mais do que simplesmente a aquisição de conhecimento e a nossa melhor adaptação ao meio – mas é também um mecanismo de conversão do que é captado para o nosso modo de ser interno. Ela é um processo pelo qual o ser humano interage com os seus semelhantes e com o meio em que vive, sem perder a sua identidade existencial. Ela começa com a captação dos sentidos e logo em seguida ocorre a percepção. É, portanto, um processo de conhecimento, que tem como material a informação do meio em que vivemos e o que já está registado na nossa memória.

Piaget trouxe-nos uma visão muito importante no desenvolvimento no entendimento da linguagem e da cognição.

Ambos autores  afirmam em suas teorias que o indivíduo é um ser ativo que caminham na construção do seu próprio conhecimento.  A contribuições de ambos, Vygotsky e Piaget dão ênfase aos processos mentais e ao processo de aprendizagem que está acontecendo nesse momento na aprendizagem do indivíduo.

O estágio operatório formal de Piaget
produz um novo tipo de pensamento abstrato, formal e lógico. Durante o período dos 12
anos até a vida adulta, o pensamento não está
mais limitado a eventos que os indivíduos observam no ambiente, mas incorpora técnicas
lógicas para resolver problemas.

Partindo da ideia do cognectivismo onde o ser humano nao so tem a capacidade de aprender e se desenvolver nese contexto o mesmo tambem desenvolver suas interpretaçao do ambiente no qual esta e dos acontecimento

O cognetivismo estudo como se desenvolve o aprendisado e a interpretaçao que o individuo e capaz de desenvolver ao fazer sua leitura do contexto no qualesta inserido

Para Piaget o indivíduo possui capacidade de conhecimento e aprendizagem durante o desenvolvimento e maturidade durante a infancia decorrendo a fase adulta e Vygotsky aponta que a interação com o meio tem tem grande influencia no processo.

O construtivismo abrange um grande número de vertentes algo sistematizadas de pensamento – poderíamos falar em muitos construtivismos – porém o termo, em geral, designa as lentes através das quais todas elas lançam o olhar, ou seja, uma metateoria. Ao longo desta exposição estaremos tratando dessas lentes, desse modo de ver que está subjacente a essas vertentes e que enfoca, sobretudo, questões referentes às relações entre o sujeito e o seu conhecimento, entre o seu conhecimento e aquilo que é conhecido.

A relação entre o construtivismo e outros processos culturais, bem como com a cultura em geral, seria bem descrita (Duran, 1998) a partir da analogia da cultura como uma extensão de massa em que tensões permanentes, uma de aproximação, outra de afastamento, iriam produzindo adensamentos e trincas. As relações entre essas regiões adensadas seriam de continuidade, enquanto as relações entre as regiões separadas por trincas de diferentes profundidades e traçados seriam de ruptura. Dependendo do percurso realizado no interior da massa cultural, enfocaríamos uma ou outra forma de relação. A designação de uma determinada região – construtivismo, por exemplo – faz, implicitamente, referência às rupturas que a delimitam, mas é preciso não esquecer as possíveis rotas de continuidade.

Para Piaget, o desenvolvimento  Cognitivo é dividido em quatro estágios: Sensorio motor, que é desde nascimento até aos 2 anos de idade da criança. Pré operatório que vai dos 2 anos até aos 7 anos de idade. Operatório Concreto que é de 7anos aos 12 anos de idade e o Operatório Formal, que é dos12 anos até a vida adulto do indivíduo.  

Ja para Vigosky, o indivíduo aprende através do convívio social.

Piaget, por meio do construtivismoa, em que aponta idéia de que nada, a rigor, está pronto, acabado, e de que, especificamente, o conhecimento não é dado, em nenhuma instância, como algo terminado. Propondo ainda que o conhecimento é adquirido através da interação do indivíduo com o ambiente em que vive.

Para Vygotsky, a criança que esta inserida num contexto de grupo social (como a família) necessita de atividades específicas que proporcionem o aprendizado, pois seu desenvolvimento é dependente dessa, por intermédio das experiências e interações em que foi submetida.

PreviousPage 2 of 45Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱