Desafio
Citação de Renata Marcelo dos Santos de Almeida em novembro 26, 2025, 11:44 pmSegundo a perspectiva psicanalítica de Sigmund Freud, o comportamento das crianças menores de cinco anos pode ser compreendido pela dinâmica entre id, ego e superego. Nessa fase do desenvolvimento, o id é a estrutura psíquica predominante. Ele busca satisfação imediata dos desejos e não considera regras, limites ou consequências — por isso as crianças brigam, disputam e pegam os brinquedos umas das outras impulsivamente.
O ego, que mediaria esses impulsos considerando a realidade, ainda está em construção, assim como o superego, que representa as normas, valores e limites sociais. Como essas duas instâncias ainda não estão desenvolvidas, as crianças não conseguem controlar seus impulsos, compartilhar espontaneamente ou resolver conflitos de forma autônoma.
Em sala de aula, portanto, as professoras devem compreender que tais comportamentos são esperados para a idade e precisam ser trabalhados com intervenções que favoreçam o fortalecimento do ego e do superego. Isso inclui: mediação de conflitos, orientação sobre regras, incentivo ao compartilhar, nomeação de emoções e construção progressiva da noção de limites.
Assim, a explicação psicanalítica mostra que o fenômeno observado não é indisciplina, mas uma etapa natural do desenvolvimento, marcada pela predominância do id e pela imaturidade das demais instâncias psíquicas.
Segundo a perspectiva psicanalítica de Sigmund Freud, o comportamento das crianças menores de cinco anos pode ser compreendido pela dinâmica entre id, ego e superego. Nessa fase do desenvolvimento, o id é a estrutura psíquica predominante. Ele busca satisfação imediata dos desejos e não considera regras, limites ou consequências — por isso as crianças brigam, disputam e pegam os brinquedos umas das outras impulsivamente.
O ego, que mediaria esses impulsos considerando a realidade, ainda está em construção, assim como o superego, que representa as normas, valores e limites sociais. Como essas duas instâncias ainda não estão desenvolvidas, as crianças não conseguem controlar seus impulsos, compartilhar espontaneamente ou resolver conflitos de forma autônoma.
Em sala de aula, portanto, as professoras devem compreender que tais comportamentos são esperados para a idade e precisam ser trabalhados com intervenções que favoreçam o fortalecimento do ego e do superego. Isso inclui: mediação de conflitos, orientação sobre regras, incentivo ao compartilhar, nomeação de emoções e construção progressiva da noção de limites.
Assim, a explicação psicanalítica mostra que o fenômeno observado não é indisciplina, mas uma etapa natural do desenvolvimento, marcada pela predominância do id e pela imaturidade das demais instâncias psíquicas.
