Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Cultura, personalidade e percepçãoDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 32 of 35Next

Juliana teve a sensação de estão envelhecendo, ela já teme a velhice , pois sempre tem observado isso em sua irmã mais velha, vem em seguida a percepção o inevitável: a tão temida velhice.

Boa tarde.

Quando ela olhou para a irmã e percebeu os traços da da idade, imediatamente ela teve a sensação de estar envelhecendo também.

Quando ela diz "a a velhice está chegando olhem as rugas" notamos a presença da percepção. Ela olhou as rugas e identificou características de uma mulher idosa.

 

Sensação que estava ficando velha e percepção da textura na pele.

A Juliana usa o sentido da sua visão para e através das informação do que está vendo no espelho, ela detecta e lança esses estimulo para seu cérebro. Ao perceber que já tem alguns traços da idade Juliana já entra em desespero, pois interpreta o que esta vendo no espelho algo ruim e desesperadora.

Através da cultura, ( irmãs) ela teve a sensação assim que olhou para o espelho ( estímulo físico) transmitiu esse estímulo para o cérebro e interpretou ( percepção) que estava ficando velha.

A) A situação descrita acontece ao Juliana se olhar no espelho.

B) Já a percepção acontece qdo Juliana da um sentido para o estímulo da visão., daquilo que ela viu.

Processos de Socialização: A socialização cultural molda a percepção e a personalidade. As normas e valores culturais orientam como os indivíduos interpretam experiências e interagem com o ambiente, influenciando o desenvolvimento da personalidade. Experiências e Interpretações: A percepção de experiências culturais (como rituais, tradições e interações sociais) influencia a forma como os indivíduos desenvolvem traços de personalidade e suas respostas emocionais. Adaptação Cultural: Indivíduos podem adaptar suas percepções e traços de personalidade com base nas demandas culturais e sociais ao longo de sua vida. Isso significa que a personalidade e a percepção podem evoluir em resposta a mudanças culturais e experiências pessoais.

A sensação é o primeiro contato de estímulos com o organismo. Então a Juliana ao se vê diante do espelho físico, mas também olhando sua irmã, sente que sua pele está com algumas rugas. Assim, como a percepção é um processo organizacional, e para perceber é necessário que analise e interprete o estímulo, desse modo a Juliana se percebe envelhecendo e relaciona sua percepção com o meio em que está inserida, relativizando sua imagem com os padrões da sociedade, que por sua vez, usam medidas exigentes onde  a mulher para ser valorizada, tem que ser bonita e magra.

Infelizmente foi assim e continuará, penso que não é só sobre a sociedade cobrar padrões e sim as próprias pessoas. A questão desta a mulher, mas eu vejo de uma forma mais ampla por isso me refiro a pessoas no contexto geral. Todos estamos em busca de uma beleza ou pelo menos daquilo que para nós é belo naquele momento, sim o momento e a fase define o seu comportamento. Aquilo que antes não importava agora se tornou incômodo. Pessoas com traumas trazidos lá da sua infância podem ter conflitos de identidade e não aceitação da sua aparência e acabam tomando decisões drásticas procurando mudar aquilo que ele vê no espelho, quando na verdade o que precisa ser mudado é interno.

a) Fenômeno da Sensação

A sensação ocorre quando os estímulos sensoriais são captados pelos órgãos dos sentidos e transmitidos ao cérebro. No contexto da citação, a sensação pode ser identificada no momento em que uma mulher vê imagens de mulheres jovens e magras em mídias, como revistas, televisão ou redes sociais. A característica definidora desse fenômeno é a captação dos estímulos visuais (imagens de mulheres) pelos olhos, que são então transmitidos ao cérebro para processamento.

b) Fenômeno da Percepção

A percepção é o processo pelo qual o cérebro interpreta e dá significado aos estímulos sensoriais. No contexto da citação, a percepção ocorre quando a mulher internaliza e interpreta essas imagens de mulheres jovens e magras como o ideal de beleza. A característica definidora desse fenômeno é a interpretação e atribuição de significado aos estímulos visuais, influenciada pela cultura e pelos padrões sociais. A cultura medeia a percepção ao estabelecer e reforçar esses padrões de beleza, que são internalizados pelas mulheres e influenciam como elas percebem a si mesmas.

Em resumo, a sensação é o processo de detectar estímulos físicos, enquanto a percepção envolve a interpretação e o significado desses estímulos, mediada pela cultura. A cultura não apenas influencia o que é visto (sensação), mas também como isso é interpretado e avaliado (percepção), afetando profundamente a autoimagem e a autoestima

PreviousPage 32 of 35Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱