Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 126 of 303Next

Com base no estudo da constituicão do Eu, a libido que foi afastada dos objetos externos foi investida no ego e nas representações de si mesmo.

Neste caso, diria que houve um deslocamento. A pessoa esquizofrênica deixou de canalizar sua libido para o mundo externo e a colocou no mundo do seu imaginário.

Após analise do conteudo de estudo pode chegar a hipotese de que este paciente estaria dentro doo que Freud descreveu como sendo Narcisimo.

Freud descrve dois tipos de Narcisimo:

Narcisismo Primirario que por sua vez pode ser a evolução do autoerotismo, sendo muitas vezes citados por Freud como ssinônimo.  vendo pela optica do autoerotismo, o  sujeito vai tomar seu corpo sendo ao mesmo tempo uma fonte da libido sexual, ou seja, o indivíduo enxerga o mundo externo como se fosse parte dele, tornando o mundo externo enexistente.

no narcisismo primario há uma indiferenciação entre o ego (eu) e a reaidade exterior entre o eu e o outro.

Narcisismo secundario pode entendido como sendo o retorno da libido, ou seja, da energia libidinal ao seu ponto de origem o ego (eu).

O afastamento do libido com mundo externa,permite ao esquizofrênico uma recusa com a realidade, como se fosse uma fulga.

classica troca de libido das coisas externas para os delirios que se torna a realidade da pessoas e  se torna dificil traze la para realidade "real".

Vejo que e o processo primário

""para aliviar a tensão,cria  uma imagem de um objeto que irá afastar a tensão ,chamado de realização objeto

Essas imagem mentais de realização do desejo são a única realidade conhecida pelo id

Oque percebemos aqui é um sintoma que se encaixa perfeitamente com o processo primário. Aqui o objeto desejado é de alguma forma realizado através de uma imagem de memória, trazendo ao indivíduo a sensação da realização de um desejo.

A conclusão é que ela seria dirigida para o ego, sendo denominada dessa forma de narcisismo. Este o narcisismo secundário. Existe a ideia de uma libido original do ego, porém esse ego precisa ser desenvolvido e é inicialmente, como sabemos, um ego corporal, encontrando-se nessa fase num estado de auto-erotismo. Freud deixa claro que é preciso uma ação específica, a qual ele chama de nova ação psíquica, a fim de provocar o narcisismo. Este o narcisismo primário.

Na esquizofrenia a libido se restringe ao eu, evidenciando, portanto, o retorno do indivíduo ao narcisismo primário, onde o eu é o único objeto de investimento e satisfação.

Na esquizofrenia a libido se restringe ao eu, evidenciando, portanto, o retorno do indivíduo ao narcisismo primário, onde o eu é o único objeto de investimento e satisfação.

PreviousPage 126 of 303Next