Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 23 of 38Next

Olhando a imagem, em um primeiro momento, de uma forma mais ampla parece ser uma única imagem abstrata, sem nenhum sentido com muitos borrões juntos. Mas ao olhar calmamente, com uma visão mais focada em cada parte e detalhe da imagem é possível ver imagens completas, partes de imagens e alguns borrões que me fazem dar um sentido por se assemelhar a algo conhecido.
Primeiramente vi o "escudo do Capitão América", vi pássaros, algo que se assemelha a um parafuso, borboleta, disco de vinil, helicóptero, árvores, plantas e alguns borrões que me fazem querer achar um sentido.

A princípio temos a sensação de uma imagem confusa e desconexa, mas, ao analisarmos, percebemos imagens especificas de arvores, passaros e outras imagens bem definidas.

A imagem vai se revelando cada vez mais complexas e cheia de elementos a medida que a atenção aumenta , ela passa a representar dinamismo e complexidade.

Ao observar a imagem a principio vi uma cruz em seguida começo identificar pássaros, floresta, parafusos , uma pessoa, em minha visão no fundo algo como um túnel. confesso que para mim foi uma experiência extraordinária.

Sensação e a percepção estão relacionadas para nos auxiliar a experienciar e interpretar o mundo. A princípio, talvez por ter sido influenciada pela pergunta e tentando entender o que eu deveria enxergar, ficou tudo embaralhado e confuso.  Aos poucos enxerguei um um pianista e o piano e aos poucos fui percebendo as demais figuras. Pássaros, estrelas, folhas...

A sensação é nossa capacidade de detectar sentidos como toque, dor, visão ou o movimento e o posicionamento do nosso corpo. Percepção é a maneira pela qual o cérebro processa e comunica esses sentidos com o restante do corpo.

A percepção visual poderia ser definida como a capacidade para interpretar a informação que os nossos olhos recebem. O resultado dessa informação interpretada e recebida pelo cérebro é o que chamamos de percepção visual, visão ou vista.

Quando analisamos a primeiro momento a imagem, ela nos parece algo meio confusa, mas conforme vamos mudando nosso ponto de vista e passamos olhar por partes, notamos que a imagem está formada por vários elementos.

Na imagem em questão, o que se observa numa primeira percepção é uma espécie de floresta na parte superior, com silhuetas de folhagens, aves, animais e plantas. Ao mesmo tempo, a imagem apresenta ícones que remetem a algo mais moderno, urbanizado com arranha céus, discos, som, discotecas e música. Ao mesmo tempo em que na parte superior há a percepção de uma mensagem natural e de biodiversidade, na parte inferior da imagem há uma impressão de desgaste, do planeta e do mundo, uma espécie de caos e do planeta em desgaste e aparentemente tem uma caveira em desenho, do lado direito inferior. Assim como foi descrito nos conceitos sobre percepção e sensação, quanto mais damos atenção à observação minuciosa da imagem, percebemos mais detalhes e com detalhes distintos.

No primeiro instante parece só alguns rabiscos sem muita definição, mas ao observarmos mais de perto podemos identificar os traços que formam a imagem.

Pássaros, borboleta, grilo, um homem sentado, prego, algo parecendo as cordas o interior  quebrado de um objeto de corda, um semáforo  e quando mais observamos a percepção  é ampliada e a sensação de plenitude aumenta.

A imagem parece meio confusa a primeira vista, mas depois que observei a imagem por partes, percebi que a mesma contém pássaros, folhas, símbolos e gráficos. Quando olhamos a imagem por partes, temos uma outra percepção que nos leva a sensações diferenciadas.

Na imagem consigo enxergar pássaros, insetos, instrumentos musicais e partituras em movimento. Esse conjunto forma um desenho abstrato me dá a sensação de liberdade e leveza.

PreviousPage 23 of 38Next