Desafio - Módulo III
Citação de DEBORA KEILLA DA SILVA BERGAMINI em outubro 8, 2025, 2:45 pmO desequilíbrio do id, ego e superego que pode causar esse distúrbio.
O desequilíbrio do id, ego e superego que pode causar esse distúrbio.
Citação de Enio de Barros em outubro 10, 2025, 12:57 amPara Freud, na esquizofrenia, a libido que deixa de investir no mundo externo volta para o ego da pessoa. Isso a faz fechar-se em si mesma e usar essa energia para criar um mundo interno substituto, manifestado nos delírios e alucinações. É uma tentativa desesperada da psique de se reconstruir após uma ruptura catastrófica com a realidade.
Para Freud, na esquizofrenia, a libido que deixa de investir no mundo externo volta para o ego da pessoa. Isso a faz fechar-se em si mesma e usar essa energia para criar um mundo interno substituto, manifestado nos delírios e alucinações. É uma tentativa desesperada da psique de se reconstruir após uma ruptura catastrófica com a realidade.
Citação de Adriana T.Lopes em outubro 10, 2025, 2:11 pmNo caso apresentado, Freud explica que, na esquizofrenia, a libido é afastada dos objetos externos — pessoas e coisas — e reinvestida no próprio eu. Esse movimento libidinal regressivo leva o sujeito a um afastamento da realidade, voltando-se para o mundo interno e para a fantasia. Trata-se de um processo descrito por Freud como narcisismo secundário, no qual a energia antes dirigida aos objetos retorna ao eu, comprometendo o vínculo com o mundo externo e tornando o paciente inacessível à influência psicanalítica.
No caso apresentado, Freud explica que, na esquizofrenia, a libido é afastada dos objetos externos — pessoas e coisas — e reinvestida no próprio eu. Esse movimento libidinal regressivo leva o sujeito a um afastamento da realidade, voltando-se para o mundo interno e para a fantasia. Trata-se de um processo descrito por Freud como narcisismo secundário, no qual a energia antes dirigida aos objetos retorna ao eu, comprometendo o vínculo com o mundo externo e tornando o paciente inacessível à influência psicanalítica.
Citação de Francile de Oliveira Pastoura Olimpio em outubro 10, 2025, 2:25 pmFreud argumentou que a esquizofrenia é a retirada do mundo real externo, é a ideia central para a compreensão da psicose.
Freud argumentou que a esquizofrenia é a retirada do mundo real externo, é a ideia central para a compreensão da psicose.
Citação de Flavio Eduardo da Silva em outubro 12, 2025, 2:03 amAcredito que quando a libido é afastada do objeto externo na esquizofrenia ela traz toda sua pulsão para o sujeito a libido se apresenta toda no sujeito não tendo um objeto de desejo externo mais sendo o proprio sujeito seu objeto de desejo pulsional que concentra sua libido podendo se dizer de uma libido narcisista.
Acredito que quando a libido é afastada do objeto externo na esquizofrenia ela traz toda sua pulsão para o sujeito a libido se apresenta toda no sujeito não tendo um objeto de desejo externo mais sendo o proprio sujeito seu objeto de desejo pulsional que concentra sua libido podendo se dizer de uma libido narcisista.
Citação de Lucilene Aparecida Caxias Morais em outubro 12, 2025, 3:37 amo "eu" se manifesta através de diversos papéis sociais e como a personalidade se desenvolve e é influenciada pela vivência, destacando a relação entre ações, percepções e autoconsciência.
o "eu" se manifesta através de diversos papéis sociais e como a personalidade se desenvolve e é influenciada pela vivência, destacando a relação entre ações, percepções e autoconsciência.
Citação de Lucilene Aparecida Caxias Morais em outubro 12, 2025, 3:38 amo "eu" se manifesta através de diversos papéis sociais e como a personalidade se desenvolve e é influenciada pela vivência, destacando a relação entre ações, percepções e autoconsciência.
o "eu" se manifesta através de diversos papéis sociais e como a personalidade se desenvolve e é influenciada pela vivência, destacando a relação entre ações, percepções e autoconsciência.