Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 107 of 304Next

Acredito que o mecanismo de defesa seja a identificação projetiva. Pois uma parte de sua personalidade é projetada no objeto externo.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:11 am

Freud então se pergunta: “O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?”

Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, qual hipótese você poderia assinalar ou a que mecanismo Freud está se referindo????????

O indivíduo esquizofrênico exemplificado por Freud não conseguiu desenvolver uma imagem própria, ou não aceita a sua própria imagem e, para superar esta frustração constrói uma outra história de si a tal ponto de ser dominada por ela. A sua libido está em ser o "presidente", o seu ego foi dominado por esse desejo e por isso é tal difícil o individuo aceitar passar pelo processo de análise.

O esquizofrênico sobre traumas durante a formação do eu-ideal, sendo assim ele deixará de dirigir sua libido ao mundo externo, ou seja, ás pessoas ou coisas que amava. A perda da realidade pode ocorrer quando uma pessoa passa por situações traumatizantes que causam tanta excitação que o aparelho psíquico não tem condições de elaborá-las, e a representação é então rejeitada. Essa representação rejeitada não deixa de existir, porém pode retornar à consciência. Sempre que retorna, traz consigo muito sofrimento, que a pulsão de vida não é capaz de abandonar. A pulsão de morte passa então a ter mais força, e a vida já não consegue executar sua função de manter o eu coeso.

CINEIDE NASCIMENTO has reacted to this post.
CINEIDE NASCIMENTO

A junção do super ego e do narcisismo

É um desligamento da libido juntamente com uma regressão para o ego, na qual há mecanismos que apontam em todo tempo para o retorno do reprimido, que por vezes, se realiza parcialmente e de forma inconsciente nos sintomas e nas fantasias.

A hipótese que se pode ter assinalada é que o afastamento da libido dos objetos externos pode levar ao enfraquecimento do eu e à perda do contato com a realidade.

Pode ter ocorrido a falta de identidade, onde o id nesse caso conseguiu interferir no eu, como se tivesse falando mais alto. E a libido para ele não é por algo ou alguém, mas por ele mesmo, nesse caso se sentindo uma outra pessoa que ele não é.

Acredito que o desejo retirado da realidade fica adormecido porquanto o indivíduo não o faz uso desse mecanismo pois se encontra mergulhado no seu próprio mundo de fantasia.

A esquizofrenia consiste na não estruturação do eu, onde este eu fragmentado leva a uma organização pulsional autoerótica, afastando assim, o seu eu da realidade.

Para Freud na esquizofrenia a regressão da libido passa pelo narcisismo dando origem aos fenômenos megalomaníacos, e se estende ainda mais no "completo abandono do amor objetal", em que o sujeito pode confundir a realidade com o imaginário.

PreviousPage 107 of 304Next