Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 16 of 18Next

Bom dia.

Hoje com com o estudo da neurociência que busca compreender como acontece o funcionamento do sistema nervoso central em detalhes, e na descoberta de que o cérebro não é inerte e que é adaptável de acordo com o interesse e ambiente, que denomina-se a neuro plasticidade,  tomo como exemplo próprio, onde Eu com 50 anos de idade havia parado de estudar a mais de 20 anos, e despertando o interesse pelas terapias e em neurociência, meu cérebro se organizou e voltei a desenvolver um aprendizado satisfatório, onde estou buscando cada vez mais conhecimento e colocando em prática no dia a dia na minha há vida, na vida dos meus e dos outros.

1 por ser hoje psicanalista, me foi muito importante ter essa interação com a terapia.

2 Me dará um norte mais seguro nas minhas aplicações profissionais.

A neuroplasticidade no processo terapeutico é fantastico, já tive paciente com situações tanto de saúde fisica como mental na qual foram totalmente melhoradas atraves de técnicas que fazem o paciente justamente criar novos habitos , novas crenças e sua saude melhora, tudo graças a neuroplasticidade que prova que nosso cérebro tem a capacidade de se adptar, se moldar, após comandos ou ambiência.

O conhecimento sobre a neuroplasticidade e e desenvolvimento de habilidades em crianças com deficiencia intelectual na intervenção psicopedagógica baseada em evidencias sobre a consciência metafonológica e a capacidade de aprendizagem.

A ex:. crianças com T21 e nível 1 ou 2 de DI que conseguem avançar no processo de aprendizageem, chegando a serem alfabetizadas.

Neuroplasticidade é a incrível capacidade do cérebro de se reorganizar, adaptar e criar novas conexões (sinapses) ao longo de toda a vida, modificando sua estrutura e função em resposta a novas experiências, aprendizados, ou após lesões, como AVCs ou traumas, permitindo que áreas não afetadas assumam funções perdidas. É um processo contínuo que nos permite aprender, desenvolver novas habilidades e se recuperar, sendo mais acentuado na infância, mas presente em todas as idades.
Como Funciona:
Criação de Novas Redes: O cérebro forma novas vias neurais (caminhos) para realizar tarefas ou processar informações.
Fortalecimento ou Enfraquecimento de Conexões: Conexões usadas frequentemente se fortalecem, enquanto as não usadas podem ser podadas.
Reorganização Funcional: Após uma lesão, outras regiões podem "assumir" as funções da área danificada, um processo chave na reabilitação.
Fatores que Influenciam:
Experiências e Aprendizado: Aprender um idioma, tocar um instrumento ou novas habilidades estimula a plasticidade.
Ambiente: Estímulos positivos (música, artes, interações sociais) e um ambiente rico são cruciais, especialmente na infância.
Idade: É mais alta na infância e adolescência, mas nunca desaparece.
Lesões Cerebrais: É fundamental para a recuperação de AVC, traumatismos, etc., com o cérebro se adaptando.
Importância:
Recuperação Neurológica: Essencial para a reabilitação pós-AVC e outras condições neurológicas.
Aprendizado Contínuo: Permite a aquisição de novos conhecimentos e habilidades em qualquer fase da vida.
Saúde Mental: Impacta a forma como lidamos com o estresse e desenvolvemos resiliência.
Em resumo, a neuroplasticidade é a capacidade dinâmica do cérebro de se moldar, sendo a base para o aprendizado, a memória e a recuperação funcional, demonstrando que o cérebro não é fixo, mas sim um órgão em constante evolução.

Regulação emocional baseada na neurociência

Ao estudar regulação emocional baseada na neurociência, comecei a entender que muitas reações emocionais que antes eu via apenas como “falta de controle” são, na verdade, respostas automáticas do cérebro. Isso mudou completamente a forma como eu enxergo o sofrimento emocional, tanto em mim quanto nas pessoas que buscam ajuda terapêutica.

A neurociência me ajudou a compreender que o cérebro reage antes da razão. Em situações de ansiedade, medo ou raiva, a amígdala é ativada rapidamente, principalmente quando existem memórias emocionais antigas envolvidas. Muitas vezes, a pessoa sabe racionalmente que não está em perigo, mas o corpo reage como se estivesse. Entender isso traz mais compaixão pelo processo do paciente e tira o peso da culpa que muitos carregam por “sentirem demais”.

Na prática terapêutica, esse conhecimento é fundamental, porque permite acolher o paciente e explicar que suas reações têm uma origem neurobiológica e emocional, e não moral. A partir disso, é possível trabalhar a regulação emocional com técnicas simples e aplicáveis, como respiração consciente, atenção ao corpo, exercícios de aterramento e práticas que ajudam a acalmar o sistema nervoso.

Um exemplo prático que consigo visualizar é o atendimento de pessoas com ansiedade. Muitas relatam que tentam se controlar, mas não conseguem. Com base na neurociência, o terapeuta pode ajudar o paciente a entender que primeiro é necessário acalmar o corpo para depois acessar a razão. Com a repetição dessas práticas, o cérebro aprende novas formas de reagir, graças à neuroplasticidade, promovendo mais equilíbrio emocional e consciência.

Esse estudo me fez perceber que a regulação emocional não acontece pela força de vontade, mas pelo entendimento do funcionamento do cérebro aliado à prática constante. Isso torna o processo terapêutico mais humano, respeitoso e eficaz.

A regulação emocional baseada na neurociência mostra que compreender o funcionamento do cérebro ajuda a identificar como emoções são geradas e moduladas.
Esse conhecimento permite ao terapeuta aplicar técnicas mais eficazes para fortalecer o autocontrole emocional e reduzir respostas automáticas ao estresse.
Assim, a prática terapêutica torna-se mais precisa, consciente e alinhada aos processos neurobiológicos do paciente.

Um exemplo prático é ensinar o paciente a usar a respiração profunda para ativar o sistema parassimpático, reduzindo a hiperativação da amígdala em situações de ansiedade.
Com base na neurociência, o terapeuta explica o processo cerebral envolvido, aumentando a adesão e a eficácia da técnica.

A neuroplasticidade é um dos pilares mais relevantes para compreender o processo terapêutico na atualidade, pois evidencia a capacidade do cérebro de se reorganizar estrutural e funcionalmente ao longo da vida, a partir das experiências vividas. No contexto terapêutico, esse conceito reforça a ideia de que mudanças emocionais, cognitivas e comportamentais não apenas são possíveis, como podem ser estimuladas de forma intencional e sistemática.

A aplicação da neuroplasticidade no processo terapêutico ocorre quando o terapeuta utiliza intervenções que favorecem a criação de novos padrões neurais, substituindo respostas disfuncionais por estratégias mais adaptativas. Técnicas como a repetição de comportamentos saudáveis, o treino de habilidades socioemocionais, a ressignificação de experiências traumáticas e o fortalecimento da consciência emocional contribuem diretamente para esse remodelamento cerebral.

Além disso, a compreensão da neuroplasticidade promove uma postura terapêutica mais esperançosa e humanizada, tanto para o profissional quanto para o paciente. Ao reconhecer que o cérebro é moldável, o processo terapêutico deixa de focar apenas nas limitações impostas por experiências passadas e passa a valorizar o potencial de mudança contínua, mesmo em casos de sofrimento psíquico prolongado.

Portanto, a neuroplasticidade não é apenas um conceito neurocientífico, mas uma base teórica que sustenta a eficácia da terapia, reforçando a importância da constância, do vínculo terapêutico e da prática consciente como elementos fundamentais para a transformação e o bem-estar do indivíduo.

REGULAÇÃO EMOCIONAL BASEADA NA NEUROCIÊNCIA

1. A neurociência contribui para a regulação emocional ao explicar como o cérebro processa as emoções e por que muitas reações acontecem de forma automática, especialmente em situações de estresse. Esse entendimento ajuda na prática terapêutica porque permite que o paciente compreenda suas reações sem julgamento e aprenda, gradualmente, a desenvolver mais consciência e controle emocional, sabendo que o cérebro pode aprender novas formas de responder às emoções.

2. Um exemplo prático é o atendimento de uma pessoa com ansiedade, que reage de forma intensa a situações do cotidiano. Com base na neurociência, o terapeuta pode explicar como o cérebro entra em estado de alerta e trabalhar técnicas simples, como respiração e atenção ao corpo, para ajudar o paciente a se acalmar. Com a prática, a pessoa passa a reconhecer melhor suas emoções e a responder de forma mais equilibrada.

A neurociência contribui para a regulação emocional ao mostrar que as emoções surgem de processos cerebrais automáticos e inconscientes, que antecedem o pensamento racional. Isso implica que, em estados de intensa ativação emocional, intervenções puramente cognitivas tendem a falhar. O córtex pré-frontal não controla emoções diretamente, mas as modula quando há condições fisiológicas adequadas, o que desloca o foco terapêutico para a regulação do estado interno. Além disso, as emoções são compreendidas como hábitos neurais formados pela repetição, exigindo intervenções experienciais contínuas. A integração entre corpo e cérebro, por meio da respiração e da regulação autonômica, torna-se, assim, central na prática terapêutica contemporânea.

Um exemplo de aplicação da neurociência na regulação emocional é o atendimento de pacientes com explosões de raiva recorrentes. A neurociência mostra que esses episódios não são falta de caráter ou autocontrole, mas respostas automáticas do sistema de ameaça, em que a amígdala se ativa rapidamente e reduz a atuação do córtex pré-frontal. Na prática terapêutica, isso orienta o terapeuta a trabalhar primeiro a identificação de sinais corporais precoces de ativação e o uso de estratégias de regulação fisiológica, como a respiração, antes de qualquer intervenção cognitiva. Somente após a redução da ativação emocional é que a reestruturação cognitiva e os ensaios comportamentais se tornam eficazes, permitindo que o paciente aprenda a lidar com frustração sem recorrer a respostas explosivas.

PreviousPage 16 of 18Next