Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 134 of 234Next

A esquizofrenia é uma das psicopatologias dentro da estrutura psicótica.  O que acontece na psicose é que a libido retorno ao ego. Como Freud fala, por exemplo, em Luto e Melancolia que "a sombra do objeto recai sobre o eu".

Daniel cruz has reacted to this post.
Daniel cruz

Verdade

A esquizofrenia segunda a psicanálise e a diminuição de libido ou prazer do sujeito pelo mundo externo ,essa pulsão do libido é redirecionada a um objeto ou uma pessoa ou si mesmo dentro da sua fantasia, as características são megalomania e hipocondría, segundo freud nem sempre a falta de libido pode   ser  considerado o mecanismo especifico da psicose.

O paciente esquizofrênico sofre com a troca de libido, e encontra em sua mente um refúgio aonde ele pode ser quem ou oque quiser, assim sendo o id dele se realiza sendo o presidente dos EUA.

Freud teorizou sobre o que se chama libido do Ego e libido objetal, e segundo ele, quando mais empregamos um, o outro esvazia.

Para o indivíduo com Esquizofrenia, sabemos hoje que é um excesso de dopamina no cérebro que induz a pessoa para a fantasia...no caso deste, de ser o presidente. Não tem cura, mas a ciência consegue produzir medicamentos, para dar o mínimo de conforto possível.

A esquizofrenia é a grande doença da psicose. O sujeito acredita em uma realidade interna própria dele. O delírio faz parte disso. O esquizofrênico se desconecta do mundo real e leva a libido para dentro de si mesmo no lugar do eu idealizado. Idealização de si mesmo faz com que a realidade externa seja distorcida e o eu idealizado se torna de certa forma a realidade do sujeito.

Freud chega à conclusão de que “a megalomania (mania de grandeza), com as suas características de uma superestima do poder; uma crença na força mitológica das palavras e uma técnica para lidar com o mundo externo – mágica – aponta o rumo: a megalomania surge à custa da libido objetal. A libido afastada do mundo externo é dirigida para o ego e assim indica uma atitude que é o narcisismo. A crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento remete ao narcisismo primário”. (FREUD, v. XIV, p. 91)

 

Esse narcisismo primário é contemporâneo da constituição do eu. A primeira predileção amorosa das crianças ocorre entre as pessoas que as cuidam, que se preocupam com a sua alimentação, promovendo a escolha narcisista, em que a criança busca a si mesma como objeto de amor, numa etapa prematura à plena capacidade de se voltar para objetos externos. Ou seja, é pela via narcísica que nasce o “eu ideal”. É um narcisismo caracterizado por sua crença na magia das palavras e na onipotência do pensamento e pela autossuficiência. (STENNER, 2004)

Freud associou a esquizofrenia ao mecanismo psíquico de regressão. Ele sugeriu que indivíduos esquizofrênicos podem experimentar uma regressão para estágios mais primitivos do desenvolvimento psicossexual, resultando em uma retirada da libido (energia psíquica) dos objetos externos e uma intensificação do foco na vida interior. Isso pode levar a uma desconexão com a realidade e dificuldades na relação com o mundo exterior.

Citação de Deoclecio Motilia dos Santos em novembro 19, 2021, 11:32 pm

Para ele a Constituição do Eu é um Delírios, que surgem quando a pessoa acredita vivamente em algo que não é real, pelo fato dele vivenciar em sua mente um personagem que não é realmente ele, já mostra laços de distúrbios  psicológicos.

 

PreviousPage 134 of 234Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱