Desafio - Módulo III
Citação de Girlanio Castelo Dias em setembro 11, 2023, 4:27 pmAcredito que o mecanismo de defesa seja a identificação projetiva. Pois uma parte de sua personalidade é projetada no objeto externo.
Acredito que o mecanismo de defesa seja a identificação projetiva. Pois uma parte de sua personalidade é projetada no objeto externo.
Citação de Rogerio Adriano Pinto em setembro 11, 2023, 9:05 pmCitação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:11 amFreud então se pergunta: “O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?”
Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, qual hipótese você poderia assinalar ou a que mecanismo Freud está se referindo????????
O indivíduo esquizofrênico exemplificado por Freud não conseguiu desenvolver uma imagem própria, ou não aceita a sua própria imagem e, para superar esta frustração constrói uma outra história de si a tal ponto de ser dominada por ela. A sua libido está em ser o "presidente", o seu ego foi dominado por esse desejo e por isso é tal difícil o individuo aceitar passar pelo processo de análise.
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:11 amFreud então se pergunta: “O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?”
Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, qual hipótese você poderia assinalar ou a que mecanismo Freud está se referindo????????
O indivíduo esquizofrênico exemplificado por Freud não conseguiu desenvolver uma imagem própria, ou não aceita a sua própria imagem e, para superar esta frustração constrói uma outra história de si a tal ponto de ser dominada por ela. A sua libido está em ser o "presidente", o seu ego foi dominado por esse desejo e por isso é tal difícil o individuo aceitar passar pelo processo de análise.
Citação de Gisele Guimaraes em setembro 12, 2023, 2:58 amO esquizofrênico sobre traumas durante a formação do eu-ideal, sendo assim ele deixará de dirigir sua libido ao mundo externo, ou seja, ás pessoas ou coisas que amava. A perda da realidade pode ocorrer quando uma pessoa passa por situações traumatizantes que causam tanta excitação que o aparelho psíquico não tem condições de elaborá-las, e a representação é então rejeitada. Essa representação rejeitada não deixa de existir, porém pode retornar à consciência. Sempre que retorna, traz consigo muito sofrimento, que a pulsão de vida não é capaz de abandonar. A pulsão de morte passa então a ter mais força, e a vida já não consegue executar sua função de manter o eu coeso.
O esquizofrênico sobre traumas durante a formação do eu-ideal, sendo assim ele deixará de dirigir sua libido ao mundo externo, ou seja, ás pessoas ou coisas que amava. A perda da realidade pode ocorrer quando uma pessoa passa por situações traumatizantes que causam tanta excitação que o aparelho psíquico não tem condições de elaborá-las, e a representação é então rejeitada. Essa representação rejeitada não deixa de existir, porém pode retornar à consciência. Sempre que retorna, traz consigo muito sofrimento, que a pulsão de vida não é capaz de abandonar. A pulsão de morte passa então a ter mais força, e a vida já não consegue executar sua função de manter o eu coeso.
Citação de Diego Sousa da Cruz em setembro 12, 2023, 12:43 pmA junção do super ego e do narcisismo
A junção do super ego e do narcisismo
Citação de Cleide Pereira em setembro 12, 2023, 3:30 pmÉ um desligamento da libido juntamente com uma regressão para o ego, na qual há mecanismos que apontam em todo tempo para o retorno do reprimido, que por vezes, se realiza parcialmente e de forma inconsciente nos sintomas e nas fantasias.
É um desligamento da libido juntamente com uma regressão para o ego, na qual há mecanismos que apontam em todo tempo para o retorno do reprimido, que por vezes, se realiza parcialmente e de forma inconsciente nos sintomas e nas fantasias.
Citação de caroldsecco@gmail.com em setembro 12, 2023, 10:12 pmA hipótese que se pode ter assinalada é que o afastamento da libido dos objetos externos pode levar ao enfraquecimento do eu e à perda do contato com a realidade.
A hipótese que se pode ter assinalada é que o afastamento da libido dos objetos externos pode levar ao enfraquecimento do eu e à perda do contato com a realidade.
Citação de Andreia Munik em setembro 13, 2023, 11:25 pmPode ter ocorrido a falta de identidade, onde o id nesse caso conseguiu interferir no eu, como se tivesse falando mais alto. E a libido para ele não é por algo ou alguém, mas por ele mesmo, nesse caso se sentindo uma outra pessoa que ele não é.
Pode ter ocorrido a falta de identidade, onde o id nesse caso conseguiu interferir no eu, como se tivesse falando mais alto. E a libido para ele não é por algo ou alguém, mas por ele mesmo, nesse caso se sentindo uma outra pessoa que ele não é.
Citação de Dioneia lobo de Almeida dos santos em setembro 14, 2023, 3:30 amAcredito que o desejo retirado da realidade fica adormecido porquanto o indivíduo não o faz uso desse mecanismo pois se encontra mergulhado no seu próprio mundo de fantasia.
Acredito que o desejo retirado da realidade fica adormecido porquanto o indivíduo não o faz uso desse mecanismo pois se encontra mergulhado no seu próprio mundo de fantasia.
Citação de Robson Machado Silveira em setembro 14, 2023, 4:31 pmA esquizofrenia consiste na não estruturação do eu, onde este eu fragmentado leva a uma organização pulsional autoerótica, afastando assim, o seu eu da realidade.
A esquizofrenia consiste na não estruturação do eu, onde este eu fragmentado leva a uma organização pulsional autoerótica, afastando assim, o seu eu da realidade.
Citação de maria clari lorenzetti de barros em setembro 14, 2023, 8:49 pmPara Freud na esquizofrenia a regressão da libido passa pelo narcisismo dando origem aos fenômenos megalomaníacos, e se estende ainda mais no "completo abandono do amor objetal", em que o sujeito pode confundir a realidade com o imaginário.
Para Freud na esquizofrenia a regressão da libido passa pelo narcisismo dando origem aos fenômenos megalomaníacos, e se estende ainda mais no "completo abandono do amor objetal", em que o sujeito pode confundir a realidade com o imaginário.