Desafio - Módulo VI
Citação de Natalia Pacheco Laurindo em agosto 23, 2024, 11:34 amO mecanismo de defesa sendo expresso por Laura é a projeção. A projeção é um mecanismo de defesa inconsciente em que uma pessoa atribui seus próprios pensamentos, sentimentos ou impulsos inaceitáveis a outra pessoa ou objeto. No caso de Laura, ela está projetando seu sentimento de inveja de seu irmão recém-nascido em um jogo imaginário em que ela se torna um mágico com poderes para transformar ou influenciar as coisas. Ao projetar seu sentimento de inveja para o exterior Laura consegue evitar se confrontar com a dor e a ansiedade associadas aa esse sentimento.
O mecanismo de defesa sendo expresso por Laura é a projeção. A projeção é um mecanismo de defesa inconsciente em que uma pessoa atribui seus próprios pensamentos, sentimentos ou impulsos inaceitáveis a outra pessoa ou objeto. No caso de Laura, ela está projetando seu sentimento de inveja de seu irmão recém-nascido em um jogo imaginário em que ela se torna um mágico com poderes para transformar ou influenciar as coisas. Ao projetar seu sentimento de inveja para o exterior Laura consegue evitar se confrontar com a dor e a ansiedade associadas aa esse sentimento.
Citação de Joao Moreira em agosto 24, 2024, 12:16 amRecalcamento (Repressão): Se Laura apresenta dificuldade em lembrar ou relatar certos eventos passados ou emoções que são claramente desconfortáveis para ela, isso pode indicar recalcamento. Esse é um mecanismo comum onde conteúdos dolorosos ou inaceitáveis são empurrados para o inconsciente.
- Formação Reativa: Caso Laura demonstre um comportamento ou atitude que é o oposto do que ela realmente sente, como demonstrar entusiasmo exagerado por algo que na verdade a irrita, isso pode ser um exemplo de formação reativa.
- Projeção: Se Laura acusa outras pessoas de ter sentimentos ou intenções que, na verdade, ela mesma possui, isso pode indicar projeção. Por exemplo, se ela se sente insegura e começa a acreditar que os outros estão julgando-a constantemente, isso pode ser uma forma de projeção.
- Identificação: Se Laura está adotando comportamentos, atitudes ou características de figuras significativas em sua vida, isso pode indicar identificação. Esse mecanismo é comum quando alguém se ajusta aos modelos de figuras importantes para lidar com inseguranças ou desenvolver uma identidade.
- Regressão: Se Laura está voltando a comportamentos mais infantis ou menos maduros em resposta ao estresse ou à ansiedade, isso pode ser um sinal de regressão. Esse é um mecanismo onde a pessoa retorna a um estágio anterior de desenvolvimento em busca de conforto.
Recalcamento (Repressão): Se Laura apresenta dificuldade em lembrar ou relatar certos eventos passados ou emoções que são claramente desconfortáveis para ela, isso pode indicar recalcamento. Esse é um mecanismo comum onde conteúdos dolorosos ou inaceitáveis são empurrados para o inconsciente.
- Formação Reativa: Caso Laura demonstre um comportamento ou atitude que é o oposto do que ela realmente sente, como demonstrar entusiasmo exagerado por algo que na verdade a irrita, isso pode ser um exemplo de formação reativa.
- Projeção: Se Laura acusa outras pessoas de ter sentimentos ou intenções que, na verdade, ela mesma possui, isso pode indicar projeção. Por exemplo, se ela se sente insegura e começa a acreditar que os outros estão julgando-a constantemente, isso pode ser uma forma de projeção.
- Identificação: Se Laura está adotando comportamentos, atitudes ou características de figuras significativas em sua vida, isso pode indicar identificação. Esse mecanismo é comum quando alguém se ajusta aos modelos de figuras importantes para lidar com inseguranças ou desenvolver uma identidade.
- Regressão: Se Laura está voltando a comportamentos mais infantis ou menos maduros em resposta ao estresse ou à ansiedade, isso pode ser um sinal de regressão. Esse é um mecanismo onde a pessoa retorna a um estágio anterior de desenvolvimento em busca de conforto.
Citação de Ana Grace em agosto 24, 2024, 7:15 pmA história de Laura, no período de latência, ilustra a complexa relação entre o ego, os afetos e os mecanismos de defesa. Laura apresenta um impulso de inveja em relação ao seu irmão então recém-nascido, mas a dificuldade em reconhecer e expressar esse sentimento sugere o uso de mecanismos de defesa como:
Recalque quando ela reprime a inveja, mantendo-a fora da consciência, o que dificulta a manifestação desse afeto durante a análise.
Formação Reativa: Ao invés de expressar a inveja, ela cria um jogo imaginário onde assume o papel de um mágico, transformando sua realidade e, assim mais uma vez evita entrar em contato direto com seus sentimentos.
Esses mecanismos de defesa são estratégias do ego para lidar com a ansiedade e os conflitos internos, permitindo que Laura mantenha uma imagem de si mesma que não é ameaçada pela inveja que sente.
A história de Laura, no período de latência, ilustra a complexa relação entre o ego, os afetos e os mecanismos de defesa. Laura apresenta um impulso de inveja em relação ao seu irmão então recém-nascido, mas a dificuldade em reconhecer e expressar esse sentimento sugere o uso de mecanismos de defesa como:
Recalque quando ela reprime a inveja, mantendo-a fora da consciência, o que dificulta a manifestação desse afeto durante a análise.
Formação Reativa: Ao invés de expressar a inveja, ela cria um jogo imaginário onde assume o papel de um mágico, transformando sua realidade e, assim mais uma vez evita entrar em contato direto com seus sentimentos.
Esses mecanismos de defesa são estratégias do ego para lidar com a ansiedade e os conflitos internos, permitindo que Laura mantenha uma imagem de si mesma que não é ameaçada pela inveja que sente.
Citação de Aline Niclotte Pereira Ribeiro em agosto 24, 2024, 11:04 pmO "mecanismo de inversão" é um conceito psicológico e psicanalítico que se refere a um processo pelo qual uma pessoa transforma um impulso ou sentimento em seu oposto. Esse conceito é utilizado para descrever certos processos mentais, especialmente no contexto da teoria psicanalítica de Sigmund Freud e de outros teóricos da psicologia.
Um exemplo clássico de inversão é quando uma pessoa transforma sentimentos de amor em ódio. Por exemplo, uma pessoa que sente um amor intenso, mas não correspondido, pode inconscientemente transformar esse amor em ódio para lidar com a dor da rejeição
mecanismo de inversão, como outros mecanismos de defesa, serve para proteger o indivíduo de emoções ou impulsos que ele não consegue conscientemente aceitar. Ao transformar esses sentimentos ou impulsos em seus opostos, a pessoa pode reduzir a ansiedade ou o desconforto emocional associados a eles.
O "mecanismo de inversão" é um conceito psicológico e psicanalítico que se refere a um processo pelo qual uma pessoa transforma um impulso ou sentimento em seu oposto. Esse conceito é utilizado para descrever certos processos mentais, especialmente no contexto da teoria psicanalítica de Sigmund Freud e de outros teóricos da psicologia.
Um exemplo clássico de inversão é quando uma pessoa transforma sentimentos de amor em ódio. Por exemplo, uma pessoa que sente um amor intenso, mas não correspondido, pode inconscientemente transformar esse amor em ódio para lidar com a dor da rejeição
mecanismo de inversão, como outros mecanismos de defesa, serve para proteger o indivíduo de emoções ou impulsos que ele não consegue conscientemente aceitar. Ao transformar esses sentimentos ou impulsos em seus opostos, a pessoa pode reduzir a ansiedade ou o desconforto emocional associados a eles.
Citação de dimiguel em agosto 26, 2024, 5:43 pmLaura manifesta o mecanismo de defesa formação reativa. Neste mecanismo, o indivíduo inconscientemente lida com os sentimentos ou impulsos inaceitáveis - no caso de Laura, a inveja do irmão recém-nascido - adotando um comportamento oposto ao impulso original.
No caso em questão, em vez de expressar diretamente o ciume e a inveja, ela reprime os sentimentos e os transforma em um comportamento imaginário de "controle mágico".
Laura manifesta o mecanismo de defesa formação reativa. Neste mecanismo, o indivíduo inconscientemente lida com os sentimentos ou impulsos inaceitáveis - no caso de Laura, a inveja do irmão recém-nascido - adotando um comportamento oposto ao impulso original.
No caso em questão, em vez de expressar diretamente o ciume e a inveja, ela reprime os sentimentos e os transforma em um comportamento imaginário de "controle mágico".
Citação de Gizeudo Marcos de Lima em agosto 27, 2024, 12:07 amA fantasia é um mecanismo de defesa que proporciona uma satisfação e uma realização ilusória dos desejos inconscientes. O inconsciente inventa uma satisfação substitutiva que surge no lugar da realidade.
A fantasia é um mecanismo de defesa que proporciona uma satisfação e uma realização ilusória dos desejos inconscientes. O inconsciente inventa uma satisfação substitutiva que surge no lugar da realidade.
Citação de Marcia Lucas Silva em agosto 27, 2024, 4:45 pmDiante do conteúdo estudado até o momento sobre os mecanismos de defesa, entendi que no caso específico de Laura, ocorre uma dissociação, ela que está na fase latente, ou seja, seu libido está adormecido, ou melhor foi transferido para outros objetos como amizades, estudo, diversão... sofreu uma interferência, ela que acabou de sair da fase fálica onde seu libido era direcionado, segundo Freud, para os órgãos genitais, agora toda a atenção que recebia parece ter sido transferida para um novo membro da família. Na fase fálica o entendimento de Laura é de que ela é única para seus pais e tem ambos como seu objeto de afeto e , ao entrar na fase de latência tranquila e segura dessa relação de afetividade com os pais, ela sofre com a instabilidade de que tudo pode mudar com a chegada do irmão. E mesmo o amando ela o odeia e isso é doloroso , principalmente porque ela não entende o que está sentindo, mas quer garantir que não haverá mudanças na relação afetiva familiar, mas não sabe como lidar com a nova situação, então ela dissocia seus sentimentos e pensamentos contraditórios em relação ao seu irmão e cria um personagem que pode lidar fantasticamente com a situação, o mágico, que pode mudar tudo em um piscar de olhos, e assim seu mundo interior e exterior é preservado. Através desse mecanismo de defesa ela também reprime a raiva evitando fazer algo ruim com o irmão.
Eu vivenciei a mesma experiência que Laura quando a minha irmã nasceu, mas ao contrário dela eu não dissociei mas regredi... Passei a querer mamar no peito da minha mãe e competia com minha irmã mais nova por colo e peito, mas o detalhe curioso é que eu odiava mamar no peito, mesmo quando eu era recém nascida nunca mamei e já comecei tomando sopinha salgada. Mas para lidar com a inveja e o ciúme eu regredi e consegui passar por aquela fase sem virar uma patologia. Hoje entendo melhor minha relação com minha irmã mais nova e meus sentimentos conturbados na juventude e até parte da vida adulta. Graças à Deus somos amigas bem chegadas hoje, mas precisei me conhecer e saber que eu tinha inveja e ciúmes dela por ter tirado meu lugar de caçula, para nossa relação ser normal.
Diante do conteúdo estudado até o momento sobre os mecanismos de defesa, entendi que no caso específico de Laura, ocorre uma dissociação, ela que está na fase latente, ou seja, seu libido está adormecido, ou melhor foi transferido para outros objetos como amizades, estudo, diversão... sofreu uma interferência, ela que acabou de sair da fase fálica onde seu libido era direcionado, segundo Freud, para os órgãos genitais, agora toda a atenção que recebia parece ter sido transferida para um novo membro da família. Na fase fálica o entendimento de Laura é de que ela é única para seus pais e tem ambos como seu objeto de afeto e , ao entrar na fase de latência tranquila e segura dessa relação de afetividade com os pais, ela sofre com a instabilidade de que tudo pode mudar com a chegada do irmão. E mesmo o amando ela o odeia e isso é doloroso , principalmente porque ela não entende o que está sentindo, mas quer garantir que não haverá mudanças na relação afetiva familiar, mas não sabe como lidar com a nova situação, então ela dissocia seus sentimentos e pensamentos contraditórios em relação ao seu irmão e cria um personagem que pode lidar fantasticamente com a situação, o mágico, que pode mudar tudo em um piscar de olhos, e assim seu mundo interior e exterior é preservado. Através desse mecanismo de defesa ela também reprime a raiva evitando fazer algo ruim com o irmão.
Eu vivenciei a mesma experiência que Laura quando a minha irmã nasceu, mas ao contrário dela eu não dissociei mas regredi... Passei a querer mamar no peito da minha mãe e competia com minha irmã mais nova por colo e peito, mas o detalhe curioso é que eu odiava mamar no peito, mesmo quando eu era recém nascida nunca mamei e já comecei tomando sopinha salgada. Mas para lidar com a inveja e o ciúme eu regredi e consegui passar por aquela fase sem virar uma patologia. Hoje entendo melhor minha relação com minha irmã mais nova e meus sentimentos conturbados na juventude e até parte da vida adulta. Graças à Deus somos amigas bem chegadas hoje, mas precisei me conhecer e saber que eu tinha inveja e ciúmes dela por ter tirado meu lugar de caçula, para nossa relação ser normal.
Citação de Nathalia Guedes da Silva em agosto 27, 2024, 10:43 pmLaura está em um cenário aonde ela se vê como mãe estivesse perdendo espaço e atenção dos pais por ter um irmão pequeno, com isso ela tem essa reação de defesa reagindo com a regressão e a fantasia como uma forma de conforto
Laura está em um cenário aonde ela se vê como mãe estivesse perdendo espaço e atenção dos pais por ter um irmão pequeno, com isso ela tem essa reação de defesa reagindo com a regressão e a fantasia como uma forma de conforto
Citação de Marina0811 em agosto 28, 2024, 12:05 amLaura, através do mecanismo de recalcamento, cria um mundo mágico de ilusão, onde lá ela dominaria a situação e suas pulsões não afetariam o mundo externo.dessa maneira ela cria um mecanismo de defesa.
Laura, através do mecanismo de recalcamento, cria um mundo mágico de ilusão, onde lá ela dominaria a situação e suas pulsões não afetariam o mundo externo.dessa maneira ela cria um mecanismo de defesa.