Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo III

PreviousPage 6 of 260Next

O inconsciente, o complexo de Édipo e a sexualidade, a constituição do eu, o desenvolvimento da personalidade, é desenvolvida e constituída pelas três instâncias: id, ego e superego. o id como reservatório pulsional desorganizado, o ego como instância do psiquismo que se relaciona com o mundo externo, o superego, por fim, é a instância cuja característica assemelha-se a um juiz no tocante ao ego e também impede a passagem dos impulsos do id.

Houve uma má formação da sua auto imagem e superego e com isso seu objeto de libido passou a ser ele mesmo e portanto, seu id exterioriza isso sem se importar com a realidade.

A libido, quando afastada do mundo externo é dirigida para o ego e, assim indica uma atitude característica do narcisismo, ou seja, é pela via narcísica que nasce o “eu ideal”. Decerto que, é um narcisismo caracterizado por uma crença instigada na magia das palavras e na onipotência do pensamento e pela autossuficiência.

Considerando que eles nunca foram separados, que ninguém sabe diferenciá-los, exceto a mãe e um irmão mais velho, podem não ter passado pelo importante estádio do espelho no qual, por meio da identificação com o outro pudessem,  reconhecendo-se e distinguindo-se, constituir o próprio eu.

Na esquizofrenia a construção psíquica sofre abalos. O indivíduo pode regredir de tal forma que sua libido não é mais dirigida ao mundo externo, rejeitando assim a realidade. Isso pode acorrer em virtude de um evento traumático causando assim uma superexcitação ao aparelho psíquico fazendo com que se perca a capacidade de perceber um mundo real. Assim se forma uma neurose que precisa ser tratada.

"O processo primário abrange ações mais complexas. Para aliviar a tensão, forma uma imagem
de um objeto que irá afastar a tensão. Esse processo da experiência
imaginária alucinatória em que o objeto desejado é apresentado através
de uma imagem de memória é chamado de realização do desejo. Os
sonhos, alucinações e visões dos psicóticos são exemplos do processo
primário."

Como o paciente não vive"a realidade" propriamente dita,por falta da libido..o que predomina no paciente é o id.

Hoje com os avanços da medicina, é possível que o paciente não seja mais dominado pelo Id.

Na psicanálise a personalidade é constituída pelos três grandes sistemas:
o id, o ego e o superego. O que observamos aqui é um caso de extrema desorganização psíquica, levando este indivíduo a se utilizar de uma realidade imaginária, tirando-o completamente do verdadeiro mundo a sua volta. À esta desorganização ou, falta de bordas, dá-se o nome de esquizofrenia.

acredito que na busca em aliviar alguma dor de rejeição talvez, ele cria a imagem de que é o presidente, a fim de ter mais atenção das pessoas.

ao id

PreviousPage 6 of 260Next

Clique aqui e junte-se a nós!

Venha fazer parte da nossa comunidade, interagir e aprender com a gente! Siga nosso Instagram para ficar por dentro de novos cursos, estágios, cupons de desconto e muito mais! 🔔🎓💼📱