Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 223 of 225Next

A aprovação de um modelo de espaço de cuidado horizontal decorre daquilo que os sujeitos dos cuidados de saúde – o profissional de saúde e o usuário – estejam envolvidos de maneira ativa para a construção dos cuidados. Assim, considera-se que a relação entre eles deva estar baseada em uma lógica que desmonte a noção hierarquizada e, por vezes, autoritária do processo, alterando o profissional do cuidado como uma autoridade que cuida e o usuário como um receptor passivo. A noção de escuta e subjetivação do paciente, nesse sentido, é possível de ser pensada como um vínculo transferencial conforme a psicanálise aplicada à saúde.

Uma proposição que considera os vínculos entre usuário e profissional e a condição de sujeito daquele possibilita a constituição de um espaço de cuidado horizontal porque neste modelo de proposta, o usuário é considerado um ser integral, sujeito ativo de seu tratamento e das suas implicações para com o espaço do qual faz uso e da possibilidade de conexão real com os profissionais que o atendem.

Pessoas com problemas de Saúde precisam receber atendimento humanizado voltado ao indivíduo. Os Caps foram criados para oferecer atendimento humanizado a pessoas com transtornos mentais, promovendo inclusão social.

Em se tratando de cuidados multidisciplinar faz-se necessário uma construção por toda equipe de vínculo com o paciente. Dessa forma será possível uma construção horizontal com abordagens caso a caso, individualizada, pois enfim, ao tempo em que o paciente, em alguns casos, posse necessitar de sentir-se pertencente a  algum grupo, mesmo que não manifeste, é imperativo que ele se sinta enxergado, acolhido individualmente, surgindo assim a importante figura do profissional de referencia.

A anamnese de todo profissional ao paciente deve ser específico e investigativo,pois conseguimos avaliar o fundo da questão,psicose ou física

Porque o usuário o sistema é um sujeito considerado de uma perspectiva integral. A dimensão biológica, tão valorizada nos processos de diagnóstico e até prognóstico, são ressignificados a partir de uma abordagem que considera a subjetividade destes usuários. E óbvio, os profissionais da saúde também são estes sujeitos que vão além de atender a partir de protocolos e prontuários, são ´pessoas interagindo com pessoas.

Reunir toda equipe de trabalho para analisar  a melhor alternativa para  bem estar do paciente.

Urge a necessidade do estudo de caso alinhado com a equipe multidisciplinar para a avaliação e adequação do tratamento. É necessário também criar um ambiente acolhedor e seguro para o paciente,  atendendo suas demandas de forma individuais e humanas.

Porque essa proposição leva em conta a necessidade de uma relação equilibrada, onde todos sintam-se em pé de igualdade. Assim construindo um espaço onde a confiança e a abertura torna-se reciproca, facilitando e mantendo um espaço de igualdade horizontal.

Essa situação possibilita a constituição de um espaço horizontal de cuidado, pois o ser humano é visto como o sujeito que participa da sua cura e evolução. ele não é visto mais como um sujeito passivo, mas sim como sujeito ativo, conseguindo interagir com o profissional da saúde e conseguindo fazer avaliações e conclusões em seu processo de cura.

PreviousPage 223 of 225Next