Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 190 of 233Next

Proporcional um atendimento humanizado e uma abordagem mais direcionada e individualizada faz com que o paciente consiga ser atendido de maneira mais eficiente e com uma equipe multidisciplinar a abordagem se torna mais assertiva, tendo em vista que há variados profissionais que juntos trabalham em prol do mesmo objetivo.

A proposta de adotar uma abordagem psicanalítica no cuidado em saúde valoriza os vínculos entre usuários e profissionais, promovendo uma relação de escuta, empatia e construção do processo de cuidado. esse modelo horizontaliza as relações, considerando a subjetividade do paciente e evitando barreiras.

A saude pública está um caos, devido a pouca hombridade q existe do profissional com o paciente e o entendimento de cada um em se tratar de distúrbio , e de melhor compreensão.

É caracterizado como um espaço de cuidado horizontal, pois parte do princípio de alguns fatores, tal como criação de vínculo e escuta ativa, reconhecimento da singularidade do indivíduo, autonomia do paciente, espaço de construção coletiva e cuidado e respeito às diferenças e subjetividades. Com isso, ele deixa de ser algo hierarquizado e com maio vínculo e participação dos usuários, melhor será o engajamento.

O vínculo entre usuário e profissional é de extrema importância para o sucesso do tratamento. Se o profissional não for capaz de alinhar, tonar horizontal a relação com seu paciente de maneira que seja capaz de entender o sujeito com quem está lidando, dificilmente tomará decisões acertadas.

Visto que por mais que o conhecimento técnico sirva de importante base para o apoio ao diagnóstico. É apenas conhecendo o sujeito em sua individualidade que as análises trarão respostas contundentes a cerca do estado do indivíduo e com isso a melhor intervenção técnica poderá ser atribuída.

Uma proposção que considera os vínculos entre usuário e profissional e a condição de sujeito daquele possibilita a constituição de um espaço de cuidado horizontal porque considera a responsabilidade compartilhada, incluíndo a família, para um apoio matricial, dentro da Política Nacional de Humanização e Acolhimento, na gestão do SUS, dentro da ética, estética e política no processo de produção de saúde.

o ambiente precisa estar adequado e os profissionais precisarão de muita  harmonia para transmitir empatia e amor, e buscar uma boa forma humanizada de externar a visão e a missão de cada um naquele ambiente.

Uma preposição que considera os vínculos entre usuários e profissionais de saúde é essencial para criar um espaço de cuidado horizontal, pois promove a autonomia dos usuários, estabelece relações de confiança, incentiva a co-responsabilidade e enriquece a prática clínica. Ao reconhecer os usuários como sujeitos ativos, os profissionais favorecem uma comunicação aberta e respeitosa, resultando em um atendimento mais humanizado e personalizado, que contribui para melhores resultados em saúde e bem-estar geral.

 

 

 

 

A prévia conversa sobre o caso específico do paciente visando as demais perspectivas auxiliará a encontrar um consenso de qual caminho seria melhor no caso do mesmo.

Criando um ambiente de segurança e qualidade, isso faria com que o paciente se sentisse em um local acolhedor, que ajudaria em sua melhora.

PreviousPage 190 of 233Next