Desafio
Citação de Carolina Flebbe em janeiro 23, 2025, 8:30 pmAo olhar para uma imagem, muitas vezes nos prendemos ao óbvio: formas, cores e contornos. Mas a psicologia nos convida a ir além, explorando a sensação e a percepção. A sensação é o impacto direto dos estímulos em nossos sentidos – o que os olhos captam, a luz que reflete, os detalhes. Já a percepção é mais profunda: é como damos significado ao que vemos, influenciados por nossas emoções, memórias e experiências. Enxergar além de uma imagem é um exercício de humanidade. É perceber histórias invisíveis, captar nuances que escapam ao olhar apressado e sentir o que não pode ser explicado. Afinal, a realidade é sempre mais rica do que parece à primeira vista.
Ao olhar para uma imagem, muitas vezes nos prendemos ao óbvio: formas, cores e contornos. Mas a psicologia nos convida a ir além, explorando a sensação e a percepção. A sensação é o impacto direto dos estímulos em nossos sentidos – o que os olhos captam, a luz que reflete, os detalhes. Já a percepção é mais profunda: é como damos significado ao que vemos, influenciados por nossas emoções, memórias e experiências. Enxergar além de uma imagem é um exercício de humanidade. É perceber histórias invisíveis, captar nuances que escapam ao olhar apressado e sentir o que não pode ser explicado. Afinal, a realidade é sempre mais rica do que parece à primeira vista.
Citação de ThiagoCosta em janeiro 28, 2025, 9:18 pmPercebi , helicoptero de guerra, bruxa, insetos,arvores, pássaros , espiral, são estimulos sensoriais transformando em percepção ..
Percebi , helicoptero de guerra, bruxa, insetos,arvores, pássaros , espiral, são estimulos sensoriais transformando em percepção ..
Citação de Maia Bjarup em janeiro 29, 2025, 11:07 pmVejo um cenário muito confuso. Parece que é uma festa de rua. Percebo claramente os passáros voando e também uma borboleta. Com os traços confusos vejo uma mulher fazendo Pole Dance , logo atrás dela vejo uma bruxinha voando e bem perto dela uma caveira. Tem também arvores e um louva-deus. Circulos que parecem discos de vinil e microfones. A percepção que tenho é de uma festa de rua como por exemplo '' Carnaval''.
Vejo um cenário muito confuso. Parece que é uma festa de rua. Percebo claramente os passáros voando e também uma borboleta. Com os traços confusos vejo uma mulher fazendo Pole Dance , logo atrás dela vejo uma bruxinha voando e bem perto dela uma caveira. Tem também arvores e um louva-deus. Circulos que parecem discos de vinil e microfones. A percepção que tenho é de uma festa de rua como por exemplo '' Carnaval''.
Citação de Grasielia Machado Queiroz Brito em janeiro 30, 2025, 5:00 pmQuando vira rapidamente ao contrário dá para ver uma pessoa, na qual não dá para distinguir se é homem ou mulher árvores borboletas pássaros
Quando vira rapidamente ao contrário dá para ver uma pessoa, na qual não dá para distinguir se é homem ou mulher árvores borboletas pássaros
Citação de Grasielia Machado Queiroz Brito em janeiro 30, 2025, 5:20 pmVirando de um lado para o outro uma pessoa, borboletas, pássaro árvore, notas.
Sensação de desenho confuso, buscando harmonia com a natureza
Virando de um lado para o outro uma pessoa, borboletas, pássaro árvore, notas.
Sensação de desenho confuso, buscando harmonia com a natureza
Citação de Lucsilva189 em janeiro 31, 2025, 1:30 amMinha experiência ao ver a imagem, primeiramente como um todo não consegui ver uma imagem concreta porém tive uma sensação de algo relacionado a música, olhando em partes percebi várias coisas como, pássaros, estrela, um louva Deus, helicóptero, árvore, folhas, disco de vinil e como uma muralha de grade.
Minha experiência ao ver a imagem, primeiramente como um todo não consegui ver uma imagem concreta porém tive uma sensação de algo relacionado a música, olhando em partes percebi várias coisas como, pássaros, estrela, um louva Deus, helicóptero, árvore, folhas, disco de vinil e como uma muralha de grade.
Citação de omurilocruz em janeiro 31, 2025, 11:43 pmA imagem apresentada, em conjunto, forma uma imagem ampla que particularmente me remete à diversidade -- de formas, objetos e estruturas -- quase como representação do nosso planeta, repleto de objetos distintos e estímulos. Analisando mais de perto podemos observar os componentes da imagem, como aves, borboletas, formas, semáforo e outros elementos. A disposição e quantidade acaba por confundir através dos estímulos visuais, então algo lhe chama mais atenção, deixando outros elementos "invisíveis".
A imagem apresentada, em conjunto, forma uma imagem ampla que particularmente me remete à diversidade -- de formas, objetos e estruturas -- quase como representação do nosso planeta, repleto de objetos distintos e estímulos. Analisando mais de perto podemos observar os componentes da imagem, como aves, borboletas, formas, semáforo e outros elementos. A disposição e quantidade acaba por confundir através dos estímulos visuais, então algo lhe chama mais atenção, deixando outros elementos "invisíveis".
Citação de VIVIANE Pereira DE JESUS em fevereiro 4, 2025, 1:59 amao olhar a imagem numa visão geral tenho a percepção de ver uma floresta que está sendo tomada pela modernidade. A impressão é que a floresta resiste e os animais estão assustados.
Vejo imagens de borboletas, arvores, gafanhoto pássaros, desenhos como se fosse rodas e piso quadriculado.
ao olhar a imagem numa visão geral tenho a percepção de ver uma floresta que está sendo tomada pela modernidade. A impressão é que a floresta resiste e os animais estão assustados.
Vejo imagens de borboletas, arvores, gafanhoto pássaros, desenhos como se fosse rodas e piso quadriculado.
Citação de Carina Rosa em fevereiro 10, 2025, 12:48 amAo olhar o todo não consigo visualizar uma imagem ou um cenário, somente através das partes. como folhas, arvores, notas musicais, discos, animais posso entender como uma confusão mental cheia de conexões do dia a dia.
Ao olhar o todo não consigo visualizar uma imagem ou um cenário, somente através das partes. como folhas, arvores, notas musicais, discos, animais posso entender como uma confusão mental cheia de conexões do dia a dia.