Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 21 of 51Next

A memória é um dos mais importantes processos psicológicos, pois além de ser responsável pela nossa identidade pessoal e por guiar em maior ou menor grau nosso dia a dia.

 O funcionamento da memória em muitos aspectos. A memória é uma função cognitiva complexa que envolve a capacidade de armazenar, recuperar e utilizar informações de experiências passadas para lidar com situações no presente. Observação e Elaboração Conscientes: Para lembrar informações da memória, é frequentemente necessário um processo consciente de observação e elaboração durante a aquisição dessas informações. Isso envolve prestar atenção, desenvolver e relacionar novos conhecimentos com o que já se sabe. Quanto mais atenção e elaboração consciente são aplicadas durante o aprendizado, maior a probabilidade de que as informações sejam retidas na memória de longo prazo.  Recorrer a Experiências Passadas: A memória permite que uma pessoa acesse experiências e informações passadas quando necessário. Isso é fundamental para a aprendizagem, tomada de decisões, resolução de problemas e muitas outras atividades do dia a dia... Portanto, a capacidade de acessar e utilizar a memória de forma eficaz é influenciada pelo grau de atenção, processamento consciente e estratégias de recuperação utilizadas durante o aprendizado e pela maneira como as experiências passadas são armazenadas e organizadas na memória.

Como é processada a informação pelo nosso cérebro?
Como o cérebro guarda as memórias? O pulso é transmitido por uma rede de neurônios até as memórias de curto prazo; lá, pode ficar de alguns segundos até algumas horas; em seguida (se for o caso), é transferida por meio do hipocampo para as memórias de longo prazo; e, por fim, é enviada a algum ponto de armazenamento do cérebro.
"A memória fica armazenada em diferentes partes do cérebro e é evocada pelo hipocampo, que é capaz de formar novos neurônios. Isso acontece muito nas crianças, mas também em adultos, e é chamada de neurogênese. Mostra que nosso cérebro é capaz de continuar evoluindo por meio de novas experiências",

O cognitivo colabora para o armazenamento das memorias e se não tem uma cognição operante há um fator prejudicial ao armazenamento de memorias.

A memória se utiliza das lembranças do passado, para solucionar o problema no presente.

  1. A memória é uma capacidade cognitiva de acessar experiências passadas para utiliza-las  no presente. Memórias são experiências armazenadas que sao ativadas por fatores emocionais para criar vínculos e processos de aprendizado.

Os armazenamentos da memória são resgatados diabetes de algum estímulo. Esse é um reconhecimento de algo conhecido, e faz com que sentimos a lembrança ou o sentimento de reconhecer aquilo.

A psicologia cognitiva demonstra que os processos de memória podem ser subdivididos em três operações básicas: codificação (entrada), armazenamento (manutenção) e evocação (acesso e produção) cada uma representando um estágio no processamento da memória.

A memoria funciona em etapas , são elas : codificação, armazenamento de curto e longo prazo e recuperação. Além disso existem tipos de memorias como , a de curto prazo, longo prazo , explicita e episódica.

A memória é a capacidade de armazenamento e recuperação das informações!

PreviousPage 21 of 51Next