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Desafio - Módulo VI

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ntender o que é o inconsciente sempre foi um desafio na psicanálise. Cada autor e grande psicanalista contribuíram para essa questão com suas teorias e pensamentos.

De certo, existem algumas divergências entre os principais teóricos, nos seus modos de entender e estudar esse elemento. Porém, é correto afirmar que o entender o inconsciente e seus desdobramentos, são a base inicial do estudo psicanalítico.

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Geraldo Coimbra

No caso de Laura, podemos observar a utilização de um mecanismo de defesa chamado formação reativa. Esse mecanismo de defesa ocorre quando um sentimento ou impulso inaceitável é inconscientemente transformado em seu oposto. Revelando a complexidade dos mecanismos de defesa que as crianças podem utilizar para lidar com emoções intensas e potencialmente perturbadoras. O uso da formação reativa, ao transformar seus sentimentos de inveja em um comportamento de fantasia controladora, destaca a importância de compreender e interpretar os jogos e fantasias infantis na prática psicanalítica. Essa compreensão pode fornecer uma janela para os conflitos internos da criança, permitindo que o psicanalista trabalhe de forma mais eficaz para ajudar a criança a reconhecer e integrar esses sentimentos de maneira mais saudável. Através da análise e do suporte contínuo a criança tenha um entendimento menos conflituosa, assim promover seu desenvolvimento emocional e psicológico. Tal abordagem mostra a importância dos mecanismos de defesa no desenvolvimento infantil, observando assim a necessidade de um ambiente terapêutico seguro e empático onde as crianças possam explorar e compreender seus sentimentos de maneira protegida.

A análise psicanalítica de uma criança com ciúmes de um irmão recém-nascido requer uma abordagem sensível e multifacetada, que leva em conta as emoções, fantasias e comportamentos da criança. O objetivo é ajudar a criança a lidar com seus sentimentos de maneira saudável e melhorar a harmonia familiar.

Compreensão Psicanalítica

  • Entendimento do Complexo de Édipo: Considerar como os sentimentos de ciúmes podem estar relacionados ao complexo de Édipo e à rivalidade fraterna, conforme descrito por Freud.
  • Fantasia e Realidade: Explorar as fantasias da criança em relação ao irmão e como essas fantasias podem estar influenciando seu comportamento. A criança pode ter medo de perder o amor e a atenção dos pais para o novo irmão.
  • Defesas Psíquicas: Identificar mecanismos de defesa que a criança possa estar usando, como negação, regressão ou projeção.

 

Laura está usando o mecanismo de defesa “Identificação”, que é considerado "a base da constituição da personalidade humana."

Segundo Freud Identificação  é um processo psicológico pelo qual um sujeito assimila um aspecto, uma propriedade ou um atributo do outro e se transforma, total ou parcialmente, a partir do modelo deste.

E quando Laura faz o jogo imaginário e interpreta o papel de um mágico,  ela muda a realidade a sua volta, ela busca ser como o irmão, e assim protagoniza uma história diferente daquela que vive na realidade, onde seus desejos não podem ser satisfeitos. Nessa realidade criada, o desejo dela é satisfeito e a ansiedade diminuída.

 

 

 

No exemplo dado, Laura está utilizando o mecanismo de defesa chamado fantasia. A fantasia é um mecanismo de defesa em que o indivíduo cria cenários imaginários para lidar com sentimentos e desejos que são difíceis de enfrentar na realidade.

Ao interpretar o papel de um mágico com poderes transformadores, Laura está simbolicamente lidando com sua inveja do irmão recém-nascido. A fantasia permite que ela exerça controle e poder em um mundo imaginário, aliviando a tensão e o desconforto causados por seus sentimentos de inveja.

Esse comportamento permite que Laura expresse seus desejos e sentimentos de uma maneira segura e aceitável para ela, sem precisar confrontá-los diretamente ou admitir sua inveja de forma consciente.

Ela está utilizando a "Sublimação" , transformando o sentimento de inveja em um jogo socialmente aceito.

Neste caso da Laura ela conseguiu desencadia mesmo com pouco idade, um ego de fantasia onde ela era o personagem principal e seu irmão mais novo era uma imaginação criado por ela, pois o amor que era momentâneo só para ela começou a ter uma atenção também para sue irmão.

Interessante estudar os mecanismos que formam o mundo psíquico e como cada um se manifesta pelo ego ou superego de fantasias gravadas no inconsciente herdadas de alguma fase da vida e confrontada em realidade, como foi o caso apresentado, e os mecanismos que o aparelho psíquico utiliza para amenizar, sublimar seu estado emocional.

No caso em tela, Laura passa pelo mecanismo de defesa de Negação. Pois, ao lidar com o ciúme do irmão ela tenta se esquivar desse sentimento que é insuportável para ela. Nesse sentido ela cria uma realidade paralela ao criar fantasias que a tirem desse estado e façam com que ela não pense nisso e distraia-se da sua condição.

Três desses mecanismos se confundem nesse caso.

Num primeiro momento, é possível  achar que a defesa utilizada por Laura seja de intelctualização, por parecer haver um isolamento de afetos, porém um olhar mais cuidadoso nos faz observar uma forma reativa, pois a criança tenta evitar a expressão de pensamentos e/ou sentimentos inaceitáveis. Mas acredito, que a sublimação é a defesa que se a proxima um pouco mais desse comportamento, pelo fato da pulsão se dirigir no sentido de uma finaludade diferente e afastada da satisfação sexual, transformando a pulsão(nesse caso, a demostração do ciume da menina do seu irmão mais novo) em uma demonstração artística.

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