Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 37 of 265Next

De acordo com o que estudamos nesse módulo podemos afirmar o seguinte: Nos casos de esquizofrenia a fase narcisista não é ultrapassada. O indivíduo não consegue direcionar o líbido seu desejo para um objeto externo ele canaliza esse desejo para si mesmo resultando em muitos casos na megalomania. Acredito de acordo com o que estudei que no caso discutido nesse forum, essa construção psiquica sofre abalos. O indivíduo ao invés de dirigir seu libido, sua pulsão de vida, para o mundo externo potencializando a rejeição da realidade. Ou seja, a troca de líbido foi transferida para seus delírios de grandeza.

A esquizofrenia pode ser dividida em quatro fases: pré-mórbida, prodrômica, progressão e estabilização.

Essa afastamento da libido, afasta também o individuo da sua percepção de ver a realidade, assim quebrando as regras sociais e o mecanismo que freud  utiliza é o id, ego e super eu. Freud as explica tendo como referência sua teorização da libido. Na esquizofrenia, o afastamento da libido do exterior e sua concentração no ego são traços característicos e as alucinações seriam “uma tentativa de restabelecimento, por devolver a libido novamente a seus objetos.” (FREUD, 911/1996

No caso de pacientes acometidos pela esquizofrenia, nota-se grande desequilíbrio na formação do eu. Infelizmente, em tais casos, a psicanálise não pode contribuir muito para a melhora, uma vez que o indivíduo constrói sua noção de si mesmo a partir de fragmentos da realidade e da fantasia. Alertá-lo sobre tal fato não será suficiente para modificar o processo, tamanho o acometimento na personalidade.

Por outro lado, acredito que como psicanalista, seja possível identificar e encaminhar o paciente para outras esferas capazes de ajudá-lo, como a psiquiatria.

Acredito que esteja se referindo ao mecanismo da megalomania. Apesar do afastamento da libido do mundo externo, ele joga para si um olhar de grandeza, narcisismo. No caso da pessoa na cena mencionada, ela criou uma fantasia e acredita nela.

Há, no esquizofrênico, a fragmentação do eu

A PESSOA ESQUIZOFRENICA QUE IMAGINA SER UM PRESIDENTE ACREDITO QUE ELE  SE IMAGINA EM UM MUNDO ILUSURIO QUE LHE DAR PRAZER É COMO SE O LIBIDO DELE TIVESSE DIMINUIDO PELA REPRESSÃO DO PRAZER E O EGO E SUPEREGO NÃO FORAM SUFICIENTE PARA AJUDA LO A VIVER CONSCIENTEMENTE NO MUNDO REAL EM QUE VIVE

se refere ao id e ao ego

A libido afastada do mundo externo, se depara com o ego que cria a atitude do narcisismo. A energia flui em volta do eu, ou seja, a esquizofrenia causa um retorno ao estádio do narcisismo.

1. O id está dominando o ego e o super ego não influência mais para impor limites ao esquizofrênico... a realidade dele é equivocada...
PreviousPage 37 of 265Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱

The access token could not be decrypted. Your access token is currently invalid. Please re-authorize your Instagram account.