Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 3 of 160Next
  • No momento do acompanhamento se perceber que não tem necessidade de passar por um atendimento necessário hospitalar ou clínico. Através de um diálogo com a pessoa eu negociares com a equipe. eu trabalhava numa unidade de saúde/hospital na função de técnico de manutenção,  chegou uma senhora muito irritada. Os seguranças  com os técnicos de enfermagem pegaram aquela senhora, colocaram na maca e amarram. Eu estava na sala da administradora do hospital,  de repente o diretor clínico do hospital entra na sala onde eu estava e me pergunta; Jose Filho o que aquela senhora tem dentro dela que chegou quebrando tudo ? eu respondi para ele - Não tem nada. O médico falou para me que ordenou que aplicasse uma dose de dezapam nela.  Pedir para ele que suspendesse o medicamento pois não iria surtir efeito, eles já tinham aplicado o medicamento.  Em frações de segundos aquela senhora começou quebrar tudo que tinha no hospital. O medico olha pra mim assustado com a sua equipe e fala pra mim; e agora Jose filho, o que vamos fazer? Respondi- vou falar com ela. Cheguei no leito que ela tinha entrado e fiz duas perguntas pra ela. A primeira foi: você sabe quem sou eu? Ela respondeu sei. A segunda foi. Então fale o meu nome e saia da minha frente por favor. Quando ela falou meu nome, começou a chorar e nunca mais aquela senhora teve problemas. O que a psicologia, a psiquiatria e a psicanálise descreve sobre este acontecimento? O que realmente aquela senhora tinha meus nobres colegas?

Para que haja troca entre o usuário e o profissional de saúde, pois ambos irão resolver os problemas juntos. Embora haja uma hierarquia natural entre paciente usuário e profissional, é imprescindível para o profissional de saúde escutar o paciente, só a partir daí haverá entendimento sobre o que está realmente acontecendo e será gerado um plano de tratamento.

VITOR FIGUEIREDO has reacted to this post.
VITOR FIGUEIREDO

o ponto principal é fazer que paciente se sinta confortável naquele ambiente. quando  melhor o paciente for recebido, melhor será a consulta.

Porque através desse espaço, será possível investigar qual é a necessidade  real do paciente usando a psicologia do comportamento e é importante que nesse espaço exista componentes que possibilite a leitura psicanalítica do sujeito e suas relações.

E necessário criar uma equipe que tenha uma visão de território amplo, independente de classe e fazer com que todos sejam alcançados de igual forma.

É importante o profissional da saúde ter uma perspectiva humanista com paciente, pois tem situacoes que os meios profissionais utilizado nao colaboram com a realidade do paciente.

Para que se possa dar um atendimento eficiente e eficaz, se faz necessário conhecer o sujeito a que se atende. Para conhecê-lo deve-se fazer perguntas, primeiramente recebe-lo de forma simpática, e acima de tudo empática. Mostrar interesse verdadeiro pelas suas queixas. Estar atento a cada detalhe, suas necessidades em relação ao seu físico, biológico, fisiológico e psíquico. Ter um questionário pronto ajudaria, após respondido, deixar junto à ficha do paciente. Fazer o encaminhamento conforme suas queixas. Muitos necessitam mais de um Assistente Social ou Atendimento Psicológico a um médico Médico Clínico Geral. De qualquer forma, o interessante é deixar o paciente falar, e perguntar a ele o que ele acredita mais necessitar, de qual profissional ele acredita que poderia resolver sua situação. A saúde psicológica e consequentemente física do paciente depende muito desse interesse, desse acolhimento, e desse encaminhamento.

VIVIANE GAMA XAVIER BISPO and CINEIDE NASCIMENTO have reacted to this post.
VIVIANE GAMA XAVIER BISPOCINEIDE NASCIMENTO

Quando nós enquanto profissionais nos colocamos como objeto e não apenas um observador, o tratamento tendi a fluir de forma mais ativa pois podemos usar de transferências para que o paciente se sinta mais confortável e confiante em seguir o que for estipulado, ou seja, o tratamento flui melhor a medida que o atendimento é mais humanista.

Os recursos de uma equipe multidisciplinar serão sempre maiores e mais eficientes no cuidado do indivíduo, em ser visto como um todo.

De inicio os profissionais devem apresentar ao paciente um ambiente acolhedor para que assim ele tenha segurança em expor seus reais problemas, após feito isso devem ser analisados por cada profissional e aberta uma discussão do caso sob a visão de cada profissional para que se chegue a conclusão do que é melhor para este paciente.

PreviousPage 3 of 160Next