Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 34 of 38Next

Pareidolia e o simbolismo dos elementos cotidianos nos levam a abstrair significados

É possível observar pássaros, árvores, gafanhotos. Montanhas, arcodes, símbolos gráficos, microfones. Com tudo isso podemos perceber o quanto nosso consciente é capaz de distinguir cada imagem. A percepção das coisas, a imaginação tentando sobrepor a razão.

Eu vejo somente uma escadaria com grades

Ao olhar como um todo pude perceber que a figura me causou sentimentos e me passou uma mensagem de que algo ruim estava acontecendo, foi desagradável entender a figura como  um tornado devastando a natureza ao seu redor. O mesmo não aconteceu ao analisar os elementos individualmente, eles não me disseram nada, eram apenas elementos soltos.

Conseguir ver o todo, uma imagem confusa.

Após algum tempo, visualizei pássaros, notas musicais.

A figura para mim expressa: uma arvore com diversos pássaros voando e outras figuras desconexas, aos poucos começo a imaginar que seria um vento forte destruindo ninhos de pássaros;  Na verdade partimos do geral com a percepção inicial do todo e em seguida começamos a entender suas partes o que produz a compreensão   do todo que descrevi.

 

Sabendo que a sensação é percepção  não podem ser descritas com certas ou erradas, pois é singular em sua leitura. Podemos vivenciar esta salada de sabores ao contemplar a beleza do todo, caminhando por um trilho formado por objetos singulares, capotando assim a sensação da imagem em sua interpretação indireta formação uma única percepção.

Olhando como um todo ela nos dá percepção de ruídos, ruídos de uma cidade grande, sendo imerso pela natureza.

vemos portão de casa, chão de algum centro de cidade, mas também vemos, insetos e animais que nos remetem  a natureza.

Arvores, folhas, pássaros, ao centro a simulação de um alto falante, helicóptero...

No contexto estudado sobre sensação e percepção, como face de uma mesma moeda, podemos ao visualizar a imagem, temos a sensação bidimensional, de uma imagem abstrata, conforme a percebemos, isto é, a percepção tridimensional aflora, conseguimos contemplar mais imagens na figura como pássaro, borboleta, árvore, grilo, rosto, etc.

Ao observar a figura consigo perceber pássaros, folhas, borboletas, rosto de mulher na percepção interna e externa provocam esses estímulos.

PreviousPage 34 of 38Next