Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Cultura, personalidade e percepçãoDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 26 of 35Next

Juliana ao olhar no espelho percebe que estava ficando velha e sentiu a sensação de ser velha.

sobre os conceitos de sensação e percepção aplicados à imagem fornecida, vamos analisar cada aspecto conforme a descrição das irmãs e a reação de uma delas ao se olhar no espelho:

 

a) **Sensação:** O fenômeno da sensação pode ser identificado no momento em que Juliana se olha no espelho e fisicamente vê a imagem refletida. A sensação é o processo pelo qual nossos órgãos sensoriais (neste caso, os olhos) respondem a estímulos externos e transmitem esses dados ao cérebro em forma de sinais nervosos. A característica definidora desse fenômeno que permite sua identificação é a capacidade de resposta sensorial direta e imediata ao estímulo visual.

 

b) **Percepção:** O fenômeno da percepção pode ser identificado quando Juliana interpreta emocionalmente o que vê no espelho, expressando tristeza e frustração por sua aparência. Percepção envolve a interpretação, pela mente, dos sinais sensoriais recebidos, dependendo de memórias prévias, expectativas e do contexto cultural. A característica definidora desse fenômeno é a interpretação subjetiva e integrativa dos dados sensoriais. A forma como a cultura medeia esse processo está em como Juliana conhece e internaliza os padrões de beleza e expectativas estéticas, influenciando como ela se percebe e reage emocionalmente ao reflexo no espelho. A tristeza pode surgir de uma comparação com padrões culturais de beleza que ela sente que não atende ou pela valorização da juventude dentro do contexto cultural.

A sensação se deu ao se olhar no espelho e ver sua imagem, já a percepção se deu ao contemplar traços que denotam o avançar da idade, isto é, o envelhecimento.

Juliana ao perceber ao olhar no espelho que estava ficando velha, sentiu a sensação de ser velha, isso contradiz com o ideal de beleza imposto pela sociedade, sendo uma avaliação cultura.

a)  A sensação trata-se de um processo de detecção dos estímulos físicos e da transmissão desses estímulos para o cérebro, sendo assim, a Juliana vivencia a sensação por meio dos sentidos, como a visão ao olhar-se no espelho.

b) A percepção consiste na interpretação das sensações (estímulos). Para perceber algo, é necessário que o sujeito analise e interprete o estímulo, sendo assim, Juliana teve o contato visual com o espelho, cujo estímulo foi levado ao cérebro e então processado, organizado e interpretado, como uma percepção da velhice. Além disso, o fator cultural influencia em compreender que as linhas de expressão são indicadores da idade.

Juliana através de seus sentidos observa o ambiente , sociedade ou cultura em que está inserida e sente que está ficando mais velha. Seus sentidos definem interna e externamente que vai entrar na terceira idade como sua irmã. No conceito de percepção ela vê sua imagem no espelho e percebe que começam a aparecer rugas e linhas de expressão. Verifica-se que observou o conceito de percepção pela sua imagem e da irmã mais velha.

"A cultura está presente na vida das pessoas de uma maneira consistente, impactando, inclusive, na personalidade de quem faz parte da sociedade (GAZZANIGA; HEATHERTON;
HALPERN, 2018; MARTINS, 2004)."  A cultura atual, valoriza muito a estética perfeita para  se viver em sociedade ,o padrão é exigente e elevado , sendo insustentável para o bem estar psicologico interferindo diretamente na auto-estima . Além do mais;a cultura vem influenciar nossa personalidade; ditando  os comportamentos e reações adequados dentro de diferentes situações,já que ela serve como um referencial; a pessoa sempre avalia as situações a partir do seu referencial cultural .

As pessoa que busca auto-conhecimento, adquire capacidade de nao sofrer tanta influencia em sua auto-estima e valor próprio; ou aprende a dosar as interferências, compreende bem cada etapa e fase da vida. Existem pessoas mais influênciáves pela cultura, outras nem tanto,dependendo da personalidade  absorvem mais  valores culturais, não dando atenção ao valor intrínseco propriamente de um ser humano .

Nossas sensações se iniciam por meio de estímulos externos, já a perceção é quando nossa cognição interpreta a sensação que tivemos pelo estímulo recebido.

As mulheres, independente da idade, e os homens também; mas as mulheres neste caso; recebem estímulos constantes de padrões de beleza de acordo com a cultura de uma determinada sociedade.Pode-se dizer  que ; grande parte segue estes padrões de forma consciente ou incosciente.Nossa percepção sofre interferencia da cultura.

Então uma determinada mulher, acaba em seguir padrões que podem muitas vezes serem padrões positivos ou negativos quando interfere na auto-estima e na percepção da realidade de si mesma. Nossa vida passa por diversas etapas, uma hora jovem outra hora já estamos com idade avançada muitas vezes a realidade entristece-nos, por não termoa as mesmas vantagens de um jovem por exemplo. Neste exemplo da '"Juliana", ela tem considerado a Carla sua irmã, como "velha e feia" e fica também apreensiva com o chegar da própria idade.Quando ela se olha no espelho percebe suas rugas no rosto e fica triste. A forma como Juliana interpreta a realidade da vida , interfere no valor que dá a si mesma de acordo com o estímulo externo vindo da cultura da sociedade ela acaba assim também interpretando os outros.

Acredito que Juliana tem a "sensação" quando observa sua irmã considerando ela  como "velha e feia".Juliana tem a "percepção" quando se olha no espelho e começa a perceber sinais de rugas e sua aparência já não é a mesma de antes.

A perceção da Juliana é fortemente influenciada pelo padrão cultural de beleza da sociedade; nisto ela depositou o valor dela; acreditando que poderá não ter as mesmas vantagens como antes Acredito que Juliana precisa de auto-conhecimento, reconhecer seus talentos e valores e aceitar as fases normais da vida aproveita-las positivamente; pois a vida tem seus encantos em todas as fases.

O fenômeno da sensação se inicia, quando os sentidos de Juliana, detectam a informação de que Carla, sua irmã, está velha e feia. O fenômeno da percepção se dá, quando Juliana se olha no espelho e percebe suas rugas, a textura de sua pele, sinais e linhas em seu rosto, principalmente na região dos olhos. A cultura do corpo perfeito e ideal, sempre foi determinante para influenciar a atitude da maioria das mulheres na sociedade, causando consequências muitas vezes graves, como a anorexia por exemplo.

A sensação  acontece quando ela olha no espelho, pois a mesma , acontece quando os sentidos são acionados , porém,  a percepção  acontece por meio da interação com a irmã ,  e a conclusão de seus pensamentos  ao encarar suas rugas

O corpo em seu significado é, antes de tudo, resultante de fatores socioculturais, cuja construção se faz de modo interdependente do meio de interação, desse modo reflete a beleza ressaltada num contexto. Se as mulheres sexagenárias pela sensibilidade captam os sentimentos presentes, no momento contemporâneo de culto ao corpo jovem, é de se imaginar que o corpo velho é estigmatizado. Então, o juízo de gosto acerca da beleza corporal não segue o rigor kantiano, tampouco está alinhado ao que a sociedade estabelece como modelo de beleza corporal: o corpo jovem, escultural e de formas bem definidas. A beleza está naquilo que se julga agradável de ver, sentir e observar.

abraços

PreviousPage 26 of 35Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱