Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Personalidade, caráter e éticaDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 34 of 34

O temperamento são as raízes tendências comportamentais, emocionais e cognitivas geneticamente herdados, estas podem ser modificadas pelo ambiente, a educação, a criação, as interações com as pessoas ao redor, resultando no caule a personalidade. A copa é o caráter  é um conjunto de aprendizagens relacionado às regras de conduta moral que norteiam a sociedade. Ou seja, tem a ver com o desenvolvimento moral e ético do indivíduo.

a) A situação descrita apresenta um caso de interação social por meio de participação ou mediação? Justifique.

A situação descrita apresenta um caso de interação social por meio de mediação. O professor Pedro está mediando o processo de aprendizagem de André ao ensinar frações. Pedro utiliza seu conhecimento e habilidades para facilitar a compreensão de André, que por sua vez, está participando ativamente do processo ao estudar as frações. Essa mediação é essencial para que André possa aprender de maneira eficaz, mostrando que a interação social ocorre por meio da transmissão de conhecimento e suporte.

b) Por que é importante identificar o tipo de interação em casos como esse?

Identificar o tipo de interação é importante porque ajuda a compreender os papéis e dinâmicas envolvidas no processo de aprendizagem. Saber se a interação ocorre por meio de mediação ou participação direta permite ajustar as estratégias educacionais de acordo com as necessidades dos alunos. No caso de mediação, como o descrito, é fundamental que o mediador (professor) utilize métodos que facilitem a compreensão e engajem o aluno, enquanto que em situações de participação direta, o foco pode estar na autonomia do aluno e em sua capacidade de explorar e descobrir novos conhecimentos por conta própria.

c) Descreva os sistemas entrelaçados de comportamento nessa situação.

Os sistemas entrelaçados de comportamento nessa situação incluem:

  • Comportamento do professor Pedro:
    • Contexto: Aula de matemática.
    • Ação: Ensinar frações.
    • Consequência: André aprende frações.
  • Comportamento de André:
    • Contexto: Aula de matemática.
    • Ação: Estudar frações.
    • Consequência: Aprender frações.

Esses sistemas estão entrelaçados porque o comportamento do professor Pedro influencia diretamente o comportamento de André. A eficácia do ensino de Pedro (ação) resulta no aprendizado de André (consequência), enquanto o empenho de André em estudar (ação) resulta no sucesso do ensino de Pedro (consequência). Assim, ambos os comportamentos são interdependentes e formam um ciclo de interação contínuo e colaborativo.

PreviousPage 34 of 34