Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 9 of 160Next

Adito que nosso sistema de saúde ainda muito precário para com nossos pacientes, sendo esse precisando de melhorias urgentes principalmente na parte do mental, em relação ao estudos seria ótimo sim um consenso de ambas as partes para um resultado mais eficaz ajudando todos assim a chegar em método para ajudar a todos que precisem.

A pessoa que está enfrentando algum problema seja de qual nível for, se encontrar um espaço com amor, compreensão e atenção ela conseguirá evoluir em seu tratamento.

Primeiramente temos que observar e avaliar o local e o tipo de pacientes, para que se possa ter uma consulta previa da pessoa a ser atendida. Logo apos,

oferecer o tratamento adequado ao caso especifico.

Inicialmente, é importante que todos os agentes envolvidos entendam o propósito desse trabalho horizontal com vista ao melhoramento para todos, e isso só será possível com a promoção de encontros e o desenvolvimento de prática que fomentam o acolhimento, a escuta e sobretudo a humanização, com o cuidado em saúde mental realizado em atendimentos individuais, acompanhamentos domiciliares, de grupos de saúde mental e atividades mensais que se destacam como importantes momentos de autocuidado da população e de formação dos profissionais. É importante haver diversidade de ações de cuidado em saúde mental no território, no ambiente, o qual se dê de forma integrada entre equipes de referência e apoio mútuo, coletivo, dialógico e horizontal entre os diferentes atores.

Para modelar o comportamento de excelência para os demais, baseando-se no melhor comportamento ou abordagem entre eles.

Temos que ter consciência que a porta de entrada no sistema de saúde e a atenção primária onde ficará estabelecido os protocolos de tratamento e o direcionamento dentro da rede.

A humanização do atendimento e a base para o bom andamento de todo processo de cura .

Considerando a equipe multidisciplinar é necessário o estudo de caso envolvendo a todos para que toda a equipe conheça o paciente, assim considerando o envolvimento e entendimento de todos que os resultados só virão se trabalharem em equipe respeitando o espaço e atendimento de cada um. Faz necessário ainda que o ambiente familiar também seja visto como parte do estudo de caso.

Apesar dos protocolos comuns em atendimento de saúde, há que se desfazer destes, uma vez que por serem mecanicistas, padronizam o atendimento, tornando-o contraproducente.  Casa sujeito é uma singularidade em si, e seus sintomas também. Uma vez que o foco é o sujeito, que o atendimento seja singular com este. A questão do acolhimento e da empatia são primordiais, e em cada etapa, é necessário que desde a triagem, até o encaminhamento e acompanhamento o paciente sinta que está sendo compreendido em suas questões , estabelecendo assim uma relação de confiança com toda a esquipe que o assiste. Desse modo, o tratamento pode surtir um melhor efeito. É preciso que mesmo os profissionais considerem modificar a forma como veem o sistema de saúde, compreendendo que em caso de doenças mentais ou desequilíbrios mentais, ou outras patologias, o assistido precisa de todo o carinho e compreensão, o que caracteriza a humanização do sistema.

É necessário se ter um ambiente seguro, confortável para atender esses tipos de demandas.

Muito importante a compreensão de sintoma para o correto tratamento da saúde coletiva.

PreviousPage 9 of 160Next