Desafio - Módulo II
Citação de Adriana Presta em julho 15, 2024, 12:19 pmPela ligação que existe desde o ventre e pelo fato de fazerem tudo juntos, não houve uma diferenciação entre eles, que se identificam como sendo um. Dessa forma, ao se ver no espelho, tem a ideia de estar vendo seu irmão. Deve-se, nesse caso, realizar atividades individuais, para que cada um possa trabalhar suas identidades, trabalhando suas individualidades. Cada um como ser único, com suas características próprias, pois apesar de serem idênticos fisicamente, são seres com características psíquicas diferentes.
Pela ligação que existe desde o ventre e pelo fato de fazerem tudo juntos, não houve uma diferenciação entre eles, que se identificam como sendo um. Dessa forma, ao se ver no espelho, tem a ideia de estar vendo seu irmão. Deve-se, nesse caso, realizar atividades individuais, para que cada um possa trabalhar suas identidades, trabalhando suas individualidades. Cada um como ser único, com suas características próprias, pois apesar de serem idênticos fisicamente, são seres com características psíquicas diferentes.
Citação de Jussara Elias da Silva em julho 15, 2024, 2:17 pmAo se olhar no espelho, ele não se identifica, pois o que ele vê no espelho é a imagem do irmão
Algo que vem desde o ventre da mãe, que ao longo do tempo será entendido que cada um é um
Ao se olhar no espelho, ele não se identifica, pois o que ele vê no espelho é a imagem do irmão
Algo que vem desde o ventre da mãe, que ao longo do tempo será entendido que cada um é um
Citação de Miriam Gomes em julho 15, 2024, 5:49 pmA situação dos gêmeos pode ser explicada pela importância do vínculo com o outro na constituição do eu, conforme proposto por Lacan. A angústia do menino se deve à separação de seu irmão gêmeo, que é parte integral de sua identidade e experiência de si mesmo. O comportamento do menino reflete a necessidade de reconectar-se com essa parte essencial de sua identidade para aliviar a angústia e sentir-se completo.
A situação dos gêmeos pode ser explicada pela importância do vínculo com o outro na constituição do eu, conforme proposto por Lacan. A angústia do menino se deve à separação de seu irmão gêmeo, que é parte integral de sua identidade e experiência de si mesmo. O comportamento do menino reflete a necessidade de reconectar-se com essa parte essencial de sua identidade para aliviar a angústia e sentir-se completo.
Citação de marli fidelis em julho 15, 2024, 6:17 pmO irmão que ficou em casa pode ter sentido tanta falta do outro irmão, que imaginou ele na imagem do espelho.
O irmão que ficou em casa pode ter sentido tanta falta do outro irmão, que imaginou ele na imagem do espelho.
Citação de JULIANA LOPES DA SILVA em julho 15, 2024, 7:06 pmLevando em consideração o que estudamos, os irmãos sendo gêmeos provavelmente o menino que ficou em casa apos ver seu reflexo no espelho , não viu a si mesmo mas sim seu irmão gêmeo. Nao conseguindo ainda diferir a si do seu irmão através do espelho, não tendo criado ainda a imagem de si próprio .
Levando em consideração o que estudamos, os irmãos sendo gêmeos provavelmente o menino que ficou em casa apos ver seu reflexo no espelho , não viu a si mesmo mas sim seu irmão gêmeo. Nao conseguindo ainda diferir a si do seu irmão através do espelho, não tendo criado ainda a imagem de si próprio .
Citação de Joana Paula em julho 15, 2024, 7:08 pmO irmao que fica em casa, ainda nao tem sua propria imagem definida em sua mente. Por ser idêntico ao seu irmao, ao ver sua propria imagem no espelho acha que o seu irmão está ali. A partir daquele momento começara a entender sobre si mesmo com a intervenção de sua mae que ira explicar que aquela imagem é ele mesmo e que é igual ao seu irmã. O imaginario de sua imagem conceituada apenas por percepçoes externas e sensoriais será interiorizada a partir de entao. Estadio do Espelho
O irmao que fica em casa, ainda nao tem sua propria imagem definida em sua mente. Por ser idêntico ao seu irmao, ao ver sua propria imagem no espelho acha que o seu irmão está ali. A partir daquele momento começara a entender sobre si mesmo com a intervenção de sua mae que ira explicar que aquela imagem é ele mesmo e que é igual ao seu irmã. O imaginario de sua imagem conceituada apenas por percepçoes externas e sensoriais será interiorizada a partir de entao. Estadio do Espelho
Citação de Kesilene Sampaio Pereira em julho 15, 2024, 7:11 pmOs gêmeos são iguais fisicamente com personalidades completamente diferentes, um é mais alto astral gosta muito dos animais, tanto que tem um cachorrinho interagindo e o outro é mais sério talvez não tenha os mesmos gostos e objetivos que é normal porque cada ser humano é único na sua essência
Os gêmeos são iguais fisicamente com personalidades completamente diferentes, um é mais alto astral gosta muito dos animais, tanto que tem um cachorrinho interagindo e o outro é mais sério talvez não tenha os mesmos gostos e objetivos que é normal porque cada ser humano é único na sua essência
Citação de Dr. Henrique Alcantara em julho 15, 2024, 11:56 pmO caso dos gêmeos univitelinos idênticos revela questões psicológicas complexas. A semelhança física dificulta a diferenciação individual, gerando confusão na construção da identidade. Quando a mãe leva apenas um filho para a escola, o outro fica angustiado, suplicando para sua imagem no espelho. Ao ser acolhido pela mãe, o filho demonstra alívio, mas logo se mostra reivindicatório e depressivo, acusando o irmão. Isso indica uma disputa inconsciente por atenção e afeto materno, com o filho doente sentindo ciúmes e ressentimento. Sua reação emocional intensa revela dificuldade em lidar com os próprios sentimentos de rejeição. Para resolver essa situação, seria importante uma abordagem terapêutica que ajudasse os gêmeos a construir suas identidades individuais, lidando com os conflitos emocionais e a rivalidade fraterna, com o apoio e atenção da mãe para acolher as necessidades de cada filho.
O caso dos gêmeos univitelinos idênticos revela questões psicológicas complexas. A semelhança física dificulta a diferenciação individual, gerando confusão na construção da identidade. Quando a mãe leva apenas um filho para a escola, o outro fica angustiado, suplicando para sua imagem no espelho. Ao ser acolhido pela mãe, o filho demonstra alívio, mas logo se mostra reivindicatório e depressivo, acusando o irmão. Isso indica uma disputa inconsciente por atenção e afeto materno, com o filho doente sentindo ciúmes e ressentimento. Sua reação emocional intensa revela dificuldade em lidar com os próprios sentimentos de rejeição. Para resolver essa situação, seria importante uma abordagem terapêutica que ajudasse os gêmeos a construir suas identidades individuais, lidando com os conflitos emocionais e a rivalidade fraterna, com o apoio e atenção da mãe para acolher as necessidades de cada filho.
Citação de lannabruna em julho 16, 2024, 3:24 pmEmbora não haja definição da idade dos gêmeos podemos associar essa situação ao estádio do espelho de Lacan, mais precisamente em seu terceiro momento onde a criança é capaz de se identificar. Como o gêmeo conhece bem o irmão idêntico acaba por confundi-lo com sua própria imagem refletida. Lacan explica conforme a teoria freudiana de como o eu é constituído e o estádio do espelho demonstra que essa não parte de um amadurecimento biológico, mas se constitui pela intermediação de uma relação em que o eu se apresenta precipitado, com o resultado, nesse caso específico o eu conhecido se da por meio da imagem idêntica ao outro.
Embora não haja definição da idade dos gêmeos podemos associar essa situação ao estádio do espelho de Lacan, mais precisamente em seu terceiro momento onde a criança é capaz de se identificar. Como o gêmeo conhece bem o irmão idêntico acaba por confundi-lo com sua própria imagem refletida. Lacan explica conforme a teoria freudiana de como o eu é constituído e o estádio do espelho demonstra que essa não parte de um amadurecimento biológico, mas se constitui pela intermediação de uma relação em que o eu se apresenta precipitado, com o resultado, nesse caso específico o eu conhecido se da por meio da imagem idêntica ao outro.
Citação de Maria de Araujo dos Santos Monteiro em julho 16, 2024, 4:15 pmEm relação
Aos gêmeos.
A formação do eu já vem desde o ventre e como se ocorreu o nascimento
Ao observar a imagem
De um alegre e o outro
Triste algo pode te ocorrido para que ele esteja reagindo com tristeza .
Em relação
Aos gêmeos.
A formação do eu já vem desde o ventre e como se ocorreu o nascimento
Ao observar a imagem
De um alegre e o outro
Triste algo pode te ocorrido para que ele esteja reagindo com tristeza .