Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo II

PreviousPage 250 of 416Next

Bom no caso dos irmãos,  é notório a falta que o irmão senti do outro , e por sua vez , a mãe talvez não tenha conversado a respeito de separação,  por serem pequenos,  construímos nossa personalidade desde pequeno até os 12 anos,  nesse tempo devemos ensinar e aprender , quem somos nós,  como devemos agir quando somos rejeitados , ou simplesmente levamos um não,  para que assim possamos lidar com os problemas futuros.  os irmãos são gêmeos,  ficou claro que eles nem se reconhecem de fato ,e que ainda não estão acostumados a ficarem sozinhos e solitários . a convivência a conversa é o relacionamento ajudam muito na construção do "Eu".

Uma figura que nós mostra imagem, semelhança porém entusiasmo diferente, entusiasmo esse que faz a presença de um lindo cão tirar  o sorriso e ao mesmo tempo não provocar uma reação semelhante a de seu irmão; isso provando para nós que aquilo que pode ser o máximo para você às vezes não tem tanta relevância para o seu próximo, e vice-versa.

Ao nos depararmos com essa cena, podemos perceber que a criança que aparentemente não está feliz, ainda não entendeu que seu irmão é outro e não ele mesmo, trazendo a ele um certo desconforto ao pensar que ele precisa fazer tudo o que o irmão faz, sem poder fazer suas próprias escolhas.

Ele pensou que a sua imagem fosse o irmão,que estava acostumado a ver..a mãe tem que explicar que  são gêmeos idênticos.. mas cada um com a sua vida independente...

 

 

 

Podemos explicar como uma dependência emocional dos irmãos, são pessoas dependentes e ainda não aprenderam que são seres diferentes e não apenas um reflexo no espelho. Os pais deveriam praticar atividades individuais com os gêmeos, para evitar futuramente uma angústia de separação tardia e brusca.

Caracteriza-se a fase do espelho descrito por Lacan. Em que a criança não tem nenhuma formação anterior que a possibilite a “interpretar” sua imagem refletida ali. É justamente nesse momento em que essa imagem é simbolizada, construída e a partir dela advém o surgimento do eu.
A linguagem segundo Dolto, que permeia a imagem corporal pré consciente , pois a imagem corporal é inconsciente. Mas a palavra que determina, nomeia, e que cria os lapsos de memória. Porém a linguagem mesmo com suas especificações, jeitos , mímicas não substituem a “verdadeira imagem simbolizada”, isto é, imagem corporal inconsciente.

Explicaria que apesar de serem  semelhante na aparência ambos são pessoas distintas, que tem desejos e gostos diferente. O ajudaria a pensar nas coisas que ele o irmão tem de diferente, para que ele perceba que realmente não são um só.

O irmão que ficou sozinho ainda não consegue distinguir a realidade de imaginação e por não saber a existência de sua própria imagem, acreditava estar na frente de seu irmão.

No caso dos gêmeos podem enfrentar uma sensação de desamparo quando nascem, pois ainda estão completamente dependentes dos cuidados de um adulto para sobreviver, mas no entanto, a presença do outro gêmeo pode proporcionar algum conforto e familiaridade já que eles tem um vínculo único desde o útero.

Mas por outro lado, a presença de um irmão gêmeo também pode gerar competição e rivalidade, especialmente em relação a  atenção e recursos por parte dos pais. Isso pode complicar ainda mais a experiência de desamparo, pois os gêmeos podem se sentir deixados de lado em favor do outro.

E como cada caso é único ,a experiência de desamparo dos gêmeos pode variar dependendo de vários fatores: como o ambiente familiar, a qualidade dos cuidados recebidos e a dinâmica entre os irmãos.

A história ficou sem sentido para mim. Falta uma parte da história, a mãe sai para levar um dos filhos a escola, em seguida a próxima imagem já mostra o outro gêmeo que ficou olhando para o espelho com tom de súplica, na minha interpretação, ele estava agindo como se aquela imagem fosse o irmão dele. O fato  de ele querer brincar desta forma demonstra a angustia que ele está sentindo ao ficar longe do irmão.

PreviousPage 250 of 416Next