Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 55 of 214Next

È NECESSÀRIO UM PLANEJAMENTO EM GRUPO ENTRE OS PROFISSIONAIS, PARA A ABORDAGEM DO PACIENTE, USANDO ESTRATEGIAS DE ACOLHIMENTO ONDE O PACIENTE SE SINTA SEGURO E CONFIANTE NO TRABALHO DO PROFISSIONAL SE DESENVOLVA NA TERAPIA COM SUCESSO.

 

Ele deve estar preparado para trabalhar com os conflitos emocionais que possam surgir durante o processo terapêutico, ajudando o paciente a compreender e lidar com suas emoções de uma forma saudável e construtiva.

É muito importante esse contexto multidisciplinar onde diferentes profissionais de diferente áreas analisam uma situação por ângulos diferentes. Essa troca é riquíssima, porém não podemos esquecer das especificidades de cada indivíduo. Para além de todo estudo, da gama de pesquisas e conhecimentos há de se observar também as características únicas daquele paciente. A relação dele com o ambiente e com os profissionais deve ser analisada levando em conta a subjetividade humana que é ímpar e nos leva a identificar os cuidados apropriados para este paciente específico.

Ao reunir a equipe para analisar o estado do paciente e seu caso entraremos com o mentor processo de terapia para ele de acordo com o que ele está passando

O cuidado em saúde não se resume ao organismo e à doença, mas também à produção de espaços onde as condições de cuidado possam acontecer. É É compreendendo e percebendo que o cuidado em saúde está para além de um corpo biológico. Ele implica nos significados e seus usos, demonstrando complexidade e dificuldade. Trata-se de atentar para a singularidade das experiências e os modos como o corpo aparece como um significante importante, possibilitando um outro olhar sobre o cuidado e para as práticas de saúde que considerem a totalidade dos sujeitos enquanto seres biopsicossociais. Nessa consideração o tratamento requer uma equipe multidisciplinar onde diferentes olhares podem juntos conseguir um diagnóstico com melhor precisão e um tratamento mais eficaz.

 

Na reunião devem ser apresentadas todas as informações coletadas e investigadas pela equipe e mediante a isso, o tratamento a ser aplicado.

Uma proposição que considera os vínculos entre usuário e profissional e a condição de sujeito daquele possibilita a constituição de um espaço de cuidado horizontal, porque coloca em destaque a importância das relações interpessoais na construção do cuidado em saúde. A abordagem psicanalítica do sujeito e das relações enfatiza a importância de considerar a subjetividade e as emoções envolvidas no processo de cuidado, o que pode ajudar a estabelecer uma relação de confiança entre o profissional de saúde e o usuário.

Quando o usuário é visto como um sujeito ativo e participante do processo de cuidado, sua perspectiva e experiência se tornam importantes para a tomada de decisões e para a elaboração do plano de cuidado, o que pode resultar em melhores resultados. Além disso, ao considerar as relações interpessoais no espaço de saúde, é possível criar um ambiente mais acolhedor e empático, em que o usuário se sinta ouvido e compreendido, o que é essencial para o sucesso do tratamento.

Portanto, ao incluir uma leitura psicanalítica do sujeito e das relações, é possível estabelecer uma abordagem mais humanizada e horizontalizada na atenção em saúde, em que o usuário e o profissional de saúde são sujeitos ativos e parceiros no processo de cuidado.

 

Porque conhecer o comportamento e os relacionamentos do paciente são importantes para poder dar um atendimento direcionado, a sua necessidade, e realmente reconhecer os pontos fracos do atendimento onde precisa ser melhorado pra que todos possam ter um mesmo atendimento de qualidade.

Conhecer as suas relações pode ajudar a entender atitudes ou situações que o paciente está vivenciando.

 

Os profissionais dessa área, devem ter um olhar humanitário, visando ali que está cuidando de um indivíduo que necessita sentir o espaço e os usuários desses espaços acolhedor.

Para assim poder começar a analisar o caso e terem um relatório detalhada da situação, família parental e sua situação social.

A saúde Mental no Brasil precisa de uma reorganização ,para trazer segurança ao paciente usuario do sistema de saúde  e tambem aos seus familiares isso deve acontecer através de uma equipe multidisciplinar, capacitada para dar suporte a ese paciente, porque muitas das vezes o que vemos são profissionais sem nenhum tipo de capacitação trabalhando com pacientes que requer uma atenção especial e conhecimento da  área de atuação do profissional que esta lhe atendendo, as vezes sem o olhar humano que precisa ter .

PreviousPage 55 of 214Next