Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 142 of 254Next

É importante que a equipe multidisciplinar que irá tratar o paciente conheça-o para que possam formular melhor os tratamentos de acordo com a realidade de cada paciente. Assim, é possível tratar sintomas, efeitos e também conhecer as causas do problema do paciente, promovendo a ele mais acolhimento e um tratamento mais humanizado, considerando sua cultura, ambiente, crenças, tradições etc. Deste modo, o paciente também cria uma melhor relação com os profissionais, o que torna-o muito mais ativo em todo o processo de tratamento. Entre os profissionais de uma equipe multidisciplinar é importante que cada um tenha uma noção da atividade do colega e seja especialista em sua área, pois o sucesso do tratamento é como uma engrenagem, onde o bom resultado de cada parte contribui para o sucesso do todo.

Porque com uma discussão multidisciplinar abre espaço para diversas ideias e projetos para se chegar uma melhor atendimento ao nível de saúde para o paciente em questão.

Um ambiente assim planejado afeta positivamente o sujeito.

Os profissionais bem como outros no convívio terão oportunidade em desenvolver a solidariedade.

Um espírito humanitário.

tal engajamento possibilitaria um acompanhamento mais detalhado dos pacientes ,essa troca de informações com a equipe num espaço horizontal onde paciente terá atenção de saúde mais ampla em todos os seus aspectos, e enxergar o paciente em sua totalidade não somente a doença diagnostica ,sabe que pode ter outras necessidades.

Com base em vários estudos aqui apresentados,  conclui-se que os assuntos da psicologia tal qual os da psicanálise dependem invariavelmente de três fatores: o paciente em questão,  a boa observação analítica,  que auxiliará na escolha do terceiro fator,  a abordagem é técnicas a serem utilizadas nos tratamentos.

Acredita-se que quando se propõe uma visão horizontalizada em quaisquer serviços, refere-se a ideia de complementariedade a partir de uma visão humanizada, equitativa.

È de suma importância colocar-se no lugar do outro, oferecer o auxilio necessário, promover a equidade dentro de um contexto que exija ações humanitárias, pois o cuidado e trabalho com a saúde exige trabalho em equipe e acolhimento.

Apesar das desigualdades sociais persistentes, a utilização de serviços de saúde no Brasil parece evoluir paulatinamente no sentido de uma maior equidade horizontal, onde as pessoas com as mesmas necessidades de saúde têm acesso semelhante aos serviços de saúde

O contato com um paciente horizontalizado significa humanizar o atendimento, possibilitando a escuta e as individualidades de cada paciente, de suas subjetividades e história de vida e não simplesmente adotar um diagnóstico com base em sua queixa, olhar um plano de ação e executar, sem levar em conta seus aspectos holísticos que a psicanálise propõe.

Reconhece-se que as pessoas são especialistas em suas próprias experiências e que suas perspectivas
são fundamentais para a tomada de decisões compartilhadas.
Compartilhar informações e participar das tomadas de decisão de forma mais horizontal.
Isso garante processos mais rápidos no dia a dia do hospital, promove um tratamento com mais qualidade,
se estabelecendo como referência para os usuários e familiares.

PreviousPage 142 of 254Next