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Desafio - Módulo I

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Primeiro, deve se perguntar como é a vida de Eduardo com a família, ele se sente acolhido em casa? Eduardo tem um complexo de inferioridade e isso o faz agir de uma forma que o faz se sentir melhor que os outros, suas atitudes da-lhe a sensação de poder. Tudo que Eduardo faz de negativo é para chamar atenção para si mesmo, seu subconsciente pede ajuda.

A primeira ação em prol de ajudar Eduardo seria acolhê-lo em sua ansiedade ou dor. Em seguida, promover o encontro dele com o especialista para que ele tenha a oportunidade de falar e ser ouvido. Além disso, oferecer atividades que lhe permita sublimar este impulso agressivo em algo que seja produtivo para ele e a comunidade. E, por último conhecer e integrar o contexto familiar do adolescente.

Primeiramente; a professora deve encaminhá-lo aos profissionais, para que solicitem a presença dos pais relatando o ocorrido e uma autorização dos mesmos para uma avaliação com pedagogos ou psicopedagogos; Segundo; Após os resultados das avaliações encaninhá-lo aos profissionais, como psicólogos, psicanalistas, terapeutas, etc. ., para direcionar o indivíduo a refletir sobre suas atitudes e as consequências que refletem na falta do controle dos seus instintos.Terceira; Socializar o individuo com seu grupo escolar e de amigos na tentativa de harmonizar suas relações e assim buscar um caminho para conviver em sociedade

Provalvente ele tem algum problema relacionado a infancia, traumas, é uma forma de chamar atenção, eu iria propor uma conversa com  ele tentar entender, ouvi- lo, tentar entender o ambiente onde está inserido, e conversar com os país.

Levando-se em consideração que Eduardo já vive em uma comunidade conflituosa onde a violência e a agressividade são tidas “ comuns”, deve-se observar o quanto dessa violência e agressividade estão presentes na vivência familiar de Eduardo, posterior, em conversa aberta, buscar analisar os desejos, muitas vezes reprimidos, de Eduardo, entendendo ser esse o objeto de identificação gerador de tais atitudes, buscar conhecer seus interesses de forma diversa, como musical,esportivo, cultural, a partir daí, orientá-lo quanto a negatividade de suas ações para si e para os demais, conscientizando-o das implicações e prejuízos pessoais e legais de tais atos a curto, médio e longo prazo, em seguida apresentá-lo alternativas subliminares de atividades, positivas que atendam a suas necessidades de maneira a expressá-las de forma positiva para si e para o coletivo.

Incentivar o adolescente a expressar seus sentimentos e emoções por meio de formas artísticas, como música, pintura, escrita, teatro, dança, etc. Essas atividades podem ajudar o adolescente a lidar com as angústias, conflitos, dúvidas e desejos típicos dessa fase, além de desenvolver sua criatividade, autoestima e identidade

Estimular o adolescente a praticar esportes ou jogos que envolvam competição, cooperação, desafio e superação. Essas atividades podem ajudar o adolescente a sublimar seus impulsos agressivos, canalizando-os para ações que exigem disciplina, regras, limites e respeito, além de promoverem a saúde física e mental

Apoiar o adolescente a se envolver em projetos ou trabalhos que tenham significado e propósito para ele, que possam contribuir para sua formação pessoal e profissional, e que possam gerar reconhecimento e satisfação. Essas atividades podem ajudar o adolescente a sublimar seus impulsos sexuais, direcionando-os para metas que demandam dedicação, responsabilidade, aprendizagem e crescimento

 

 

 

 

A primeira providência seria chamar os pais e o Eduardo, para uma conversa, na tentativa de identificar como é seu ambiente e relacionamento familiar, sua relação com o mundo exterior; indicar atividades extracurriculares como esporte, cursos, atividades terapêuticas; a partir disso, observar como Eduardo reagiria e mantendo contato com os pais, e deixando Eduardo ciente de que ali é um ambiente seguro se ele precisar conversar

Como primeira ação, tentaria uma conversa livre com o jovem para entender a sua história e buscar o que há no seu inconsciente (traumas, origem da violência, o porquê da ação contra os mais novos etc).

Em seguida, analisaria por quais atividades (esportivas, artísticas, intelectuais ou religiosas) o adolescente demonstra interesse.

Por fim, criaria projetos a fim de incentivá-lo em tal atividade e, assim, amenizaria a sua dor interior, além de produzir ações em benefício da sociedade.

Como primeira ação, tentaria uma conversa livre com o jovem para entender a sua história e buscar o que há no seu inconsciente (traumas, origem da violência, o porquê da ação contra os mais novos etc).

Em seguida, analisaria por quais atividades (esportivas, artísticas, intelectuais ou religiosas) o adolescente demonstra interesse.

Por fim, criaria projetos a fim de incentivá-lo em tal atividade e, assim, amenizaria a sua dor interior, além de produzir ações em benefício da sociedade.

Eduardo poderá ter uma mudança de comportamento se envolvido nas seguintes atividades:

I. Ação/Atividade - Intelectual: Inserção de jogos, desafios, brincadeiras;

II. Ação/Atividade - Artística: Música, arte, clubes;

III. Ação/Atividade - Religiosa: Grupos de Adolescentes, Células, Ação Social.

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