Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 56 of 59Next

Eu vejo uma figura abstrata composta por vários elementos, de coloração negra e em um fundo branco. A princípio, a imagem se assemelha com a natureza acrescida de mais elementos e conforme eu mudo a minha percepção busco identificar as partes do todo para melhor compreensão, devido a curiosidade.

Nessa imagem  vejo muitas coisas,como animais ,aves árvore uma digital  de um dedo tudo em uma só cor preto .

Observando a imagem sugerida constato que não vejo somente um objeto, mas um emaranhado de coisas que parecem estar vivas. Tenho a sensação de vertigem, como se estivesse lançada em um turbilhão, deslumbrada com tantos estímulos que exigem uma interpretação, interpretação essa que acontece de maneira ambígua e ao mesmo tempo instantânea. Posso distinguir alguns elementos na figura, uma floresta, um jardim, pássaros, borboletas, uma cidade grande, arranha-céus, uma estrada, entre outras coisas, inclusive objetos impossíveis de existir no mundo real. Por isso acredito que a figura sob análise se trata de uma ilusão cognitiva paradoxal.

Acredito que o tema de que trata essa obra é o binômio vida/morte. O movimento na figura nos faz acreditar que as coisas emaranhadas estão vivas e, então, o que seria a vida, uma interdependência entre os seres, uma conexão, movimento de comunhão, fusão no todo, um fluxo de materiais girando em redemoinho onde tudo pertence a tudo. E a morte, o que seria, separação, individuação, inércia, ou a morte seria apenas o que é impossível de existir em certo campo de energia, um paradoxo, pois assim a morte só existiria porque há algo que não pode existir.

Jefferson Soares has reacted to this post.
Jefferson Soares

Ao olhar para esta imagem, sinto primeiro das formas. Meu olhar é capturado pelos detalhes visuais: o contraste entre luz e sombra, as linhas que se cruzam, a disposição dos elementos. É a sensação que me envolve de imediato — algo que meu corpo registra antes mesmo que eu pense no significado.

Em seguida, começa a surgir a percepção. Não vejo apenas cores e formas isoladas; começo a organizar esses estímulos e atribuir sentido ao que vejo. Sinto uma mistura de emoções: talvez tranquilidade, talvez tensão. Lembro de experiências passadas, de lugares que já visitei ou de situações que vivi, e isso dá cor ao que estou percebendo. Cada detalhe desperta memórias e sentimentos que se entrelaçam com a imagem.

Penso também na dimensão cultural e simbólica. Algumas formas me remetem a símbolos que conheço, a padrões que aprendi a reconhecer, e isso muda a maneira como interpreto a imagem.

No fim, percebo que a experiência de olhar para esta imagem não é apenas ver, mas também sentir e compreender. Cada observação me faz reorganizar minhas ideias, questionar minhas emoções e refletir sobre o que realmente me toca. A sensação inicial me conecta ao mundo de maneira direta, mas a percepção transforma essa experiência em algo mais profundo, único e pessoal.

E uma figura psicodelica ,que muda sempre que lhamos para ela , fiz expereiencias com meus filhos , e interpretaçoes diferentes

ha uma percepção do todo qe de perto temos outra percepção da imagem, depende de que forma olhamos e o que queremos ver.

Percebi seus desenhos e objetos separados ,e a imagem no seu total como uma confusão abstrata.

Na observação ,de primeiro momento vendo o todo ,vejo árvores e pássaros  ,discos com estrelas .Observando novamente analiso mais de um objeto ,sendo eles pássaros, árvores ,folhas com galhos ,borboletas ,semáforo ,grilo ,e um homem sentado.A imagem traz a sensação de movimento

Os elementos que compõem o cenário são as formas :as árvores , folhas ,

Pessoas e figuras que habitam no cenário :os pássaros  , o grilo ,a borboleta e o homem

Movimento: a sensação transmitida pela imagem, de muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, linhas que dão a ilusão de movimento

tom: uma buzina identificando a sensação de barulho.

Local: observo elementos da cidade ,mas com a mistura da natureza ,algo como um parque , parece estar de dia .Essas foram minhas sensações da imagem.

É uma imagem repleta de significados, pois de acordo com o seu modo de observar pode ter diferentes objetos, animais, figuras geométricas e não podemos esquecer a rica natureza que nos é apresentada. Dependendo do seu olhar pode ser que você não veja nada, apenas uma figura sem lógica ou sem compreensão mais o que importa realmente é como você absorve essa informação.

A principio vejo um emaranhado de coisas pretas, bem confuso. Aos poucos consigo visualizar o que pra mim parece uma bruxa, pássaros, árvores,folhagens, pregos, borboletas, um semáforo, enfim...um tornado de coisas!!!

PreviousPage 56 of 59Next