Desafio - Módulo II
Citação de Camila em julho 27, 2022, 1:28 pmDada a situação do menino que não se reconhece no espelho é interessante ressaltar que o mesmo não teve a sua imagem corporal e provavelmente o seu "eu" individualizado. Algumas hipóteses podem ocorrer, como: seus cuidadores não o tratam como indivíduo único, sempre atrelando sua imagem ao irmão, os vestem de forma igual e não destacam suas características singulares. Assim, para o menino que olha no espelho, ele se torna uma extensão de seu irmão, o que dificulta sua constituição psíquica.
Dada a situação do menino que não se reconhece no espelho é interessante ressaltar que o mesmo não teve a sua imagem corporal e provavelmente o seu "eu" individualizado. Algumas hipóteses podem ocorrer, como: seus cuidadores não o tratam como indivíduo único, sempre atrelando sua imagem ao irmão, os vestem de forma igual e não destacam suas características singulares. Assim, para o menino que olha no espelho, ele se torna uma extensão de seu irmão, o que dificulta sua constituição psíquica.
Citação de Wesley Johampyter Gomes Tavares em julho 27, 2022, 5:54 pmDiante do ocorrido percebe-se que no subconsciente da criança eles ainda estão totalmente ligados, como se de fato eles fossem um espelho do outro, o interessante a se fazer nessa situação é que os pais fizessem atividade individuais com os filhos e um momento após juntassem as crianças no mesmo ambiente, para que eles possam entender que apesar de serem gêmeos eles são independentes um do outro. Outra intervenção interessante seria trazer alguma outra criança para poder participar desse momento lúdico.
Diante do ocorrido percebe-se que no subconsciente da criança eles ainda estão totalmente ligados, como se de fato eles fossem um espelho do outro, o interessante a se fazer nessa situação é que os pais fizessem atividade individuais com os filhos e um momento após juntassem as crianças no mesmo ambiente, para que eles possam entender que apesar de serem gêmeos eles são independentes um do outro. Outra intervenção interessante seria trazer alguma outra criança para poder participar desse momento lúdico.
Citação de Erika em julho 28, 2022, 2:39 pmO menino está no estágio do espelho como identificação. E ao olhar o espelho ao invés de se ver, ele pensa que é o irmão. E acredito que por ter um irmão muito parecido com ele esse fato pode prejudicar sua individualidade em desenvolvimento.
O menino está no estágio do espelho como identificação. E ao olhar o espelho ao invés de se ver, ele pensa que é o irmão. E acredito que por ter um irmão muito parecido com ele esse fato pode prejudicar sua individualidade em desenvolvimento.
Citação de Kaessa em julho 28, 2022, 4:06 pmO físico é igual mas as características são diferentes, um irmão é mais descolado, alegre, interativo, já o outro é mais sério, fechado.
O físico é igual mas as características são diferentes, um irmão é mais descolado, alegre, interativo, já o outro é mais sério, fechado.
Citação de Kaessa em julho 28, 2022, 4:11 pmO físico é igual mas as características são diferentes, um irmão é mais descolado, alegre, interativo, já o outro é mais sério, fechado.
O físico é igual mas as características são diferentes, um irmão é mais descolado, alegre, interativo, já o outro é mais sério, fechado.
Citação de Roberto Bassi em julho 28, 2022, 5:10 pmÉ justamente este o conceito do espelho, para a criança em desenvolvimento, pois o não reconhecimento de si faz parte do seu desenvolvimento, não se reconhece como ser único. Até mesmo no primeiro contato com a mãe e a explicação do fato, não há o reconhecimento, visto ser sua primeira experiencia de Ego. Por estarem sempre juntos, o irmão era o espelho reativo de si mesmo.
É justamente este o conceito do espelho, para a criança em desenvolvimento, pois o não reconhecimento de si faz parte do seu desenvolvimento, não se reconhece como ser único. Até mesmo no primeiro contato com a mãe e a explicação do fato, não há o reconhecimento, visto ser sua primeira experiencia de Ego. Por estarem sempre juntos, o irmão era o espelho reativo de si mesmo.
Citação de vinicius melo em julho 28, 2022, 6:26 pmNo caso estudado, o Eu não esta apenas no âmbito imaginário, uma vez que a criança enxerga seu irmao gêmeo como sendo seu próprio eu
No caso estudado, o Eu não esta apenas no âmbito imaginário, uma vez que a criança enxerga seu irmao gêmeo como sendo seu próprio eu
Citação de santospolyanna em julho 28, 2022, 9:35 pmIsso aconteceu porque o irmão ainda não está inserido no mundo atual com sua própria imagem pessoal do eu, sua inserção do mundo começou quando ele se observou no espelho e ali ele descobriu que aquele reflexo era dele.
Isso aconteceu porque o irmão ainda não está inserido no mundo atual com sua própria imagem pessoal do eu, sua inserção do mundo começou quando ele se observou no espelho e ali ele descobriu que aquele reflexo era dele.
Citação de Graciana2013 em julho 29, 2022, 12:55 am
- A criança vê no outro seu eu , seu reflexo, a semelhança e ainda no estágio do espelho fica sinda mais difícil o seu próprio reconhecimento, e espelha se em seu irmão, e a ligação entre eles fica complexa
- A criança vê no outro seu eu , seu reflexo, a semelhança e ainda no estágio do espelho fica sinda mais difícil o seu próprio reconhecimento, e espelha se em seu irmão, e a ligação entre eles fica complexa
Citação de Graciana2013 em julho 29, 2022, 12:59 amUma relação quase que inseparável, quando já no estágio do espelho vê o reflexo de si em seu irmão, e suas ações e percepções se conectam pela semelhança física
Uma relação quase que inseparável, quando já no estágio do espelho vê o reflexo de si em seu irmão, e suas ações e percepções se conectam pela semelhança física