Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 301 of 313Next

Freud se pergunta: “o que acontece à libido afastada dos objetos na esquizofrenia?”.
Uma hipótese é que a libido se retira do mundo externo e regressa ao próprio eu, num movimento chamado reinvestimento narcísico.
Isso compromete a constituição do ego, pois o sujeito abandona o princípio da realidade e passa a funcionar sob o princípio do prazer, voltado para dentro de si.
Assim, o mundo externo deixa de ter valor, e o sujeito passa a viver numa realidade psíquica própria, típica das psicoses.

Na esquizofrenia, a libido que antes estava dirigida a objetos externos é retirada e redirecionada ao ego, resultando num reforço do narcisismo. Esse mecanismo está relacionado à regressão da libido a um estágio narcisista primitivo, caracterizando o rompimento com a realidade. Esse desinvestimento do mundo externo contribui para os sintomas típicos da esquizofrenia, como o isolamento, o embotamento afetivo e a perda de contato com a realidade.

Freud está se referindo ao mecanismo de regressão da libido ao narcisismo, que resulta da retirada da libido dos objetos externos. Esse processo compromete a constituição e estabilidade do eu, sendo característico das psicoses, especialmente na esquizofrenia.

A libido afastada dos objetos externos na esquizofrenia está tendo a "ansiedade por ela primariamente gerada" encoberta pelo mecanismo de defesa da negação, onde o ser nega uma realidade desconfortável e dolorosa, evitando-a. Nesse caso substituindo sua identidade, seu eu original por um eu ideal ou idealizado diante do que é aceitável e aclamado pela sociedade.

A esquizofrenia é marcada por um profundo distúrbio na economia libidinal: o mundo externo deixa de ser investido, e o sujeito volta-se para si mesmo, desorganizando o equilíbrio entre narcisismo e investimento objetal necessário para a vida psíquica saudável.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:11 am

Freud então se pergunta: “O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?”

Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, qual hipótese você poderia assinalar ou a que mecanismo Freud está se referindo????????

Na esquizofrenia, o paciente é estimulado as coisas externa, a libido é um estímulo interno sensitivo e visual, geralmente pacientes esquizofrênicos, dependentes de alguma droga medicamentosa, estimula sua libido.

Também acredito que se trata do processo primário, o que é bem complexo. Uma criação de uma imagem que o faz fugir da realidade...

Sendo um transtorno mental complexo e serio que afeta a forma como uma pessoa pensa,sente  e se comporta.

Na esquizofrenia, a libido retirada dos objetos externos é reinvestida no próprio eu (narcisismo primário), o que leva ao desligamento da realidade e à predominância do funcionamento primário, manifestando-se em sintomas como autismo, delírios e alterações do pensamento.

“Na Esquizofrenia, os sintomas como alucinações, delírios, comportamentos estranhos e pensamentos desorganizados, parece poder ser atribuída a um total controle do ID no aparelho psíquico, desequilibrando as funções exercidas pelo Eu e o Supereu. Assim, o sistema se torna disfuncional, pois o contato com a realidade é cortado, existindo apenas a Fantasia. Uma vez que o Eu tenta recuperar o seu papel de Mediador entre o Inconsciente e o Mundo externo, transferindo a libido a um também objeto externo, seria como se o Sistema entrasse em pane, o que pode ser compreendido pela fala de Freud em que a Psicanálise não poderia curar o esquizofrênico”.

PreviousPage 301 of 313Next