Desafio - Módulo III
Citação de Ester Gomes Lessa Duarte em março 28, 2024, 7:40 pmA libido afastada da coisas e pessoas nos casos de esquizofrenia é redirecionada ao próprio ego.
A libido afastada da coisas e pessoas nos casos de esquizofrenia é redirecionada ao próprio ego.
Citação de DOUGLAS TIAGO em março 29, 2024, 10:40 pmObserva que ele criou uma fantasia, assim podemos dizer que é processo primário. Criando para si o irreal.
Observa que ele criou uma fantasia, assim podemos dizer que é processo primário. Criando para si o irreal.
Citação de DOUGLAS TIAGO em março 29, 2024, 10:43 pmEntramos também na parte do narcisismo primário. Gerando assim, um faz de conta sem precedentes.
Entramos também na parte do narcisismo primário. Gerando assim, um faz de conta sem precedentes.
Citação de Claudia Moraes em março 30, 2024, 12:11 amO afastamento do objeto fará com que ele crie uma nova realidade e uma nova situação.
O afastamento do objeto fará com que ele crie uma nova realidade e uma nova situação.
Citação de Elisangela Simone Franco em março 30, 2024, 2:07 amA libido original dirigida aos objetos, quando afastada, dirige-se para o Ego, uma atitude narcísica que, segundo Freud, é o narcisismo primário, quando ocorre a crença na magia das palavras e onipotência do pensamento.
A libido original dirigida aos objetos, quando afastada, dirige-se para o Ego, uma atitude narcísica que, segundo Freud, é o narcisismo primário, quando ocorre a crença na magia das palavras e onipotência do pensamento.
Citação de Dudaoliveira em março 30, 2024, 8:35 pmSeria a troca de desejo, de ser quem não é afastando então o seu Eu da realidade.
Seria a troca de desejo, de ser quem não é afastando então o seu Eu da realidade.
Citação de Josy Rezende de Lima Marques em março 31, 2024, 3:00 amNa minha opinião está tendo um conflito entre O id,ego e superego .
Existe elementos que atuam no esquecimento (resistência) força psíquica que impede a revelação a tomada de consciência de uma memória, lembrança de algo insuportável e doloroso pode ser a origem do sintoma do paciente
Na minha opinião está tendo um conflito entre O id,ego e superego .
Existe elementos que atuam no esquecimento (resistência) força psíquica que impede a revelação a tomada de consciência de uma memória, lembrança de algo insuportável e doloroso pode ser a origem do sintoma do paciente
Citação de Raphael Canto Santos em março 31, 2024, 4:37 amO mecanismo da libido só é trocado por outra libido que pode ser outra pessoa ou outro objeto.
O mecanismo da libido só é trocado por outra libido que pode ser outra pessoa ou outro objeto.
Citação de Alex Pereira de Carvalho em abril 1, 2024, 4:04 pmNa teoria psicanalítica de Sigmund Freud, a libido representa a energia psíquica associada aos impulsos e desejos instintivos. Na esquizofrenia, Freud sugeriu que a libido pode ser afastada dos desejos externos e direcionada para o mundo interno, levando a uma regressão narcísica. Isso significa que a energia libidinal, em vez de ser investida em objetos e relações externas, é redirecionada para o mundo interno da fantasia, da imaginação e da vida psíquica subjetiva.
Freud via a regressão narcísica da libido como um aspecto central do funcionamento mental na esquizofrenia, destacando a importância da dinâmica intrapsíquica na compreensão da condição.
Com base no estudo da constituição do "eu" na teoria psicanalítica de Freud, a hipótese a que ele está se referindo é a hipótese da fragmentação do ego na esquizofrenia. O "eu" (ou ego) desempenha um papel central na integração e mediação das demandas do id, superego e realidade externa, mantendo a coesão da personalidade e o contato saudável com a realidade.
Na esquizofrenia, Freud sugeriu que o "eu" sofre uma fragmentação, perdendo sua unidade e coerência. Isso pode resultar em uma série de sintomas característicos da esquizofrenia, incluindo a perda do contato com a realidade, alucinações, delírios e uma desorganização geral do pensamento e da percepção.
A hipótese da fragmentação do ego na esquizofrenia está relacionada à dificuldade do "eu" em integrar as demandas conflitantes do id, superego e realidade externa, levando a uma desconexão significativa entre a experiência interna e a realidade objetiva. Esse mecanismo é fundamentado na compreensão freudiana da estrutura da mente e dos processos mentais inconscientes que influenciam o funcionamento psíquico.
Portanto, com base no estudo da constituição do "eu", Freud está se referindo à hipótese da fragmentação do ego como um mecanismo central na compreensão da esquizofrenia dentro do quadro teórico psicanalítico.
Na teoria psicanalítica de Sigmund Freud, a libido representa a energia psíquica associada aos impulsos e desejos instintivos. Na esquizofrenia, Freud sugeriu que a libido pode ser afastada dos desejos externos e direcionada para o mundo interno, levando a uma regressão narcísica. Isso significa que a energia libidinal, em vez de ser investida em objetos e relações externas, é redirecionada para o mundo interno da fantasia, da imaginação e da vida psíquica subjetiva.
Freud via a regressão narcísica da libido como um aspecto central do funcionamento mental na esquizofrenia, destacando a importância da dinâmica intrapsíquica na compreensão da condição.
Com base no estudo da constituição do "eu" na teoria psicanalítica de Freud, a hipótese a que ele está se referindo é a hipótese da fragmentação do ego na esquizofrenia. O "eu" (ou ego) desempenha um papel central na integração e mediação das demandas do id, superego e realidade externa, mantendo a coesão da personalidade e o contato saudável com a realidade.
Na esquizofrenia, Freud sugeriu que o "eu" sofre uma fragmentação, perdendo sua unidade e coerência. Isso pode resultar em uma série de sintomas característicos da esquizofrenia, incluindo a perda do contato com a realidade, alucinações, delírios e uma desorganização geral do pensamento e da percepção.
A hipótese da fragmentação do ego na esquizofrenia está relacionada à dificuldade do "eu" em integrar as demandas conflitantes do id, superego e realidade externa, levando a uma desconexão significativa entre a experiência interna e a realidade objetiva. Esse mecanismo é fundamentado na compreensão freudiana da estrutura da mente e dos processos mentais inconscientes que influenciam o funcionamento psíquico.
Portanto, com base no estudo da constituição do "eu", Freud está se referindo à hipótese da fragmentação do ego como um mecanismo central na compreensão da esquizofrenia dentro do quadro teórico psicanalítico.
Citação de LuzAmanda em abril 1, 2024, 5:30 pmEsse indivíduo apresenta diferenciação na constituição do eu onde a instância do ego é incapaz de interagir com o mundo externo e, portanto, o id, que tem o intuito de viver o prazer, descarrega as suas pulsões na fantasia criada de ser o presidente dos EUA. Ele enquanto portador do que hoje conhecemos como transtorno de esquizofrenia precisa fazer uso de medicamentos para que corrija a produção ou ação do neurotransmissor dopamina e possa conviver na sociedade.
Esse indivíduo apresenta diferenciação na constituição do eu onde a instância do ego é incapaz de interagir com o mundo externo e, portanto, o id, que tem o intuito de viver o prazer, descarrega as suas pulsões na fantasia criada de ser o presidente dos EUA. Ele enquanto portador do que hoje conhecemos como transtorno de esquizofrenia precisa fazer uso de medicamentos para que corrija a produção ou ação do neurotransmissor dopamina e possa conviver na sociedade.
Clique aqui e junte-se a nós!
Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱