Forum

Caminho de navegação do fórum - Você está aqui:FórumPsicanálise Integrativa: Cultura, personalidade e percepçãoDesafio
Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio

PreviousPage 8 of 33Next

RESPOSTAS ÀS QUESTÕES PROPOSTAS:-

A= Em que momento da situação descrita é possível identificar o fenômeno da sensação? Que característica definidora deste fenômeno tornou possível sua identificação?  R: A situação descrita acontece no ato de olhar no espelho. A característica que tornou possível sua identificação é a sensação oriunda dos sentidos, através da visão.

– B= Em que momento da situação descrita é possível identificar o fenômeno da percepção? Qual a característica definidora deste fenômeno e de que forma a cultura o está mediando? R: O fenômeno da percepção se torna possível de identificação, a partir do momento em que Juliana dá um sentido para o estímulo sensorial que viu. A característica definidora da percepção é o processo de interpretação de um estímulo sensorial, neste caso, sua tristeza ao perceber as linhas no seu rosto, é a interpretação que Juliana deu ao estímulo sensorial (as linhas), dando um sentido para ele. Esse sentido, destaca-se, é mediado pela cultura, que relaciona beleza à juventude e velhice à feiura.

É  atribuído um padrão de beleza mediante a cultura de cada país e uma global, sendo assim há uma procura constante de se encaixar neste modelo de beleza imposto pela sociedade.
O que de forma silenciosa e vagarosa vai corrompendo a identidade de cada individuo, fazendo com que estes vivam pelo que é imposto pela sociedade sem saber oq eu de fato quer ou ama.

Pode parecer apenas um padrão de beleza imposto, mas existem exigências para que se torne esse determinado padrão de beleza; o que consequentemente é muito arriscado pois é uma ilusão da tão mencionada "PERFEIÇÃO".

A percepção venho através da sensação de ver sua pele ficando flácida e olhos com prováveis rugas, sua interpretação da percepção se da por meio de sua cultura , onde apenas mulheres magras e jovens são bonitas

Sensação de envelhecimento, a mulher muitas vezes não aceita,se sente feia.isso meche com o psicólogo da mulher,

Foi se o tempo que o padrão de mulher magra era sinônimo de beleza,os tempos mudaram e o psiquê das pessoas também.

a) O fenômeno da sensação pode ser observado quando Juliana se olha no espelho e vê um estímulo sensorial (os sinais).

A sensação tem como característica definidora ser o primeiro contato do organismo com um estímulo, por meio de um dos cinco sentidos. No caso de Juliana, o sentido utilizado foi a visão (ela olha no espelho e vê os sinais, sendo que, apenas com o processo de sensação, ela não dá um sentido para aqueles sinais, apenas os identifica).

b) É possível identificar a percepção no momento em que Juliana dá um sentido para o estímulo sensorial que viu. A característica definidora da percepção é o processo de interpretação de um estímulo sensorial.  Note que, quando ela vê as linhas, fica triste. Nesse momento, fica claro que ela interpreta aquele estímulo sensorial (as linhas), dando um sentido para ele.Esse sentido, destaca-se, é mediado pela cultura, que relaciona beleza, juventude,velhice

Boa noite,

Sem generalizar, a sociedade tem como padrão de beleza as "qualidades" acima citada. Essa rotulação não é bem-vinda , haja ita que cada mulher em juma característica própria, e a mesma deve ser respeitada. Com o passar do tempo, todas se igualarão pelo desfiguramento da beleza, enfim. Mas, essa sim faz a diferença. Ela permanece e é o que diferencia das outras "beldades".

As irmãs estão ligadas a um padrão cultural de beleza estático, que não admite variações, nem empoderamentos. As sensações que elas têm sobre suas características pessoais são dominadas pela cultura em que estão inseridas. Quando Juliana olha no espelho, ela se vê baseada no padrão de beleza que a cultura do sul do Brasil de 2023 impõe. Juliana não tem uma personalidade que quebre esse condicionamento.

Citação de LEOPOLDO PONTES em fevereiro 15, 2023, 11:45 am

As irmãs estão ligadas a um padrão cultural de beleza estático, que não admite variações, nem empoderamentos. As sensações que elas têm sobre suas características pessoais são dominadas pela cultura em que estão inseridas. Quando Juliana olha no espelho, ela se vê baseada no padrão de beleza que a cultura do sul do Brasil de 2023 impõe. Juliana não tem uma personalidade que quebre esse condicionamento.

 

  1. O fenômeno da sensação pode ser observado quando Juliana se olha no espelho e vê um estímulo sensorial (os sinais). A sensação tem como característica definidora ser o primeiro contato do organismo com um estímulo, por meio de um dos cinco sentidos. No caso de Juliana, o sentido utilizado foi a visão (ela olha no espelho e vê os sinais, sendo que, apenas com o processo de sensação, ela não dá um sentido para aqueles sinais, apenas os identifica).
  2. É possível identificar a percepção no momento em que Juliana dá um sentido para o estímulo sensorial que viu. A característica definidora da percepção é o processo de interpretação de um estímulo sensorial. Note que, quando ela vê as linhas, fica triste. Nesse momento, fica claro que ela interpreta aquele estímulo sensorial (as linhas), dando um sentido para ele. Esse sentido, destaca-se, é mediado pela cultura, que relaciona beleza? Juventude e velhice? Feiura.
PreviousPage 8 of 33Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱