Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 238 of 254Next

A partir do estudo proposto, entendo que o estímulo positivo faz que o sujeito dê uma resposta positiva a determinada situação, continuando a agir de forma igual, já o negativo faz com ele pense e diminua o extinga o seu comportamento.

Nesse aspecto horizontal, a forma mais certa de fazer acontecer é; cada um exercer sua função, de forma plena Sem sobrecarregar os demais profissionais.

Citação de Elmo Alexandre Andrade Maximo em novembro 9, 2021, 3:47 am

o profissional da área de saúde tem que ter um olhar humanitario com as pessoas que precisam daquele serviço

Nesse contexto, é necessário considerar que existem nessa relação dois sujeitos, e que ambos carecem de cuidados com relação à saúde física, emocional e mental. De um lado o que busca o atendimento, do outro o que cuida, sabemos que ao poder público  cabe a responsabilidade de oferecer espaços dignos, bem aparelhados, com profissionais competentes, para garantir atendimento a todos e todas que necessitarem. Contudo, é preciso lembrar que esse atendimento exige alguns princípios como ter compromisso, amor , e respeito para com o outro, escuta ativa e sem julgamento. Mas, sabe-se que as coisas nem sempre ocorrem como é preciso. De forma que o prejuízo se instala na vida dos que mais precisam. O que vai promover a diferença nessa situação é a competência humana, aliada ao amor ao próximo. Quando o amor está presente, tudo fica mais fácil.

seria necessário  ter um olhar voltado para o caso  da condição do sujeito   sendo assim buscar meio  para minimizar problemas que ainda não foram resolvidos  como a fata de cuidado e atenção  ... sendo assim elaborar planos que posso atender a necessidade de forma eficaz do sujeito

Nesse contexto o profissional tem que ter um pensamento clínico pedagógico para proporcionar um tratamento humanizado para todos os públicos.

Acredito que foi feita a sugestão de realizar um trabalho horizontal com o paciente, para que, na medida em que se prioriza uma investigação psicopatológica mais aprofundada, associada às singularidades da história de cada um, sejam abarcados os aspectos internos, relacionais e sociais. Neste sentido, define-se uma estrutura particular de funcionamento subjetivo para, em seguida, localizar a função do sintoma em cada caso. Inicialmente, o diagnóstico não é o sintoma em si, mas sim do sujeito.

O diagnóstico só se torna possível nesse modelo de atendimento a partir da fala do paciente e do vínculo que se estabelece com os profissionais, realizando-se assim a construção compartilhada do cuidado

Considerar os vínculos entre usuário e profissional e reconhecer o usuário como sujeito possibilita um cuidado mais horizontal, pois valoriza a esculta, a participação e a singularidade de cada pessoa. Isso rompe com relações hierárquicas e promove um cuidado mais humano e compartilhado, como propõe a psicanalise.

Tudo que é relacionado ao atendimento de saúde e bem estar ao indivíduo, não pode ser simplesmente realizado de qualquer forma. Toda atenção e respeito deve ser praticada ao usuário que vai usufruir deste serviço, por tanto é necessário fontes de pesquisas e estudos de campo nos quais iremos conhecer o público alvo que receberá está gama de atendimentos personalizados.

Assim fazendo uso de uma filosofia antiga, é necessário "entender para atender"!

Acredito que quando a gente fala em criar um espaço de cuidado horizontal, estamos falando em sair daquela ideia antiga em que o profissional é o dono da verdade e o usuário apenas obedece. Quando a gente reconhece o outro como sujeito – com suas dores, histórias, desejos e até resistências – o vínculo muda de forma. A escuta passa a ser de verdade, o cuidado deixa de ser uma receita pronta e vira algo construído junto.

Na minha visão, esse tipo de relação fortalece o processo terapêutico. O usuário se sente visto, ouvido e, principalmente, respeitado. Isso cria confiança, aproxima, humaniza. E é nesse encontro mais igualitário que o cuidado se torna mais potente. Porque, no fim das contas, todo mundo quer ser cuidado, mas também quer ser reconhecido como alguém que tem voz.

 

Todo profissional da área de saúde além de ter ética profissional também é necessário ter um olhar humanizado para com seus pacientes, e fazer seu trabalho seja em qual especialidade seja com amor e carinho.

PreviousPage 238 of 254Next