Desafio
Citação de Lena em julho 14, 2025, 3:43 pmEntendo que a função cognitiva mais importante é a Atenção, porque eu considero a base para que todas as outras funções cognitivas tenham um bom desempenho e funcionamento adequado.
Entendo que a função cognitiva mais importante é a Atenção, porque eu considero a base para que todas as outras funções cognitivas tenham um bom desempenho e funcionamento adequado.
Citação de Ana Flavia Lima Silva em julho 14, 2025, 9:07 pmNa minha opinião, a Atenção é o componente mais relevante dos sistemas cognitivos no contexto atual da sociedade. Vivemos em uma era marcada pelo excesso de informações e estímulos constantes... redes sociais, notícias, notificações, publicidade, entre outros. Nesse cenário, a atenção se tornou um recurso escasso e extremamente valioso. A capacidade de focar, selecionar informações relevantes e manter a concentração é essencial para o aprendizado, para o trabalho produtivo e até para o bem-estar emocional.
Além disso, a atenção influencia diretamente outros processos cognitivos, como a memória e o raciocínio. Sem atenção, não conseguimos armazenar adequadamente informações nem tomar decisões de forma eficaz. Portanto, desenvolver a atenção é fundamental para lidar com os desafios do mundo moderno e manter a saúde mental em meio à sobrecarga de estímulos.
Na minha opinião, a Atenção é o componente mais relevante dos sistemas cognitivos no contexto atual da sociedade. Vivemos em uma era marcada pelo excesso de informações e estímulos constantes... redes sociais, notícias, notificações, publicidade, entre outros. Nesse cenário, a atenção se tornou um recurso escasso e extremamente valioso. A capacidade de focar, selecionar informações relevantes e manter a concentração é essencial para o aprendizado, para o trabalho produtivo e até para o bem-estar emocional.
Além disso, a atenção influencia diretamente outros processos cognitivos, como a memória e o raciocínio. Sem atenção, não conseguimos armazenar adequadamente informações nem tomar decisões de forma eficaz. Portanto, desenvolver a atenção é fundamental para lidar com os desafios do mundo moderno e manter a saúde mental em meio à sobrecarga de estímulos.
Citação de Luana Eid Ferraz de Aguiar Tricai em julho 18, 2025, 4:02 pmSe fosse para elencar apenas um como menciona a pergunta, como mais relevante no contexto atual da sociedade eu elencaria a "Atenção". Estamos numa era de múltiplos estímulos, o que gera uma violenta concorrência pela atenção sensorial e cognitiva, inclusive com gasto de energia. O fato de depositar a atenção plena em uma atividade e ser intencional nisso, pode expandir a percepção, a memória, o raciocínio, entre outras faculdades.
Se fosse para elencar apenas um como menciona a pergunta, como mais relevante no contexto atual da sociedade eu elencaria a "Atenção". Estamos numa era de múltiplos estímulos, o que gera uma violenta concorrência pela atenção sensorial e cognitiva, inclusive com gasto de energia. O fato de depositar a atenção plena em uma atividade e ser intencional nisso, pode expandir a percepção, a memória, o raciocínio, entre outras faculdades.
Citação de Yuri Almeida em julho 19, 2025, 4:18 amNa minha opinião, o componente mais relevante no contexto atual da sociedade é a Atenção.
Vivemos em uma era de excesso de informações, onde somos constantemente bombardeados por estímulos visuais, sonoros e digitais. As redes sociais, as notificações, os vídeos curtos e o consumo rápido de conteúdo têm desafiado a nossa capacidade de focar, refletir e realizar tarefas com profundidade. A atenção, nesse cenário, tornou-se um recurso escasso e valioso.
A falta de atenção afeta diretamente outros sistemas cognitivos, como a memória (pois não se memoriza bem o que não se presta atenção), o raciocínio (que exige concentração) e o processamento da informação. Além disso, dificuldades de atenção têm se tornado cada vez mais comuns, especialmente entre crianças, adolescentes e adultos com sobrecarga mental e emocional.
Por isso, acredito que investir em estratégias para melhorar e preservar a atenção é fundamental para o desenvolvimento saudável da cognição humana na sociedade atual.
Na minha opinião, o componente mais relevante no contexto atual da sociedade é a Atenção.
Vivemos em uma era de excesso de informações, onde somos constantemente bombardeados por estímulos visuais, sonoros e digitais. As redes sociais, as notificações, os vídeos curtos e o consumo rápido de conteúdo têm desafiado a nossa capacidade de focar, refletir e realizar tarefas com profundidade. A atenção, nesse cenário, tornou-se um recurso escasso e valioso.
A falta de atenção afeta diretamente outros sistemas cognitivos, como a memória (pois não se memoriza bem o que não se presta atenção), o raciocínio (que exige concentração) e o processamento da informação. Além disso, dificuldades de atenção têm se tornado cada vez mais comuns, especialmente entre crianças, adolescentes e adultos com sobrecarga mental e emocional.
Por isso, acredito que investir em estratégias para melhorar e preservar a atenção é fundamental para o desenvolvimento saudável da cognição humana na sociedade atual.
Citação de Ariane Ramalho em julho 20, 2025, 2:32 amPROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES
Na minha opinião um dos mais importante, pois vivemos em uma enxurrada de informações pra todos os lados e se não tivermos essa habilidade , principalmente no âmbito profissional, acabamos ficando pra trás, o que não invalida os outros que também são de extrema importância.
PROCESSAMENTO DE INFORMAÇÕES
Na minha opinião um dos mais importante, pois vivemos em uma enxurrada de informações pra todos os lados e se não tivermos essa habilidade , principalmente no âmbito profissional, acabamos ficando pra trás, o que não invalida os outros que também são de extrema importância.
Citação de michelevie em julho 24, 2025, 1:56 pmNa minha opinião, o componente mais relevante dos sistemas cognitivos no contexto atual da sociedade é a atenção.
Vivemos em uma era marcada pelo excesso de informações, com estímulos constantes vindos das redes sociais, mídias digitais e multitarefas no trabalho e na vida pessoal. Esse cenário torna a atenção um recurso extremamente valioso, pois ela é responsável por selecionar e priorizar informações relevantes, filtrando distrações e permitindo que possamos aprender, tomar decisões e agir de forma eficaz.
Sem atenção, processos como memória, linguagem e raciocínio ficam comprometidos, já que dependem da capacidade de focar e sustentar o pensamento em determinado estímulo. Além disso, dificuldades atencionais estão diretamente relacionadas ao aumento da ansiedade, estresse e queda de produtividade, problemas muito comuns atualmente.
Portanto, desenvolver e manter a atenção é essencial para lidar com os desafios da sociedade moderna, melhorar o desempenho cognitivo e manter a saúde mental.
Na minha opinião, o componente mais relevante dos sistemas cognitivos no contexto atual da sociedade é a atenção.
Vivemos em uma era marcada pelo excesso de informações, com estímulos constantes vindos das redes sociais, mídias digitais e multitarefas no trabalho e na vida pessoal. Esse cenário torna a atenção um recurso extremamente valioso, pois ela é responsável por selecionar e priorizar informações relevantes, filtrando distrações e permitindo que possamos aprender, tomar decisões e agir de forma eficaz.
Sem atenção, processos como memória, linguagem e raciocínio ficam comprometidos, já que dependem da capacidade de focar e sustentar o pensamento em determinado estímulo. Além disso, dificuldades atencionais estão diretamente relacionadas ao aumento da ansiedade, estresse e queda de produtividade, problemas muito comuns atualmente.
Portanto, desenvolver e manter a atenção é essencial para lidar com os desafios da sociedade moderna, melhorar o desempenho cognitivo e manter a saúde mental.
Citação de Ivonete leal em julho 26, 2025, 1:46 amAtenção.
Freud já dizia que a atenção flutuante do analista e a associação livre do analisando eram modos de abrir espaço entre o automatismo e o pensar.
Atenção.
Freud já dizia que a atenção flutuante do analista e a associação livre do analisando eram modos de abrir espaço entre o automatismo e o pensar.
Citação de deniel22 em julho 26, 2025, 1:52 amConsidero os mais importantes a linguagem: troca de informações interna como externa
E a percepção são a vias de entrada de estímulos.
Raciocínio e o pensamento tem a função de decodificar os estímulos ambientais.
Considero os mais importantes a linguagem: troca de informações interna como externa
E a percepção são a vias de entrada de estímulos.
Raciocínio e o pensamento tem a função de decodificar os estímulos ambientais.
Citação de Lilia1998 em julho 27, 2025, 2:37 amEM 26/07/25 SÁBADODesafio Módulo II Neurociência Clínica TerapêuticaEm meio ao turbilhão de estímulos diários: Redes sociais, notícias, trabalho, tecnologia; nossa atenção se dispersa com facilidade. E sem ela bem cuidada, surgem ansiedade, distração e dificuldade de focar no que realmente importa. A atenção é chave para perceber o mundo com mais presença, aprender com profundidade e construir conversas verdadeiras. Na terapia, ela tem papel essencial para que a pessoa se escute, compreenda suas emoções e tome decisões mais conscientes. Cultivar a atenção é um gesto de saúde mental e equilíbrio na vida moderna.
Citação de Sara Andrade Nogueira em julho 27, 2025, 5:09 pmOs três sistemas cognitivos mais importantes para a prática terapêutica e para o funcionamento humano pleno, na minha avaliação, são:
Funções executivas – regem o comportamento e o autocontrole.
Atenção – sem ela, os outros sistemas não funcionam bem.
Cognição emocional/social – essencial para o equilíbrio afetivo e os vínculos.
Esses três juntos sustentam o funcionamento adaptativo em quase todas as situações da vida.
Os três sistemas cognitivos mais importantes para a prática terapêutica e para o funcionamento humano pleno, na minha avaliação, são:
Funções executivas – regem o comportamento e o autocontrole.
Atenção – sem ela, os outros sistemas não funcionam bem.
Cognição emocional/social – essencial para o equilíbrio afetivo e os vínculos.
Esses três juntos sustentam o funcionamento adaptativo em quase todas as situações da vida.