Desafio - Módulo III
Citação de Danilo Rafaldini Desuó em maio 24, 2025, 8:30 pmFreud se pergunta: “o que acontece à libido afastada dos objetos na esquizofrenia?”.
Uma hipótese é que a libido se retira do mundo externo e regressa ao próprio eu, num movimento chamado reinvestimento narcísico.
Isso compromete a constituição do ego, pois o sujeito abandona o princípio da realidade e passa a funcionar sob o princípio do prazer, voltado para dentro de si.
Assim, o mundo externo deixa de ter valor, e o sujeito passa a viver numa realidade psíquica própria, típica das psicoses.
Freud se pergunta: “o que acontece à libido afastada dos objetos na esquizofrenia?”.
Uma hipótese é que a libido se retira do mundo externo e regressa ao próprio eu, num movimento chamado reinvestimento narcísico.
Isso compromete a constituição do ego, pois o sujeito abandona o princípio da realidade e passa a funcionar sob o princípio do prazer, voltado para dentro de si.
Assim, o mundo externo deixa de ter valor, e o sujeito passa a viver numa realidade psíquica própria, típica das psicoses.
Citação de FABIANE DE OLIVEIRA MENNA BARRETO em maio 25, 2025, 12:41 pmNa esquizofrenia, a libido que antes estava dirigida a objetos externos é retirada e redirecionada ao ego, resultando num reforço do narcisismo. Esse mecanismo está relacionado à regressão da libido a um estágio narcisista primitivo, caracterizando o rompimento com a realidade. Esse desinvestimento do mundo externo contribui para os sintomas típicos da esquizofrenia, como o isolamento, o embotamento afetivo e a perda de contato com a realidade.
Na esquizofrenia, a libido que antes estava dirigida a objetos externos é retirada e redirecionada ao ego, resultando num reforço do narcisismo. Esse mecanismo está relacionado à regressão da libido a um estágio narcisista primitivo, caracterizando o rompimento com a realidade. Esse desinvestimento do mundo externo contribui para os sintomas típicos da esquizofrenia, como o isolamento, o embotamento afetivo e a perda de contato com a realidade.
Citação de WASHINGTON FELIX OLIVEIRA em maio 26, 2025, 1:33 pmFreud está se referindo ao mecanismo de regressão da libido ao narcisismo, que resulta da retirada da libido dos objetos externos. Esse processo compromete a constituição e estabilidade do eu, sendo característico das psicoses, especialmente na esquizofrenia.
Freud está se referindo ao mecanismo de regressão da libido ao narcisismo, que resulta da retirada da libido dos objetos externos. Esse processo compromete a constituição e estabilidade do eu, sendo característico das psicoses, especialmente na esquizofrenia.
Citação de Luana Eid Ferraz de Aguiar Tricai em maio 27, 2025, 2:47 pmA libido afastada dos objetos externos na esquizofrenia está tendo a "ansiedade por ela primariamente gerada" encoberta pelo mecanismo de defesa da negação, onde o ser nega uma realidade desconfortável e dolorosa, evitando-a. Nesse caso substituindo sua identidade, seu eu original por um eu ideal ou idealizado diante do que é aceitável e aclamado pela sociedade.
A libido afastada dos objetos externos na esquizofrenia está tendo a "ansiedade por ela primariamente gerada" encoberta pelo mecanismo de defesa da negação, onde o ser nega uma realidade desconfortável e dolorosa, evitando-a. Nesse caso substituindo sua identidade, seu eu original por um eu ideal ou idealizado diante do que é aceitável e aclamado pela sociedade.
Citação de Vanessa Caminha da Veiga em maio 27, 2025, 5:14 pmA esquizofrenia é marcada por um profundo distúrbio na economia libidinal: o mundo externo deixa de ser investido, e o sujeito volta-se para si mesmo, desorganizando o equilíbrio entre narcisismo e investimento objetal necessário para a vida psíquica saudável.
A esquizofrenia é marcada por um profundo distúrbio na economia libidinal: o mundo externo deixa de ser investido, e o sujeito volta-se para si mesmo, desorganizando o equilíbrio entre narcisismo e investimento objetal necessário para a vida psíquica saudável.
Citação de Josefa Cavalcante em maio 27, 2025, 7:18 pmCitação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:11 amFreud então se pergunta: “O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?”
Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, qual hipótese você poderia assinalar ou a que mecanismo Freud está se referindo????????
Na esquizofrenia, o paciente é estimulado as coisas externa, a libido é um estímulo interno sensitivo e visual, geralmente pacientes esquizofrênicos, dependentes de alguma droga medicamentosa, estimula sua libido.
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:11 amFreud então se pergunta: “O que acontece à libido que foi afastada dos objetos externos na esquizofrenia?”
Com base no que foi estudado sobre a constituição do eu, qual hipótese você poderia assinalar ou a que mecanismo Freud está se referindo????????
Na esquizofrenia, o paciente é estimulado as coisas externa, a libido é um estímulo interno sensitivo e visual, geralmente pacientes esquizofrênicos, dependentes de alguma droga medicamentosa, estimula sua libido.
Citação de Jonathas Miguel em maio 27, 2025, 10:19 pmTambém acredito que se trata do processo primário, o que é bem complexo. Uma criação de uma imagem que o faz fugir da realidade...
Também acredito que se trata do processo primário, o que é bem complexo. Uma criação de uma imagem que o faz fugir da realidade...
Citação de Blandizia Oliveira em maio 27, 2025, 10:54 pmSendo um transtorno mental complexo e serio que afeta a forma como uma pessoa pensa,sente e se comporta.
Sendo um transtorno mental complexo e serio que afeta a forma como uma pessoa pensa,sente e se comporta.
Citação de Maria Aparecida Silva Souza em maio 28, 2025, 12:17 amNa esquizofrenia, a libido retirada dos objetos externos é reinvestida no próprio eu (narcisismo primário), o que leva ao desligamento da realidade e à predominância do funcionamento primário, manifestando-se em sintomas como autismo, delírios e alterações do pensamento.
Na esquizofrenia, a libido retirada dos objetos externos é reinvestida no próprio eu (narcisismo primário), o que leva ao desligamento da realidade e à predominância do funcionamento primário, manifestando-se em sintomas como autismo, delírios e alterações do pensamento.
Citação de Julove em maio 29, 2025, 1:59 am“Na Esquizofrenia, os sintomas como alucinações, delírios, comportamentos estranhos e pensamentos desorganizados, parece poder ser atribuída a um total controle do ID no aparelho psíquico, desequilibrando as funções exercidas pelo Eu e o Supereu. Assim, o sistema se torna disfuncional, pois o contato com a realidade é cortado, existindo apenas a Fantasia. Uma vez que o Eu tenta recuperar o seu papel de Mediador entre o Inconsciente e o Mundo externo, transferindo a libido a um também objeto externo, seria como se o Sistema entrasse em pane, o que pode ser compreendido pela fala de Freud em que a Psicanálise não poderia curar o esquizofrênico”.
“Na Esquizofrenia, os sintomas como alucinações, delírios, comportamentos estranhos e pensamentos desorganizados, parece poder ser atribuída a um total controle do ID no aparelho psíquico, desequilibrando as funções exercidas pelo Eu e o Supereu. Assim, o sistema se torna disfuncional, pois o contato com a realidade é cortado, existindo apenas a Fantasia. Uma vez que o Eu tenta recuperar o seu papel de Mediador entre o Inconsciente e o Mundo externo, transferindo a libido a um também objeto externo, seria como se o Sistema entrasse em pane, o que pode ser compreendido pela fala de Freud em que a Psicanálise não poderia curar o esquizofrênico”.