Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumNeurociencia Clínica Terapeutica: Sistemas CognitivosDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 2 of 5Next

Entendo que a função cognitiva mais importante é a Atenção, porque eu  considero a base para que todas as outras funções cognitivas tenham um bom desempenho e funcionamento adequado.

Na minha opinião, a Atenção é o componente mais relevante dos sistemas cognitivos no contexto atual da sociedade. Vivemos em uma era marcada pelo excesso de informações e estímulos constantes... redes sociais, notícias, notificações, publicidade, entre outros. Nesse cenário, a atenção se tornou um recurso escasso e extremamente valioso. A capacidade de focar, selecionar informações relevantes e manter a concentração é essencial para o aprendizado, para o trabalho produtivo e até para o bem-estar emocional.

Além disso, a atenção influencia diretamente outros processos cognitivos, como a memória e o raciocínio. Sem atenção, não conseguimos armazenar adequadamente informações nem tomar decisões de forma eficaz. Portanto, desenvolver a atenção é fundamental para lidar com os desafios do mundo moderno e manter a saúde mental em meio à sobrecarga de estímulos.

Se fosse para elencar apenas um como menciona a pergunta, como mais relevante no contexto atual da sociedade eu elencaria a "Atenção". Estamos numa era de múltiplos estímulos, o que gera uma violenta concorrência pela atenção sensorial e cognitiva, inclusive com gasto de energia. O fato de depositar a atenção plena em uma atividade e ser intencional nisso, pode expandir a percepção, a memória, o raciocínio, entre outras faculdades.

Na minha opinião, o componente mais relevante no contexto atual da sociedade é a Atenção.

Vivemos em uma era de excesso de informações, onde somos constantemente bombardeados por estímulos visuais, sonoros e digitais. As redes sociais, as notificações, os vídeos curtos e o consumo rápido de conteúdo têm desafiado a nossa capacidade de focar, refletir e realizar tarefas com profundidade. A atenção, nesse cenário, tornou-se um recurso escasso e valioso.

A falta de atenção afeta diretamente outros sistemas cognitivos, como a memória (pois não se memoriza bem o que não se presta atenção), o raciocínio (que exige concentração) e o processamento da informação. Além disso, dificuldades de atenção têm se tornado cada vez mais comuns, especialmente entre crianças, adolescentes e adultos com sobrecarga mental e emocional.

Por isso, acredito que investir em estratégias para melhorar e preservar a atenção é fundamental para o desenvolvimento saudável da cognição humana na sociedade atual.

PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES

Na minha opinião um dos mais importante, pois vivemos em uma enxurrada de informações pra todos os lados e se não tivermos essa habilidade , principalmente no âmbito profissional, acabamos ficando pra trás, o que não invalida os outros que também são de extrema importância.

Na minha opinião, o componente mais relevante dos sistemas cognitivos no contexto atual da sociedade é a atenção.

Vivemos em uma era marcada pelo excesso de informações, com estímulos constantes vindos das redes sociais, mídias digitais e multitarefas no trabalho e na vida pessoal. Esse cenário torna a atenção um recurso extremamente valioso, pois ela é responsável por selecionar e priorizar informações relevantes, filtrando distrações e permitindo que possamos aprender, tomar decisões e agir de forma eficaz.

Sem atenção, processos como memória, linguagem e raciocínio ficam comprometidos, já que dependem da capacidade de focar e sustentar o pensamento em determinado estímulo. Além disso, dificuldades atencionais estão diretamente relacionadas ao aumento da ansiedade, estresse e queda de produtividade, problemas muito comuns atualmente.

Portanto, desenvolver e manter a atenção é essencial para lidar com os desafios da sociedade moderna, melhorar o desempenho cognitivo e manter a saúde mental.

Atenção.

Freud já dizia que a atenção flutuante do analista e a associação livre do analisando eram modos de abrir espaço entre o automatismo e o pensar.

Considero os mais importantes a linguagem: troca de informações interna como externa

E a percepção são a vias de entrada de estímulos.

Raciocínio e o pensamento tem a função de decodificar os estímulos ambientais.

EM 26/07/25 SÁBADO
Desafio Módulo II Neurociência Clínica Terapêutica
Em meio ao turbilhão de estímulos diários: Redes sociais, notícias, trabalho, tecnologia; nossa atenção se dispersa com facilidade. E sem ela bem cuidada, surgem ansiedade, distração e dificuldade de focar no que realmente importa. A atenção é chave para perceber o mundo com mais presença, aprender com profundidade e construir conversas verdadeiras. Na terapia, ela tem papel essencial para que a pessoa se escute, compreenda suas emoções e tome decisões mais conscientes. Cultivar a atenção é um gesto de saúde mental e equilíbrio na vida moderna.

Os três sistemas cognitivos mais importantes para a prática terapêutica e para o funcionamento humano pleno, na minha avaliação, são:

Funções executivas – regem o comportamento e o autocontrole.

Atenção – sem ela, os outros sistemas não funcionam bem.

Cognição emocional/social – essencial para o equilíbrio afetivo e os vínculos.

Esses três juntos sustentam o funcionamento adaptativo em quase todas as situações da vida.

PreviousPage 2 of 5Next