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Desafio - Módulo VI

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Essa história ilustra como a arte pode ser uma forma de expressão e transformação de questões psicológicas profundas.

Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:28 am

Tem sido uma busca constante na psicanálise o entendimento do aparelho psíquico, investigar e buscar o conhecimento do conteúdo do ego, suas fronteiras e funções e como acontece a sua relação com o mundo externo, como a sua relação com as pulsões do id e com o superego. Segundo Marques (2012, p. 13), ”Freud verificou que os afetos podiam ser deslocados para pensamentos por meio de mecanismos inconscientes que mais tarde ele próprio designou por dissociação, recalcamento e supressão. Mais tarde estes pensamentos poderiam vincular os mesmos afetos a outros objetos, projeção”. Anna Freud, juntamente com seu pai, durante muitos anos  dispensaram uma atenção especial ao estudo dos mecanismos de defesa.

Você foi apresentado à seguinte história: 

Laura estava no período de latência (6 aos 11 anos) e, ao chegar na análise, dificultava o quanto podia a manifestação de um impulso que era estar com inveja de seu irmão recém-nascido (um afeto que dominava inteiramente sua vida), que até na análise era excepcionalmente difícil descobrir algum vestígio desse impulso. Tudo o que a analista podia observar era que, sempre que a paciente tinha uma ocasião para invejar ou estar ciumenta de seu irmão, começava realizando um curioso jogo imaginário, em que ela interpretava o papel de um mágico, com poderes para transformar, ou influenciar de algum outro modo, por meio de seus gestos, o mundo inteiro.

Indique e explique que mecanismo está sendo expresso.

Na história apresentada, Laura está utilizando um mecanismo de defesa conhecido como formação reativa. Esse mecanismo ocorre quando uma pessoa transforma um impulso inaceitável ou um sentimento indesejável em seu oposto. Em vez de expressar diretamente a inveja ou o ciúme que sente de seu irmão recém-nascido, Laura desloca esses sentimentos negativos e os transforma em um comportamento que é, na verdade, oposto ao impulso original.

Formação Reativa:

Definição: Formação reativa é um mecanismo de defesa em que a pessoa exibe comportamentos ou atitudes que são diametralmente opostos aos seus verdadeiros sentimentos ou impulsos inconscientes. Isso serve para ocultar esses impulsos inaceitáveis de si mesma e dos outros.

Exemplo no Caso de Laura:

  • Impulso Original: Inveja e ciúme do irmão recém-nascido.
  • Comportamento Manifestado: Em vez de demonstrar esses sentimentos negativos, Laura finge ser um mágico com poderes para transformar o mundo. Este comportamento imaginário pode ser visto como uma maneira de afastar seus sentimentos de ciúme e inveja, substituindo-os por uma fantasia de controle e poder positivo.

Análise:

  1. Repressão Inicial:
    • Laura inicialmente reprime seus sentimentos de inveja e ciúme. A repressão é a tentativa de manter esses sentimentos fora da consciência.
  2. Deslocamento e Formação Reativa:
    • Ao invés de lidar diretamente com esses sentimentos reprimidos, Laura os desloca e transforma, utilizando a formação reativa. Ela passa a encenar uma fantasia de ser um mágico poderoso, o que é uma forma de se sentir forte e no controle, ao invés de vulnerável e ciumenta.
  3. Função do Mecanismo de Defesa:
    • A formação reativa ajuda Laura a lidar com os sentimentos inaceitáveis de maneira menos ameaçadora. Ao adotar um comportamento oposto ao impulso original, ela evita o desconforto associado ao reconhecimento consciente de sua inveja e ciúme.

Conclusão:

A formação reativa permite que Laura mascare seus verdadeiros sentimentos, substituindo-os por um comportamento que parece positivo e aceitável, tanto para si mesma quanto para os outros. Esse mecanismo de defesa protege o ego de Laura, ajudando-a a evitar a ansiedade que viria da expressão direta de sua inveja e ciúme em relação ao irmão recém-nascido. Ao entender e identificar esses mecanismos, o analista pode ajudar Laura a reconhecer e processar seus sentimentos de uma maneira mais saudável e consciente.

O mecanismo que está sendo expresso nesse estudo de caso é a sublimação. A sublimação é um mecanismo de defesa psicológica no qual impulsos ou emoções considerados socialmente inaceitáveis ou prejudiciais são canalizados para atividades socialmente aceitáveis e culturalmente valorizadas.

No caso de Laura, seu impulso de invejar ou sentir ciúmes de seu irmão recém-nascido é transformado em um jogo imaginário onde ela interpreta o papel de um mágico. Esse jogo imaginário permite que ela lide com seus sentimentos de uma maneira criativa e fantasiosa, em vez de expressá-los diretamente, o que poderia ser considerado inadequado ou prejudicial. Assim, a energia emocional que seria direcionada para a inveja é desviada para uma atividade lúdica e criativa, ajudando-a a lidar com seus conflitos internos de forma mais adaptativa.

Citação de Genilson Nunes em junho 13, 2024, 4:12 am
Citação de IEVI em outubro 29, 2021, 11:28 am

Tem sido uma busca constante na psicanálise o entendimento do aparelho psíquico, investigar e buscar o conhecimento do conteúdo do ego, suas fronteiras e funções e como acontece a sua relação com o mundo externo, como a sua relação com as pulsões do id e com o superego. Segundo Marques (2012, p. 13), ”Freud verificou que os afetos podiam ser deslocados para pensamentos por meio de mecanismos inconscientes que mais tarde ele próprio designou por dissociação, recalcamento e supressão. Mais tarde estes pensamentos poderiam vincular os mesmos afetos a outros objetos, projeção”. Anna Freud, juntamente com seu pai, durante muitos anos  dispensaram uma atenção especial ao estudo dos mecanismos de defesa.

Você foi apresentado à seguinte história: 

Laura estava no período de latência (6 aos 11 anos) e, ao chegar na análise, dificultava o quanto podia a manifestação de um impulso que era estar com inveja de seu irmão recém-nascido (um afeto que dominava inteiramente sua vida), que até na análise era excepcionalmente difícil descobrir algum vestígio desse impulso. Tudo o que a analista podia observar era que, sempre que a paciente tinha uma ocasião para invejar ou estar ciumenta de seu irmão, começava realizando um curioso jogo imaginário, em que ela interpretava o papel de um mágico, com poderes para transformar, ou influenciar de algum outro modo, por meio de seus gestos, o mundo inteiro.

Indique e explique que mecanismo está sendo expresso.

Na história apresentada, Laura está utilizando um mecanismo de defesa conhecido como formação reativa. Esse mecanismo ocorre quando uma pessoa transforma um impulso inaceitável ou um sentimento indesejável em seu oposto. Em vez de expressar diretamente a inveja ou o ciúme que sente de seu irmão recém-nascido, Laura desloca esses sentimentos negativos e os transforma em um comportamento que é, na verdade, oposto ao impulso original.

Formação Reativa:

Definição: Formação reativa é um mecanismo de defesa em que a pessoa exibe comportamentos ou atitudes que são diametralmente opostos aos seus verdadeiros sentimentos ou impulsos inconscientes. Isso serve para ocultar esses impulsos inaceitáveis de si mesma e dos outros.

Exemplo no Caso de Laura:

  • Impulso Original: Inveja e ciúme do irmão recém-nascido.
  • Comportamento Manifestado: Em vez de demonstrar esses sentimentos negativos, Laura finge ser um mágico com poderes para transformar o mundo. Este comportamento imaginário pode ser visto como uma maneira de afastar seus sentimentos de ciúme e inveja, substituindo-os por uma fantasia de controle e poder positivo.

Análise:

  1. Repressão Inicial:
    • Laura inicialmente reprime seus sentimentos de inveja e ciúme. A repressão é a tentativa de manter esses sentimentos fora da consciência.
  2. Deslocamento e Formação Reativa:
    • Ao invés de lidar diretamente com esses sentimentos reprimidos, Laura os desloca e transforma, utilizando a formação reativa. Ela passa a encenar uma fantasia de ser um mágico poderoso, o que é uma forma de se sentir forte e no controle, ao invés de vulnerável e ciumenta.
  3. Função do Mecanismo de Defesa:
    • A formação reativa ajuda Laura a lidar com os sentimentos inaceitáveis de maneira menos ameaçadora. Ao adotar um comportamento oposto ao impulso original, ela evita o desconforto associado ao reconhecimento consciente de sua inveja e ciúme.

Conclusão:

A formação reativa permite que Laura mascare seus verdadeiros sentimentos, substituindo-os por um comportamento que parece positivo e aceitável, tanto para si mesma quanto para os outros. Esse mecanismo de defesa protege o ego de Laura, ajudando-a a evitar a ansiedade que viria da expressão direta de sua inveja e ciúme em relação ao irmão recém-nascido. Ao entender e identificar esses mecanismos, o analista pode ajudar Laura a reconhecer e processar seus sentimentos de uma maneira mais saudável e consciente.

Na verdade, no contexto fornecido, parece mais apropriado identificar o mecanismo como sublimação em vez de formação reativa. A formação reativa é um mecanismo de defesa no qual uma pessoa adota atitudes ou comportamentos que são opostos aos seus impulsos inconscientes ou sentimentos indesejados. Por exemplo, alguém que sente ódio intenso por outra pessoa pode expressar um comportamento excessivamente amigável em relação a ela.

No entanto, no caso de Laura, ela não está expressando uma atitude oposta aos seus sentimentos de inveja ou ciúmes. Em vez disso, ela está canalizando esses sentimentos para uma atividade imaginativa e criativa, assumindo o papel de um mágico em um jogo imaginário. Esse processo de transformação de impulsos indesejados em uma forma socialmente aceitável e culturalmente valorizada se enquadra melhor na definição de sublimação.

A SUBLIMAÇÃO , UTILIZANDO ALGO ACEITÁVEL PELA SOCIEDADE PARA ESCAMOTEAR O SENTIENTO INTRINSECO.

neste caso acima laura teve o inconciente ativo na vida dela levando as reaçoes fortes

Neste caso ela cria um mecanismo de defesa para  manipular sua pespequitiva  em relação ao mundo externo que se  ve como segundo plano das atenções  reprimida por seus sentimentos

Trata-se do uso do mecanismo de projeção, onde a criança projeta sua ansiedade em relação ao irmão, por meio da elaboração de um ser místico que vá alterar e resolver todos os problemas, inclusive a permanência do irmão. Ou seja o mágico imaginado irá estabelecer o controle sobre o ciúme que ela tem assim como irá afastar o seu objeto de conflito, que lhe gera angústia.

Mecanismo de projeção. Atribuiu os seus impulsos intoleráveis a figura do mágico. Antes do mecanismo de projeção é comum a negação, apresentada na história como a dificuldade da criança de expressar claramente estava com inveja do irmãozinho.

A pulsão era de expressar inveja e ciúmes, automaticamente o Ego usa uma fantasia para com a mesma energia de forma reativa como um mecanismo de defesa

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