Forum

Please or Cadastrar to create posts and topics.

Desafio - Módulo IV

PreviousPage 99 of 214Next

Para que o sujeiro se sinta amparado e acolhido

ao o analista olhar com um olhar de amor para o analisando, para promover um ambiente adequado, e harmonioso como o paciente para ter um resultado duradouro

Quando um veículo de comunicação é estabelecido entre o usuário do sistema único de saúde e o profissional de psicanálise em um espaço horizontal, tal proposição é considerada válida, uma vez que permite a troca de informações e a construção de um diálogo que promove o bem-estar emocional e psicológico do paciente.

O cuidado horizontal busca combater o estigma associado às questões de saúde mental e promover uma abordagem de cuidado baseada na valorização da saúde mental como um aspecto integral do bem-estar geral.

Uma proposição que considera os vínculos entre usuário e profissional e a condição de sujeito daquele possibilita a constituição de um espaço de cuidado horizontal, pois o cuidado horizontal ''iguala'' de certa forma o usuário (paciente) ao profissional, humaniza, trata de igual pra igual, com um olhar mais humanizado, levando em conta as experiências de cada um, uma vez que cada um é especialista em sua própria vida, suas próprias experiências e sua própria forma de ver, ler, interpretar e enxergar o mundo. Dentro deste chamado ''cuidado horizontal'', tira-se esse ''distanciamento'' e ''hierarquia'' que poderia ter entre paciente e profissional (terapeuta, psicanalista, psicólogo, etc.), em um digamos ''cuidado vertical'', e nivela-se os dois até onde é possível fazê-lo, procurando ouvir mais o paciente e tratá-lo como único e especial, levando em conta suas crenças, criação, realidade social, sexualidade, orientação sexual, grau de escolaridade, percepção de mundo, perfil, personalidade... dentre outros...

Além disso, busca-se uma linguagem o mais próxima possível da linguagem do paciente, de acordo com o que ele consegue absorver, levando em conta esse interlocutor, sem termos técnicos que ele não esteja apto a compreender, etc. ...

Assim, o paciente vai se sentir mais à vontade, mais próximo do profissional que trata dele, e muito mais acolhido, de forma especial (como indivíduo que é) e humanizada.

O profissional , deverá manter um ambiente , acolhedor para  seu paciente, livre de confrontos, salva e guardar todo relação criando vinculo.

Pelo fato de que um espaço de cuidado horizontal não tem hierarquia entre os pontos de saúde, mas a harmonia entre eles, sem ordem de grau de importância entre os pontos de saúde, assim é possível abranger o usuário com o máximo de atenção dos diferentes pontos de saúde possível a fim de identificar o mais rápido possível seu problema ou enfermidade.

O cuidado com a saúde dos indivídos é fundamental.

O cuidado com o paciente é fundamental.

em se tratando de saude dois passos seriam importante:

  1. O dialogo entre a equipe multidisplinar para chegar em um denominador comum de como tratar o caso.
  2. O relacionamento interpessoal com o paciente e aplicar o metodo escolhido de forma mais humanizada possivel e acolhimento de excelencia.

Uma situação que necessita de maior proximidade entre os profissionais e o paciente, estás reunião podem aproximar os profissionais e o paciente de uma forma em que os cuidados podem ser feitos com maior acertividade

PreviousPage 99 of 214Next