Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Personalidade, caráter e éticaDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 35 of 38Next

Temperamento: Imagine uma pessoa que é naturalmente extrovertida, sempre buscando interagir com os outros em festas e eventos sociais. Esse traço de personalidade é influenciado pelo temperamento inato, que pode ser mais inclinado a ser extrovertido desde o nascimento.

Caráter: Suponha que alguém cresceu em um ambiente onde a honestidade e a integridade eram altamente valorizadas. Essa pessoa aprendeu a ser honesta, mesmo quando ninguém está olhando. Aqui, o caráter é moldado pelas experiências e valores adquiridos.

Personalidade: Uma pessoa com uma personalidade otimista sempre vê o lado positivo das situações. Ela pode sorrir com frequência, ser encorajadora e motivadora para os outros. Esses comportamentos visíveis são parte da personalidade.

Lembre-se de que esses conceitos estão interligados e podem se sobrepor, mas cada um desempenha um papel diferente na formação de quem somos.

Temperamento: Imagine uma pessoa que é naturalmente extrovertida, sempre buscando interagir com os outros em festas e eventos sociais. Esse traço de personalidade é influenciado pelo temperamento inato, que pode ser mais inclinado a ser extrovertido desde o nascimento.

Caráter: Suponha que alguém cresceu em um ambiente onde a honestidade e a integridade eram altamente valorizadas. Essa pessoa aprendeu a ser honesta, mesmo quando ninguém está olhando. Aqui, o caráter é moldado pelas experiências e valores adquiridos.

Personalidade:Uma pessoa com uma personalidade otimista sempre vê o lado positivo das situações. Ela pode sorrir com frequência, ser encorajadora e motivadora para os outros. Esses comportamentos visíveis são parte da personalidade. Lembre-se de que esses conceitos estão interligados e podem se sobrepor, mas cada um desempenha um papel diferente na formação de quem somos.

No meu ponto de vista, a copa da árvore simboliza a personalidade de um indivíduo, pois é aquilo que fica mais visível, já o tronco simboliza o caráter, que dá sustentação e molda a copa ( personalidade) e a raiz seria o temperamento, o que ,na verdade, vai definir toda a árvore.

No exemplo que nos foi apresentado para análise comparativa podemos tirar a seguinte conclusão: A personalidade é a parte mais visível da árvore que seria sua copa. O Tronco está ligado ao caráter da pessoa.  O mesmo dá sustentação para a personalidade. As raízes sai tidos os valores que nos foram dados por nossos antepassados. São estes que nós dão fixação perante a sociedade.

Temperamento é a raiz da árvore é nossa essência, herança.

Caráter é o caule, é o que sustenta a personalidade, pode ser mudado conforme experiências.

Personalidade é a copa da árvore, aquilo que fica visível, a parte que mostra a pessoa como ela é

Só meu modo de ver fica assim:

Raiz- a origem, o início de toda árvore e vida, parte herdada... TEMPERAMENTO

Caule ou troco -  o tipo de árvore que é, o que me define, quem eu sou de verdade,  PERSONALIDADE

Copa - folhas e frutos o que eu posso ou não produzir...que pode ser mudado segundo as circunstâncias (variações de épocas e estações) pode ser podado, ou seja, modificado.  Caráter

O temperamento seria a copa da árvore, a parte que chama mais a atenção no indivíduo, já a personalidade seria o caule, tem que ser forte pra se auto sustentar e o caráter seria as raízes, que é a base para a boa formação do ser humano.

Da mesma forma que uma árvore precisa de sua raiz, caule e copa para crescer saudável, em minha analogia, o desenvolvimento humano também requer a interação entre temperamento, personalidade e caráter.

A raiz pode ser comparado ao caráter, que é a essencial para a fixação e crescimento da pessoa. Representa os valores, princípios e ética que sustentam nossa conduta e decisões.

O caule está relacionado ao temperamento que é a base, o suporte que sustenta as características da personalidade. Assim como o caule fornece sustentação aos galhos e folhas, o temperamento influencia na maneira que reagimos a estímulos e situações.

A copa de uma árvore é o que vemos primeiro, assim como a personalidade é a parte mais visível e aparente de uma pessoa.

A personalidade de cada pessoa se dá através da criação, das experiências e do meio. Comparando a árvore que tem partes fundamentais para o desenvolvimento.

A COPA DA ARORE SIMBOLIZA TUDO O QUE E VISTO DE FORA , A NOSSA IMAGEM .

O CAULE E COMO SE FOSSE A NOSSA FORCA DE VONTADE.

AS RAIZES SAO NOSSA CRIACAO A FORMA QUE VIVEMOS A VIDA NOSSA ETICA , NOSSA MORAL . SAO OS CONCEITOS QUE LEVAMOS PARA NOSSA VIDA POR ISTO AS RAIZES ESTAO FIXAS NO CHAO.

A personalidade de um indivíduo muitas vezes pode ser interpretada como a parte mais visível de um ser humano.

PreviousPage 35 of 38Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱