Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 253 of 260Next

Essa abordagem envolve a construção de vínculos baseados na escuta empática, no compartilhamento de decisões e na corresponsabilidade, buscando uma relação mais horizontal, em vez de uma relação vertical baseada em hierarquias.

É de extrema importância que o paciente se sinta confortável com o profissional que estará o acompanhando, uma vez que é necessário um vínculo de confiança para que o paciente se sinta a vontade para conversar e expor ao profissional os seus medos e dilemas, para que assim o profissional consiga ajudá-lo e manter o atendimento com qualidade.

É necessário que se tenha em mente  todo o público que será atendido e firmar com isso uma estrutura adequada e proporcional assim podendo ter todo o êxito no acolhimento.

Acima de tudo temos que ter um olhar sobre quem são os destinatários, que dependendo da área, necessário um atendimento mais apurado e/ou específico.

Em uma equipe interdisciplinar, onde os profissionais devem realizar estudo de caso afim de buscar melhores estratégias a serem aplicadas, é importante levar em conta os vínculos criados entre profissional e paciente, pois estes, são de suma importância visto que, a confiança adquirida  pelos profissionais refletem na resposta do paciente aos estímulos e metodologia utilizadas contribuindo assim, para um resultado satisfatório no bem estar e evolução do paciente.

Conforme a própria frase afirma: "espaço de cuidado horizontal", tem como objetivo estabelecer uma relação mais igualitária, empática e colaborativa, que é o contrário de um cuidado vertical, ou seja, o usuário muitas vezes é tratado como sendo uma pessoa inferior àquela, profissional de saúde mental, como psicólogo, psiquiatra e psicanalista.

As principais razões para um cuidado horizontal são: melhor adesão ao tratamento, construção de confiança, empoderamento do usuário e personalização do cuidado. Assim, o cuidado horizontal possui como características, o diálogo aberto e respeitoso, compartilhamento de decisões e valorização da experiência do usuário.

 

A consideração do sujeito, em sua singularidade e sua história, e dos vínculos estabelecidos com os outros profissionais de saúde permite construir um espaço pois rompe com a lógica hierárquica e técnica do saber absoluto .A partir da escuta e da implicação subjetiva.

Partir do momento que o atendimento e humanizado tudo flui de forma leve. Os pacientes sentem liberdade de falar melhor sobre o que ocorre. E mais fácil ajudar pois eles ficam desarmado pra uma conversa com profissional.

A CONSTITUIÇÃO DE UM ESPAÇO DE CUIDADO HORIZONTAL NA SAÚDE.

Observando: Um indivíduo (sujeito), não é apenas um conjunto biológico; a interrelação entre todas as partes constitutivas da ação de saúde (profissionais, paciente, demais agentes) já é parte do cuidado; a horizontalidade no cuidado implica abandonar a posição hierarquica nos tratamentos, e, a atenção em saúde procura não apenas tratar doenças, mas promover saúde. Assim sendo, a proposta de considerar o sujeito citado e os vínculos no espaço de saúde a partir de uma observação psicanalítica possibilita um cuidado horizontal (necessário),  porque:

1 - Nos processos dos cuidados, reconhece o sujeito como personagem ativo

2 - Considera a corresponsabilidade e a construção conjunta como importantes no espaço dedicado à saúde (como noutros)

3 - Abandona corretamente o modelo tecnicista, hegemônico e unilateral de atenção à saúde

4 - Usa como ferramenta central a escuta clínica

5 - Apresenta a integralidade, a singularidade do cuidado e, principalmente, a humanização, fortalecidas no processo

 

A união dos profissionais de saúde neste caso, seria eficaz e de suma importância na melhora e evolução de cada paciente, valorizando a individualidade de cada um, tendo em vista um quadro geral, seria possível unificar todos os registros de cada um de acordo com suas patologias físicas, analisando também queixas e sintomas do indivíduo, pois como psicanalistas, tiramos proveito também desse ponto, que em sua grande maioria estão diretamente ligados à saúde mental, sendo assim, o tratamento seria não somente no efeito que vemos em sua superficialidade, mas também iríamos em busca da causa, afim de um tratamento, mais eficaz e resolutivo, ou seja, a proposta, seria um registro de pacientes AL qual todos os profissionais teriam acesso, afim de que o paciente seja visto num todo e compreendido em totalidade, tornando mais acessível à compreensão e comunicação direta com os profissionais.

PreviousPage 253 of 260Next