Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 53 of 53

Na perspectiva psicanalítica freudiana, o comportamento das crianças menores de cinco anos — como a dificuldade em compartilhar brinquedos — pode ser explicado pelasfases do desenvolvimento psicosexual propostas por Sigmund Freud.

Nessa faixa etária, as crianças estão geralmente entre as fases anal de 1 a 3 anos e fálica de 3 a 6 anos. Nesses períodos, o ego ainda está em formação e o id (parte impulsiva e instintiva da mente) é predominante. Isso significa que a criança busca satisfazer seus desejos imediatos sem considerar regras sociais ou as necessidades dos outros. Por isso, é comum o comportamento de posse, de querer o brinquedo “só pra si”, mesmo que exista outro igual.

A dificuldade em compartilhar é, portanto, um reflexo natural do egocentrismo infantil e da imaturidade emocional nessa etapa do desenvolvimento. A criança ainda está aprendendo a lidar com sentimentos como frustração, espera e empatia.

Em sala de aula, o papel do professor (com base nessa visão psicanalítica) é acolher e compreender esses comportamentos, não como “birras” ou “falta de educação”, mas como parte do processo de formação da personalidade.


O educador deve ajudar a criança a reconhecer e nomear seus sentimentos, estabelecer limites de forma afetiva, e oferecer situações de convivência que incentivem o respeito ao outro e a cooperação. Com o tempo, à medida que o ego se fortalece, a criança passa a compreender melhor as regras sociais e a compartilhar de forma mais espontânea.

PreviousPage 53 of 53